Os elementos que fazem parte da direcção de qualquer escola são: O Director, o Director Adjunto-Pedagógico, o Chefe da Secretaria, os Delegados das classes ou disciplinas, Directores de Turma, Conselho de Escola, Professores e Chefe de Internato (nas escolas onde exista).
Director
O Director é o chefe da escola. Ele é o líder responsável pelo bom funcionamento da escola, pelo cumprimento das normas, pela realização dos objectivos, pela execução das actividades e pelo controlo da disciplina. É ele quem detém a informação fundamental para a tomada de decisão e pode utilizá-la para influenciar o funcionamento dos outros órgãos.
O secretariado da Commonwealth (1993), defende que as funções do director da escola (como gestor) são as seguintes:
- Administrativo-financeiras;
- Pedagógicas;
- Relações internas;
- Relações externas.
Conteúdos
Director Adjunto-Pedagógico
Ele desempenha as seguintes funções:
Organização – orienta e controla a formação das turmas e a elaboração dos horários das turmas e dos professores;
Coordenação – orienta e controla a planificação e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem ao nível escolar;
Supervisão – garante a aplicação do currículo aprovado pelo Ministro da Educação, identifica as insuficiências científicas e pedagógico-didácticas dos professores e auxilia na supervisão das mesmas, propõe cursos de capacitação sempre que se revelam necessários.
O Chefe da Secretaria
Segundo o Secretariado da Commonwealth (1993), as principais tarefas do chefe da secretaria:
Tarefas administrativas – organizam e mantém actualizada a colectânea da legislação de interesse para o desenvolvimento das actividades escolares; organiza e executa o processo de recepção, registo, emissão e envio de correspondência.
Tarefas pessoais – asseguram a organização e controlo dos processos individuais dos professores, alunos e restantes trabalhadores; executa os aspectos burocráticos inerentes à contracção e admissão de pessoal.
Tarefas financeiras – prepara e apresenta o projecto do orçamento anual da escola, seguindo orientações superiores; garante a execução do orçamento e receita da escola, prepara e apresenta periodicamente o processo de contas de acordo com as normas em vigor; zela pelo cumprimento dos prazos de processamento e de pagamento dos salários na escola.
Conselho de Escola
O Conselho de Escola tem por objectivo ajustar as directrizes e metas estabelecidas a nível central e local à realidade da escola e garantir a gestão democrática, solidária e coo-responsável.
Director da turma
Faz o acompanhamento da situação de cada aluno, promover as reuniões com os pais, planear as actividades da turma e fazer aplicar as orientações e decisões das estruturas superiores e proceder à escrituração das pautas e outros documentos inerentes ao aproveitamento da turma.
Grupos das disciplinas
Coordenam o ensino de determinada disciplina ou classe (programação, métodos, materiais didácticos, avaliação dos alunos, etc.).
Leia Também Sobre:
- O legado da Revolução Inglesa para Inglaterra, Europa e o mundo
- Movimentos Migratórios: conceito, Classificação, Importância de estudo, Fatores e Consequências
- Evolução da População Mundial – Aspectos Gerais
- Distribuição Geográfica da População Mundial
- Homem Americano: Origem, povoamento da América, teorias e Walter Neves
- Revolução Inglesa: A sociedade Inglesa nas vésperas da Revolução Burguesa
- Comércio de Ouro e a Penetração Portuguesa no Estado Mwenemutapa
- Comunidade Económica do Estados da África Central (CEEAC)
Referências
RASMI, Jacinto Salvador Cuco. Organização e Gestão Escolar, editora Anilda Ibrahimo Khan, UP, s/d.
Muito interessante, encorajar aos colaboradores para a divulgação de mais conteúdos do sector da educação.
Bom artigo