Conteúdos
Introdução
O presente trabalho tem como tema: a Relação da didáctica com outras Ciência visto que vai-se destacar como esta se relaciona com outras ciências. Onde esta estruturada de seguinte forma: conceito de didáctica, didáctica geral e didáctica especial e a relação da didáctica com outras ciências. Explicar a contribuição das outras ciências (pedagogia, psicologia, biologia, sociologia, filosofia) para a actividades didáctica do professor.
Redefinir o campo especifico de investigação da didáctica, tendo em conta as especificidades de objecto de estudo das outras ciências com as quais tem relação. Para a realização do trabalho recorre-se a consulta bibliográfica de vários livros.
Conceito de Didáctica
Didáctica investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter os objectivos sociopolíticos e pedagógicos em objectivos de ensino, seleccionar conteúdos e métodos em função desses objectivos, estabelecer os vínculos entre o ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos.
E se definimos a acção educativa pelo seu carácter intencional, também a acção docente se caracteriza como direcção consciente e intencional do ensino, tendo em vista a instrução e educação dos indivíduos, capacitando-os para o domínio de instrumentos cognitivos e operativos de assimilação da experiência social culturalmente organizada. Didáctica é uma ciência dimensionada para o humano, que se propõe a ajudar e educar o homem, necessitando por isso se fundamentar nos princípios da educação.
Didáctica Geral e Didáctica Especial
A didáctica geral estuda os princípios, as normas e as técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno. A Didáctica geral nos dá uma visão geral da actividade docente. A Didáctica especial estuda aspectos científicos de uma determinada disciplina ou faixa de escolaridade. A didática Especial analisa os problemas e as dificuldades que o ensino de cada disciplina apresenta e organiza os meios e sugestões para resolvê-los. Assim, temos as didácticas especiais das línguas (francês, inglês, etc.); as didácticas especiais das ciências (Física, Química, etc.).
A Relação da Didáctica com outras Ciências
A Didáctica é, uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através dos seus componentes os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem para, com o embasamento numa teoria da educação, formular directrizes orientadoras das actividades profissional dos professores.
Didáctica é uma ciência pedagógica, sendo por isso que mantem relação com a pedagogia, na medida em que se verifica na impossibilidade de se especificar objectivos da instrução, das matérias e dos métodos.
É verdade que a finalidade imediata do processo didáctico é o ensino de determinadas matérias e de habilidades cognitivas conexas; todavia, por se tratar de matérias ou temas de ensino, implicando, portanto, dimensão formativa, a eles se sobrepõem objectivos e tarefas mais amplos determinados social e pedagogicamente. Dai considerar-se a didáctica como disciplina de intersecção entre a teoria educacional e as metodologias especificas das matérias que se esclarecem e se particularizam sob características comuns, básicas, da actividades pedagógica e, em particular, do processo de ensino e aprendizagem.
Mas também vemos que devido a complexidade do processo de ensino e aprendizagem, de um lado, e, por outro, tendo em conta ao carácter interdisciplinar de quase todos os ramos de saber, a didáctica mantém relações com outras ciências.
A didáctica opera a relação entre a teoria e pratica. Ela engloba um conjunto de conhecimentos que entrelaçam contribuições de diferentes esferas científicas (teoria da educação, teoria do conhecimento, psicologia, sociologia, etc), junto com requisitos de operacionalização.
A didáctica relaciona-se com outras ciências com fins educacionais e com os demais compus do conhecimento pedagógico. A Filosofia e a História da Educação ajuda a reflexão em torno das teorias educacionais, indagando em que consiste o acto educativo, seus condicionantes externos e internos, seus fins e objectivos, busca os fundamentos da prática educativa.
Segundo LIBANEO a Psicologia da Educação estuda aspectos do processo de ensino e de aprendizagem (PEA), como a implicações das fases de desenvolvimento dos alunos com forme idades e os mecanismos psicológicos presentes na assimilação activa de conhecimentos e habilidade. Ela fornece importantes contribuições para a orientação educativa dos alunos. Aborda questões como:
- O funcionamento da actividade mental;
- A influencia do ensino no desenvolvimento intelectual;
- A activacao das potencialidades mentais para aprendizagem;
- A organizacao das relacoes professor-aluno e dos alunos entre si;
- A estimulacao e o despertamento do gosto pelo estudo.
A Psicologia indica à Didáctica as oportunidades que melhor favorecem a expansão/desenvolvimento da personalidade bem como os processos que melhor garantem a efetivação da aprendizagem.
Ao estudar a educação nos seus aspectos sociais, políticos, psicológicos, para descrever o fenómeno educativo a pedagógico.
A Biologia orienta sobre o desenvolvimento físico e os índices defadiga dos alunos.
A Sociologia indica as formas de trabalho que permitem desenvolver a solidariedade, a liderança, a responsabilidade.
A Filosofia actua na integração das demais ciências que servem de base à Didáctica, coordenando-as numa visão que tem por fim explicar o educando como um ser completo que necessita de atendimento adequado, personalizado, de forma que se possam efectivar os propósitos da educação.
A Didáctica e a Metodologia estudam os métodos de ensino mais a diferença centra se no ponto de vista de cada uma. Didáctica assegura o fazer pedagógico na escola, na sua dimensão político-social e técnica; é, por isso, uma disciplina eminentemente pedagógica.
Conclusão
Depois de ter-se lido e compreendido o trabalho, conclui-se que, Didáctica geral é uma ciência que estuda os aspectos sociopolítico de uma escola. Ela relaciona-se com varias ciências tendo em vista que estas ciência se auxiliam com Didáctica na medida em que estas ciências estudam o homem em varias vertentes. Respeitando a individualidade dos seus alunos e as condições melhor favorecem a expansão/desenvolvimento da personalidade bem como os processos que melhor garantem a efectivação da aprendizagem.
Criar formas de trabalho na sala de aulas e na escola que permitem desenvolver a solidariedade, a liderança, a responsabilidade nos alunos, tendo em conta o caracter social da sua actividade e da natureza dos alunos e dele mesmo. Visionar o educando como um ser completo que necessita de atendimento adequado, personalizado, de forma que se possam efectivar os propósitos da educação. O trabalho aceita críticas e sugestões.
Veja a Relação entre:
Referencia Bibliográfica
COMENIUS, Iohannis Amos. Didáctica Magna. Versão para eBooks Brasil, São Paulo, 2001. 594p.
NIVAGARA, Daniel Daniel. Didáctica Geral Aprender a Ensinar: Ensino à Distancia. Maputo, Universidade Pedagógica, s/d. 248p.
LIBÁNEO, José Carlos. Didáctica. Cortez Editora, São Paulo, 2006. 262p.
PILETTI, Claudino. Didáctica Geral. 23ª ed., Ática Editora, São Paulo, 2004. 258p.