A teoria das relações humanas surgiu nas EUA como principal consequência da grande depressão, Hawthone criou um movimento de oposição a teoria clássica que buscou enfatizar o lado humano e social das organizações trazendo novas enfoques e conceitos.
A teoria de relações humanas prioriza os seguintes aspectos:
- A necessidade de humanizar e democratizar a administração;
- Desenvolvimento das ciências humanas.
As conclusões da experiencia do Hawthone- essa experiencia, liderada por Elton Mayer, acabou contradizendo alguns princípios trazidos por Taylor e Foayol como a motivação humana, o comportamento dos empregados e os aspectos emocionais dos mesmos.
A teoria de relações humanas tem enfâse nas pessoas. Coloca como foco a organização informal, a motivação, a comunicação entre os trabalhadores e dinamismo. Propôs um estilo de liderança autocrática, democrática literal ou laisse-fere onde predomina a democracia.
As Escolas eficazes devem apresentar uma liderança forte, competente, dinâmico com espírito de comunicação. Também devem apresentarem boas espectativas para que haja bons sucessos. Além disso, o ambiente escolar deve ser tranquilo e ordenado de tal forma que cada um sinta-se livre para expressar suas ideias ou pontos de vistas. São essas características que nos levam a considerar a escola como democracia.
Leia Também Sobre:
Referências Bibliográficas
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral de Admiração, Elsever. Rio de Janeiro, 2004;
COSTA, J. A. Imagens organizacionais da escola. Lisboa, Portugal: ASA Editores, 1996;
CUCHE, D. A Noção de Culturas nas Ciências Sociais. Bauru, SP: EDUSC, 1996.