O USB-flash foi introduzido em 1998. A memoria NAND de interface USB foi inventada pelo cientista Israelense Dov Moran. Ele trabalhou para a M-Systems, onde o primeiro Flash Driver foi fabricado. Esta pequena interface Multipurpose permitiu a expansão do USB 1.0 introduzida em 1994.
A USB foi criada pelo núcleo de empresas, que consistem em Intel, Compaq, Microsoft, Digital, IBM e Northern Telecom.
A Intel produziu o controlador de host UHCI e pilha de software USB livre. A Microsoft produziu uma pilha de software USB para Windows e co-autor do anfitrião controlador OHCI.
USB foi concebido para substituir o grande número de conectores na parte de trás do Computador, bem como para simplificar a configuração de despositivos de comunicação de software.A especificação USB 2.0 foi lançado em Abril de 2000e foi patronizado pelo USB-IF, no final de 2001.A especificação USB 3.0 foi lançado em 17 de novembro de 2008 por o 3.0 Promoter Group USB.Ele tem uma taixa de transferencia de até 10 vezes mais rápido do que a versão USB 2.0 e tem sido apelidado de USB SuperSpeed. O primeiro produto comercial FLASH Driver com conector USB retrátil.
Conteúdos
Funcoes da memoria flash
A memoria flash é uma memoria do tipo EEPROM (Eletrically-Erasable Programmable Read-Only Memory), cujos chips são semelhantes ao da memoria RAM, que permite que diversos endereços sejam apagados ou escritos numa só operação.
Pen drive ou memoria USB Flash Drive é um dispositivo de memoria constituido por memoria flash (EEPROM), capaz de fazer a gravação de dados com uma ligação USB tipo A, permitindo a sua conecção a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada de USB, como um Rádio ou Televisão.
Funcionamento do flash drive
Apesar do tamanho pequeno um flah drive tem uma grande capacidade de armazenamento de arquivos. Isto porque o despositivo possui ema placa de circuito interno, na qual está o componente principal: A memoria Flash, que é uma memoria eletrónica e não magnética, diferentes dos antigos disquetes. Ela também permite que as informações sejam gravadas e reegravadas, a acção que não era possivel com as tecnologias de armazenamento anteriores.
As informações são guardadas nos eletrons da placa de memoria, de maneira que, quando se perde um eletron, se torna o número zerro (0). Caso contrário se receber um eletron, se torna o número um (1). Formando assim, uma sequência de 1 e 0.
Trata-se de uma linguagem binária, mesma tecnologia usada nos computadores para armazenae informações. A memoria Flash pode ser programada e lida apartir de um conector USB, uma entrada criada afin de facilitar e tornar mais rápida a comunicação entre computador e outros dispositivos. Quando o Pen Drive é conectado a uma entrada USB de computador para gravar dados, eles são enviados serialmente (em fila) para um circuito que decodifica as informações contidas nele.
O uso dos Pen Drives
Subistituir as pastas com todos os documentos pessoais e cópias digitalizadas e armazenadas em um Pen Drive.
Montar uma biblioteca com os seus livros digitais mais usados para o estudo ou trabalho. Também pode ser feito com músicas e deixado no carro ou leva para onde quiser: Uma festa, Reunião ou em ambientes de trabalho.
Imprimir através da memoria USB
Os arquivos armazenados em um dispositivo USB, conectando-o directamente á máquina. Usando essa função, você pode imprimir sem o uso do computador.
A memoria de Flash é organizada em linhas, com 8 colunas ( 8 bits), 16 colunas para os tipos de 32 bits. As informações bytes são conduzidas para as células que devem recebê-los através de um circuito que gera os inderesos.
Leia Também Sobre:
- História da evolução do Computador (trabalho completo)
- Tipos de Softwares maliciosos, sua forma de atuação e as suas formas de mitigação
- Importância do ensino “online” na promoção da educação em Moçambique
Referencias
http://aguinaldoluci.webnode.com.br/historia/;
http://ptcomputador.com/Ferragens/flash-drives/31344.html;
https://pt.wikipedia.org/wiki/USB_flash_drive.