Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Trabalhos

Importância da Estatística nas Organizações em Moçambique

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Setembro 7, 2021
in Trabalhos
0 0
0

Conteúdos

Introdução

Na contemporaneidade habitámos circundados por uma porção de informações tão relevantes que não podemos separar o quão a Estatística nos é proveitosa e o quanto esta ciência vem caracterizar como uma das competências mais importantes para quem precisa tomar decisões. Apesar de a Estatística estar associada ao crescimento e ao avanço tecnológico, sua utilização é reconhecida a tempos mais remotas, o desenvolvimento, a forma de usar a estatística deve-se também ao facto da evolução tecnológica, o surgimento de computadores por exemplo foi um dos passos mais adiantado na forma de se fazer a própria estatística. Desta feita Este trabalho surge com grande objectivo de descrever a importância da estatística nas organizações. Falar da estatística dentro das organizações é algo indispensável, pois a estatística é o maior factor preponderante na tomada de decisões, no estudo de uma determinada causa , na  pesquisa, ainda falar da estatística é trazer de forma clara a vantagem que por si leva na media que se necessita o apuramento de alguns resultados obtido dentro de um determinado estudo ou pesquisa, ainda no  mesmo trabalho farci-á uma  analise crítica de alguns relatórios organizacionais apresentados em Moçambique.

Fundamentação teórica

Estatística origem etimológica

A palavra estatística tem origem na palavra em latim status, traduzida como o estudo do Estado e significava, originalmente, uma colecção de informação de interesse para o estado sobre população e economia. Essas informações eram colectadas objectivando o resumo de informações indispensáveis para os governantes conhecerem suas nações e para a construção de programas de governo. No fim do século XVIII estatística foi definida como sendo “o estudo quantitativo de certos fenómenos sociais, destinados à informação dos homens de Estado“, desde então esta definição tem agregado uma série de outras funções além, é claro, a de fornecer informações a nossos governantes. Seja qual for a área ou o objecto de estudo do pesquisador, este poderá vir a utilizar conceitos de Estatística.

Definição geral da estatística

 Para RAO (1999), a estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível.

A Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a colecta, resumo, organização, apresentação e análise de dados.

De acordo com Levin (1987) é quando o pesquisador usa números, quando ele quantifica seus dados que ele muito provavelmente emprega a estatística como instrumento de descrição e/ou decisão. A Estatística divide-se em duas partes: descritiva e inferencial: A área descritiva lida com números para descrever fatos, tornando questões complexas mais fáceis de Entender e a área inferencial utiliza métodos de estimativas de uma população com base nos estudos sobre amostras.

Conceitos básicos da estatística

Para compreender os métodos é preciso conhecer certos conceitos utilizados na área que são necessários para a interpretação dos resultados. Dentro das análises encontram-se os seguintes conceitos conforme:

  1. População: conjuntos de todos os itens ou elementos;
  2. Parâmetro: característica que descreve a população;
  3. Amostra: uma parte da população que será analisada;
  4. Variável: característica da população que será analisada;
  5. Dado: valor colectado no estudo;
  6. Estimador: característica numérica estabelecida na amostra e;
  7. Observação: descrição.

Ainda na óptica deste autor acrescenta, ou seja, fala de alguns casos onde estes conceitos se relacionam. Através dos conceitos pode-se notar que os mesmos se inter-relacionam, porém é preciso entender suas diferenças. Por exemplo, ao analisar quantas pessoas estudam em escola privada e quantas pessoas estudam em escola pública numa cidade, têm-se como população as pessoas, como parâmetro homens e mulheres, como variável os estudantes e dados seria quantas pessoas foram analisadas. A amostra nesta situação anterior seria uma parcela do total da população para analisar. É importante lembrar que geralmente nas grandes empresas ou na economia, enfim em áreas que englobam muitos dados, usa-se a amostra como forma de execução da pesquisa. Como se torna muito trabalhoso e com um custo muito alto pesquisar a população toda, faz-se um estudo preliminar da mesma a fim de encontrar os parâmetros e então buscar a amostra que tem confiabilidade no seu resultado, sendo menos trabalhoso e com menor custo.

Importância da estatística nas organizações e em várias áreas do conhecimento

A estatística é responsável pelo desenvolvimento científico em geral. Além de sua aplicabilidade nas ciências biológicas, exactas e económicas, tem sido utilizada como ferramenta indispensável nas ciências humanas e sociais. É assim que as ciências jurídicas, a história, a pedagogia, a psicologia e a sociologia têm-se beneficiado de consideráveis desenvolvimentos e do aumento de credibilidade junto à população com a sua utilização. Buscando caminho alternativos para explicar os fatos económicos, utilizando métodos estatísticos multivariados, através das técnicas de análise factorial, análise discriminante e correlação canónica, como uma alternativa eficiente para a escolha de variáveis necessárias ao bom desempenho da economia, dependendo do problema a ser estudado. Através dos métodos de análise estatística multivariada, torna-se possível seleccionar/excluir as variáveis que não servem e analisar aquelas que estão explicando as inter-relações entre as demais variáveis. Estes métodos vêm sendo utilizados amplamente na economia quando estão envolvidas muitas variáveis e é preciso seleccionar as mais relevantes para uma análise mais apurada da actividade económica. Em qualquer país, a estatística é ferramenta fundamental para que se possa traçar planos sociais e económicos e projectar metas para o futuro. Técnicas estatísticas avançadas permitem estimar com um bom grau de precisão variáveis como tamanho da população, taxa de emprego e desemprego, índices de inflação, evasão escolar.

Analise Crítica Dos Relatórios

Relatório Sobre Transparência, Governação E Corrupção em Moçambique

Relatório publicado em Julho de 2019. Este relatório surge numa vertente que se enquadra mediante os actos de governação e corrupção em Moçambique, onde este autor afirma que a economia de Moçambique encontra-se num ponto de viragem, e os esforços para abordar as vulnerabilidades em matéria de governação e corrupção podem ter um impacto positivo duradouro. Os níveis actuais da dívida pública, fez-nos reexaminar a fundo o nosso quadro de governação e anti-corrupção, e motivou uma série de reformas para abordar as vulnerabilidades expostas desse mesmo quadro.

De um modo geral, os males que enfermam a nossa sociedade e, particularmente, da corrupção, têm sido recentemente objecto de análises pormenorizadas e, sem dúvida, revestem-se de importância macroeconómica crítica. Um estudo estima que os custos da corrupção para Moçambique no período de 2002 a 2014 ascendem a USD 4,9 mil milhões (aproximadamente 30% do PIB de 2014). O impacto desses custos é difuso, e afecta os contribuintes, fornecedores de serviços públicos, o sector financeiro e o sector privado, incluindo a reputação internacional de Moçambique

Esses custos são especialmente nocivos num momento em que o país é abalado por uma série de choques, designadamente a queda dos preços das matérias-primas, as secas, a suspensão do apoio orçamental dos doadores e, mais recentemente, os Ciclones Tropicais Idai e Kenneth. Ao mesmo tempo, Moçambique está prestes a beneficiar de um aumento significativo das receitas graças às reservas de recursos naturais, e como Governo temos o dever de garantir a gestão responsável desses recursos para as gerações presentes e futuras.

Ao tomar medidas decisivas hoje para implementar o quadro de governação e anti-corrupção de maneira imparcial, coerente e eficaz, e para apoiar os esforços no sentido da transparência e da responsabilização ao nível individual e institucional, pretendemos, como Governo, alcançar resultados permanentes. Contudo, reconhecemos que subsistem falhas em diversas áreas relevantes da economia. O quadro de governação e anti-corrupção não é aplicado de forma consistente e completa.

O Estado de Direito é enfraquecido pela fraca aplicação das leis e regulamentos existentes e, nalguns casos, pela ausência de regulamentação e de orientações explicativas necessárias. A regulamentação dos mercados é marcada pelo excesso de complexidade e opacidade. As ferramentas ABC/CFT ainda não foram mobilizadas de forma eficaz para apoiar cabalmente os esforços anti-corrupção, sobretudo no que respeita à garantia de que as transacções relativas a pessoas politicamente expostas sejam adequadamente monitoradas, como por exemplo as transacções imobiliárias. Na área de governação orçamental, a supervisão do SEE e das instituições públicas ainda é fragmentada e incompleta, a gestão do investimento público carece de disciplina processual, a gestão da dívida é fraca e pouco transparente e a gestão de tesouraria é marcada por ineficiências e controlos frágeis.

Detectamos falhas na governação do banco central, ligadas a insuficiência autonomia e à ausência de um órgão de supervisão que sirva como mecanismo de pesos e contrapesos às funções executivas do banco

Ainda este autor diz que Já foram tomadas medidas para abordar as vulnerabilidades em matéria de governação e corrupção. Nos últimos 15 anos, adoptamos um quadro legislativo e institucional completo para tratar das questões de governação e corrupção, que abrange áreas como a administração da justiça, a regulação dos negócios, as medidas anti-branqueamento de capitais e de combate ao financiamento do terrorismo (ABC/CFT), o sector empresarial do Estado (SEE) e o sector financeiro.

Considerações finais

 Os relatórios de diagnóstico são elaborados pelos países membros com a assistência dos especialistas do FMI e com base em amplas consultas às partes interessadas. No presente, há casos em que a informação é compartimentada e de difícil acesso, e as lacunas de informação podem conduzir à aplicação desigual das regras. Não obstante a adopção de uma lei de acesso à informação é de recomendar a necessidade de assegurar que a mesma seja aplicada com imparcialidade. A divulgação mais transparente dos beneficiários efectivos, dos contratos extractivos e dos relatórios orçamentais pode também ajudar a acalmar os temores sobre a governação. Acrescentando, que haja uma maior transparência nas leis e sanções  para possam  contribuir para assegurar a previsibilidade e a eficiência, com benefícios em termos da melhoria do ambiente de negócios, em varias actividades.

Conclusão

Findo este trabalho conclui-se que a estatística é muito importante nas organizações, e em outros polos de estudos, pois auxilia nas tomadas de decisões para se efectuar uma determinada pesquisa ou estudo, no apuramento de forma imparcial os resultados obtidos. A estatística nas organizações tem maior importância porque ajuda também de forma clara ou pacifica a acreditarem nas investigações feitas, ou também na resolução de um determinado problema.

Leia Também Sobre:

  • Tipos de Softwares maliciosos, sua forma de atuação e as suas formas de mitigação
  • Importância da Estatísticas nas Organizações em Moçambique

Referências bibliográficas

DOWNING, P. R Estudo da Estatística Aplicada, cc editores Lisboa, 2000;

LEVIN, J. Estatística Aplicada às ciências Humanas. Harbra editores, São Paulo, 1987;

RAO, C.R. Statistic: A technology for millennium internal.  statistic vol. 8, No. 1, 1999

VERE, JONES D. the coming of Age statistical Education. International statical , Rio de Janeiro 1995.

Tags: Estatística
ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Trabalhos

A guerra fria e a independência de Moçambique

Março 11, 2023
Trabalhos

Processo histórico de municipalização de Moçambique

Março 11, 2023
Trabalhos

Colonatos em Moçambique

Março 11, 2023
Multipartidarismo e eleições em Moçambique
Trabalhos

Multipartidarismo e eleições em Moçambique

Março 11, 2023
Next Post

Importância do ensino “online” na promoção da educação em Moçambique

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR