Conteúdos
Motivação
De acordo com Chiavenato ( 2010, pág. 121), motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou oque da origem a um comportamento especifico.
Teoria Motivacional de Abraham Maslow
Hierarquia das necessidades
Segundo este autor, dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades, nomeadamente:
Fisiológicasː fome, sede, abrigo, sexo, e outras necessidades corporais.
Segurançaː segurança e protecção contra danos físicos e emocionais.
Sociaisː afeição, sensação de pertencer a um grupo, aceitação, amizade.
Estimaː factores internos (respeito próprio, autonomia e realização) e factores externos (status, reconhecimento e atenção).
Auto realizaçãoː a intenção de tornar se tudo aquilo que se é capaz de ser, incluindo o crescimento, conquista do próprio potencial, e autodesenvolvimento.
A medida que cada necessidade é atendida, a próxima torna se a dominante. A teoria de Maslow pressupõe que, embora nenhuma necessidade já mais seja satisfeita em sua totalidade, uma necessidade substancialmente e satisfeita extingue a motivação.
Maslow separa as cinco necessidades em dois grandes níveis, sendo que a s necessidades fisiológicas e de segurança pertencem ao nível baixo e as necessidades sociais, e as relacionadas com a estima e auto realização pertencem ao alto nível.
Justificando se partindo da premissa de que as de nível alto são satisfeitas internamente, enquanto as de nível baixo são satisfeitas quase sempre externamente, (por meio de remuneração, estabilidade no emprego).
Auto conceito
De acordo com Jesuíno (2007), designa˗ se Identidade ao conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa.
Tal como a psicologia de desenvolvimento esclarece a identidade é construída na medida em que crescemos e tomamos consciência de quem somos e o oque queremos ser. Sendo formada através da interacção com o meio circundante, descobrindo nossas inclinações e nossos gostos, bem como nossas limitações.
Erickson definiu a identidade pessoal como o conceito que temos de nos mesmos (self). A definição que fazemos de nos e como os outros nos vêem, formam os alicerces da nossa personalidade adulta.
Componentes do auto conceito de acordo com Rogers
Auto imagemː a forma como nos vemos, incluindo o que sabemos de nos mesmos. exː aspectos físicos, tracos de personalidade, papéis sociais.
Auto estimaː o valor que colocamos em nos mesmos.
Eu idealː oque gostaríamos de ser.
Leia Também Sobre:
- Teorias de Administração:
- Comunicação assertiva e seus elementos
- Fidelização de Clientes
- Pronomes relativos cujo e onde: Exemplos
- Negociação de conflitos organizacionais
- Trabalho e Liderança em Equipa
- Elementos da cultura de uma organização
Referencias Bibliográficas
Bilhim, João Abreu. (2006). Teoria Organizacional Estruturas e Pessoas. 5.ed. Lisboa. Universidade técnica de Lisboa.
Monteiro, M. M. (2010). Psicologia de Ensino Profissional nível 3. Portugal. Porto Editora.
Robbins, Stephen. (2004). Fundamentos do Comportamento Organizacional.7.ed. São Paulo. Prentice Hall.