Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Administração

Teorias de Administração: conceito, enfoque, ênfase, características , vantagens e desvantagens (Completas)

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Dezembro 10, 2020
in Administração
0 0
0

Até o início do século XX, a administração evoluiu a pequenos passos e de forma muito lenta. O surgimento e a consolidação da economia capitalista industrial ocorreu de forma bem gradual. Iniciou-se com o declínio das bases do sistema feudal, seguido do surgimento da produção de manufacturas e das corporações de ofício que gerou uma consequente emergência da burguesia mercantil como classe dominante e a consolidação do Estado Absolutista apoiado por ela. Percebendo que o poder real e absoluto dos monarcas emperrava seu crescimento, essa mesma burguesia passou a defender teorias do liberalismo económico e até conseguir consolidar seu poder.

Progressivamente, as corporações de ofício passaram a ser substituídas pelo trabalho assalariado entre os séculos XVI e XVIII. Foi somente após uma maior modernização da sociedade através da Revolução Industrial que o pensamento administrativo teve início.

Foi nesse contexto entre os séculos XIX e XX que os Estados Unidos se tornaram a principal potência industrial do planeta. Simultaneamente, tornaram-se o berço para o surgimento uma das primeiras Teorias da Administração: a Administração Científica (Taylorismo).

Conteúdos

Abordagens Clássicas

Administração Científica (Taylor-1903)

Com ênfase nas tarefas, buscava a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, o foco era no empregado. Apesar de apresentar como vantagens a produtividade e a eficiência, não levava em consideração as necessidades sociais dos funcionários.

Henry Fayol , explicou que as actividades administrativas deveriam ser divididas em seis partes estreitamente relacionadas: Técnica, que cuidaria da produção; Administrativo, que desenvolveria as funções de gerenciamento; Comercial, para compras e vendas; Contador; Financeiro, para gerenciar capital; Segurança, protecção de funcionários e bens.

Uma das interpretações feitas sobre a pesquisa foi a de que os trabalhadores melhoraram seu desempenho devido à atenção que lhes foi dada na realização do estudo, chamado de “efeito Hawthorne”. Como na escola anterior, essa abordagem das relações humanas também teve suas vantagens e desvantagens, entre as quais:

Vantagens

  • Constituiu um avanço em relação à escola anterior, pois ampliou o critério ao expor que, para o aumento da produtividade do trabalho, as necessidades sociais dos trabalhadores deveriam ser levadas em consideração.
  • Ele fez contribuições sobre o comportamento do grupo, bem como as relações interpessoais e a importância que esses elementos constituíam para os trabalhadores.
  • O foco do estudo dos chefes em relação aos aspectos administrativos foi aumentado, não apenas nos elementos técnicos como antes.

Desvantagens

  • Não houve concordância adequada entre pesquisadores e pensadores que pudesse eliminar algumas das confusões que se originaram com os estudos.
  • Os empregos foram vistos por muitos administradores como altamente abstractos e complicados.
  • Resistência dos administradores à preparação adequada.

Apesar do progresso feito com esse movimento, também chamado de behaviorista, as expectativas também não foram 100% atendidas.

Teoria Clássica (Fayol-1916)

Também apresentava ênfase na estrutura. No entanto, o foco estava no gerente (visão de cima para baixo). Defendia o planeamento como uma das funções principais do administrador, o qual teve a profissionalização de seu papel como gerente.

Essa teoria tem as seguintes características:

Os critérios formulados devem ser baseados nos catorze princípios declarados, os quais, de acordo com essa teoria, podem ser ensinados.

  • As posições são o elemento essencial do aspecto administrativo burocrático.
  • Sua fundação é regida por regulamentos, regras e procedimentos escritos.
  • Agrupamento de actividades a serem realizadas nas seis partes planejadas.
  • Eficácia e eficiência superiores são garantidas por uma autoridade hierárquica estritamente definida.

As vantagens e desvantagens são as seguintes:

Vantagens

  • O conhecimento adquirido para enfrentar o trabalho administrativo permite sua aplicação em outras actividades.
  • Alguns dos princípios declarados podem ser ensinados e aprendidos.

Desvantagens 

  • Sua aplicação geral era para um ambiente estável e não turbulento como o actual;
  • A maioria dos princípios é considerada muito geral;
  • A aceitação rígida dessa teoria é muito menor antes dos funcionários com conhecimento e preparação técnica e geral;
  • As duas teorias expostas, iniciadoras de todo o processo de estudo e categorização da administração como ciência, marcam um período de desenvolvimento conhecido como estágio da Escola Clássica de Administração.

Abordagens estruturalistas

Teoria Burocrática (Weber-1909)

Com ênfase na estrutura, tinha como objectivo a racionalidade organizacional e a organização formal (baseada em regras e normas). Focava na organização inteira. Apresentava muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência.

Teoria Estruturalista (1947)

Apresenta ênfase tanto na estrutura como no ambiente. Sendo assim, ela tem uma abordagem plural que observa a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, e também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.

Abordagem Humanista

Teoria das Relações Humanas (1932)

Como o próprio nome já indica, sua ênfase estava nas pessoas. Iniciada a partir da experiência de Hawthorne (análise das relações da produtividade com a iluminação da fábrica de equipamentos electrónicos de Hawthorne), defendia um enfoque na organização informal, na comunicação, liderança, motivação e dinâmicas de grupo.

Abordagem Neoclássica

A Abordagem Neoclássica busca redefinir a Teoria Clássica, actualizando-a e redimensionando-a aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de seu tempo.

A abordagem neoclássica baseia-se nos seguintes fundamentos:

  • A Administração é um processo operacional composto por funções, como: planeamento, organização, direcção e controle.
  • Como a Administração envolve uma variedade de situações organizacionais, ela precisa fundamentar-se em princípios básicos que tenham valor preditivo.
  • A Administração é uma arte que, como a Medicina ou a Engenharia, deve se apoiar em princípios universais.

Os princípios de administração, a exemplo dos princípios das ciências lógicas e físicas, são verdadeiros.

A cultura e o universo físico e biológico afectam o meio ambiente do administrador. Como ciência ou arte, a teoria da Administração não precisa abarcar todo o conhecimento para poder servir de fundamentação científica aos princípios de Administração.

Teoria Neoclássica da Administração (1954)

Também chamada de Escola Operacional do Processo Administrativo, pela sua concepção da Administração como um processo de aplicação de princípios e de funções para o alcance de objectivos, denominava as várias funções do administrador, quando consideradas como um todo, de processo administrativo, e quando consideradas separadamente, de simples funções administrativas.

 A teoria Neoclássica vislumbrava a administração como um processo de aplicação de princípios e de funções para o alcance dos objectivos.

As principais características da Teoria Neoclássica, segundo Chiavenato (2004), são as seguintes:

  • Ênfase na prática da administração;
  • Reafirmação dos postulados clássicos;
  • Ênfase nos princípios gerais de administração;
  • Ênfase nos objectivos e nos resultados;
  • Eclectismo nos conceitos.

Abordagens comportamentais

Conforme Chiavenato (2004, p. 188), a abordagem comportamental – também chamada behaviorista (em função do behaviorismo na psicologia) – marca a mais forte influência das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de novas soluções democráticas, humanas e flexíveis para os problemas organizacionais.

Enquanto o estruturalismo foi influenciado pela sociologia – e mais especificamente pela sociologia organizacional – a abordagem comportamental recebe forte influência das ciências comportamentais  e, mais especificamente da psicologia organizacional.

Teoria Comportamental (1957)

A Teoria Comportamental tem ênfase nas pessoas. Apresenta um enfoque behaviorista. Apesar dela ser decorrente da Teoria das Relações Humanas, ela oferece uma visão do comportamento inserido no contexto organizacional.

A oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas (com sua profunda ênfase nas pessoas) em relação à Teoria Clássica (com sua profunda ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional) caminhou lentamente para um segundo estágio: a Teoria Comportamental. Essa passou a representar uma nova tentativa de síntese da teoria da organização formal com o enfoque das relações humanas.

A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, com a qual se mostra eminentemente crítica e severa. Se bem que compartilhe alguns dos seus conceitos fundamentais, utilizando-os apenas como pontos de partida ou de referência e reformulando-os profundamente, a Teoria Comportamental rejeita as concepções ingénuas e românticas da Teoria das Relações Humanas.

A Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica, havendo autores que vêem no behaviorismo uma verdadeira antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais de administração, ao conceito de autoridade formal e à posição rígida e mecanística dos autores clássicos.

Com a Teoria Comportamental deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa. Também com relação à Teoria da Burocracia, a Teoria Comportamental mostra-se muito crítica, principalmente no que se refere ao “modelo de máquina” que aquela adopta para representar a organização.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional

A partir da Teoria Comportamental, um grupo de cientistas sociais e consultores de empresas desenvolveu uma abordagem moderna, democrática e variada ao desenvolvimento planejado das organizações, que recebeu o nome de Desenvolvimento Organizacional (DO).

Segundo o autor, o movimento de DO surgiu a partir de 1962 como um conjunto de ideias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de facilitar o crescimento e o desenvolvimento das organizações.

O foco principal do DO está em mudar as pessoas e a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase está na mudança da cultura da organização. Em princípio, o DO é uma mudança organizacional planejada.

Adoptada por Blake e Mouton, destaca que o administrador está vinculado a dois assuntos: produção (resultados dos esforços) e pessoas (aquelas que ele dirige). Compõem-se de dois eixos:

  • Eixo horizontal: representa a preocupação com a produção. É uma série contínua de nove pontos, na qual 9 significa elevada preocupação com a produção e 1 significa baixa preocupação com a produção;
  • Eixo vertical: representa a preocupação com as pessoas. Também é uma série de nove pontos, onde 9 é um grau elevado e 1 é um grau baixo de preocupação com as pessoas.

Abordagem sistémica

De grande repercussão e interesse é a abordagem de sistemas, que aponta e expressa a organização como um sistema composto por vários subsistemas inter-relacionados e interdependentes, de modo que não é valorizado por partes, mas como um todo de maneira integral, levando em consideração não apenas a aspecto interno, mas também o ambiente da organização.

A abordagem de sistemas é caracterizada e definida dentro da administração como um sistema composto por suas partes que interagem entre si, afectando as variações dessas para todas as demais, nem sempre da mesma maneira e magnitude.

Avaliando o exposto, para a aplicação dessa abordagem é necessário conhecer, levar em consideração e aplicar alguns conceitos importantes sobre a teoria dos sistemas, bem como outros aspectos sobre ela.

Teoria Contingencial (1951)

A Teoria Contingencial: ênfase no ambiente e na tecnologia. Defende tanto que não há uma melhor maneira de organizar, como também que uma forma de organizar pode não ser eficaz da mesma forma em todas as situações.

Subsistemas. Peças que compõem o sistema, cada uma também pode ser um sistema para outros menores que formariam seus subsistemas ao mesmo tempo. Estes também são contingentes.

Limites do sistema. Elemento que separa o sistema do ambiente, esses limites podem ser flexíveis ou rígidos, dependendo se eles têm (no primeiro caso) ou não, trocas com o ambiente.

Carácter contingente. Que cada elemento do sistema depende de outros factores, que em uma organização podem ser diversos, entre eles temos: a situação organizacional, a cultura organizacional, a tecnologia, a estratégia, as concepções que são realizadas em relação aos trabalhadores, recursos que são de propriedade e muitos outros. Ao variar os factores, a aplicação da abordagem de sistemas varia.

Fluxos. Tudo o que entra no ambiente é transformado no interior do sistema e sai como um produto já transformado, forma um fluxo. Eles podem ser energia, material, humano e outros.

Leia Também Sobre:

  • Comunicação assertiva e seus elementos
  • Fidelização de Clientes
  • Pronomes relativos cujo e onde: Exemplos
  • Teoria Motivacional de Abraham Maslow
  • Negociação de conflitos organizacionais
  • Trabalho e Liderança em Equipa
  • Elementos da cultura de uma organização

Referências Bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral de Admiração, Elsever. Rio de Janeiro, 2004;

COSTA, J. A. Imagens organizacionais da escola. Lisboa, Portugal: ASA Editores, 1996;

CUCHE, D. A Noção de Culturas nas Ciências Sociais. Bauru, SP: EDUSC, 1996

Tags: Gestão Escolar
ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Grupo, conceito, classificação, características, vantagens e desvantagens
Administração

Grupo, conceito, classificação, características, vantagens e desvantagens

Julho 17, 2021
Administração

Contribuição da motivação no comportamento organizacional

Julho 17, 2021
Gestão do Stress nas Organizações
Administração

Gestão do Stress nas Organizações

Abril 28, 2021
Administração

Procedimentos e documentação para o registo das sociedades

Abril 28, 2021
Next Post

A escola vista como arena política

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR