Conteúdos
Infância
Helena Taipo nasceu a 12 de Agosto de 1961, na aldeia de Chuhulo, vila de Malema, província de Nampula. Professa a religião cristã. É solteira e mãe de três filhos. Fala EmaKhua e português.
Educação
Frequentou o ensino primário, tendo em 1979 terminado o secundário. Depois frequentou na cidade de Nampula a faculdade de educação e comunicação da Universidade Católica de Moçambique, pela qual concluiu o bacharelato em ciências de educação em 2002. Fez o mestrado em direcção educacional em 2004.
Carreira
Helena foi directora provincial do trabalho em Nampula. A sua nomeação para o cargo de ministra do Trabalho em 2005, constituiu surpresa para alguns sectores da opinião pública. As referências do trabalho realizado em Nampula e o lobbie Macua, contribuíram para a sua nomeação. Tornou-se membro da Frelimo em 2005 e no 9º congresso daquela formação partidária, viu a sua candidatura a membro da CC chumbada por falta de requisitos (para se ser membro do CC da Frelimo é necessário que tenha o mínimo de cinco de militância comprovada)
Escândalos de corrupção
A ex-embaixadora de Moçambique em Angola foi detida em Abril de 2019 20 dias depois da sua exoneração do cargo de embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Moçambique em Angola. Uma decisão do Presidente da República que permitiu a realização de várias diligências, incluindo a prisão preventiva, no âmbito do processo em que a antiga governadora de Sofala (antes de ser embaixadora) é acusada de ter recebido 100 milhões de meticais do Instituto Nacional de Segurança Social.
Helena Taipo terá recebido o valor em 2014, último dos 10 anos em que esteve a dirigir o Ministério do Trabalho. Em 2015, foi exonerada das funções de ministra do Trabalho e nomeada governadora de Sofala, cargo que ocupou até Julho de 2018, quando foi indicada para liderar a diplomacia moçambicana em Luanda.
Na capital da Angola, Helena Taipo ficou oito meses e teve de voltar a Maputo para responder por crimes de corrupção, num processo que envolve mais cinco arguidos.
Taipo é suspeita de ter recebido subornos de 100 milhões de meticais (1,4 milhões de euros) para favorecer empresas de construção civil e do setor gráfico em contratos com a Segurança Social.
Leia mais Biografias:
- Biografia de Manuel de Araújo
- Biografia de Margarida Talapa
- Biografia de Luísa Maria Alves Grilo
- Vida e obra de Fátima Mendonça
- Biografia de Jorge Bom Jesus
- Vida e Obra de Nelson Saúte
- Vida e Obra de Pepetela
- Vida e Obra de Luís Bernardo Honwana
- Biografia de Janet Mondlane
Referencias
https://www.open.ac.uk/technology/mozambique/sites/www.open.ac.uk.technology.mozambique/files/pics/d128175.pdf
http://opais.sapo.mz/helena-taipo-detida
https://www.voaportugues.com/a/helena-taipo-acusada-em-novo-processo-de-corrup%C3%A7%C3%A3o/5034051.html
https://www.dw.com/pt-002/manuel-chang/t-47287731
http://www.folhademaputo.co.mz/pt/noticias/nacional/helena-taipo-detida-em-maputo/
https://noticias.mmo.co.mz/2019/08/negada-liberdade-provisoria-a-helena-taipo.html.