Conteúdos
Conceito
Pedologia- e uma palavra do indo-europeu que provem da derivação das palavras PEDON- que significa lugar ou solo onde se pisa e LAGOS- discurso ou razão. Assim Pedologia quer dizer discurso do solo. Na década de 1920 foi fundada a sociedade internacional de ciência do solo para discutir o estatuto dela como ciência e saber se havia uma ligação com as ciências da água e do ar. Foi definida o solo como “a massa de elementos agregados friáveis, que se encontra na superfície da parte emersa da crosta terrestre resultante das acções da atmosfera e biosfera sobre a litosfera, durante um tempo determinado” e tinha como objecto de estudo, o solo e suas e suas características que o distingue dos outros elementos da natureza. O estudo dessas características constitui a parte descritiva ou estatística da Pedologia. O solo adquire estas características através de certas acções que envolvem outros elementos da paisagem e demonstra que um dos objectivos do conhecimento dos solos é a pesquisa dos processos e mecanismos que lhe deram origem.
Método do estudo:
A Pedologia divide se em duas partes: a Pedologia descritiva – faz-se no campo, pela observação das características morfológicas como medição (morfometria) e em seguida laboratorial análise das várias modalidades (químicas, físicas, biológicas, mineralógicas, etc.), faz a observação e registo dos agentes causais da sua formação e evolução como: agentes atmosféricos e biosféricos e também a descrição da posição ou situação ocupada pelo solo na paisagem e da parte da litosfera com qual se relaciona (rochas e posição topográfica dentro do relevo). A Pedologia descritiva caracteriza também os diversos tipos de solo que ocorrem na paisagem e assim advém a noção de tipo ou fácies bem com a definição da distribuição do espacial e do espaço ocupado por cada um e a Pedologia dinâmica ou evolutiva-responsável pelas características morfológicas da morfometria do solo, dos agentes causais e mecanismos responsáveis pela sua formação e evolução que é chamada da Pedogénese, através da indução, pois parte da observação, estabelece hipóteses, passa pela experimentação e atinge a generalização.
Constituintes biótopos do solo:
O solo, a água, e o ar são elementos biótopos e são elementos da litosfera, hidrosfera e atmosfera. O solo é o elemento central da relação de todos estes elementos. Os constituintes físicos do solo são: elementos minerais (45%), matérias orgânicas (5%),água (25%), ar (25%).
Aplicações do solo:
O solo é um recurso natural utilizado pelo homem como:
Meio de produção de bens: – como elemento biótopo: solos – seres vivos (vegetais e animais). Apropriação: produção agro-pecuária e florestal. Como elemento da litosfera: solo – potencial mineral apropriação de produção mineral
Espaço para assentamento permanente: para actividades não produtivas: edificações, vias de circulação, vias de comunicação, túneis, galerias, condutos, fabrica, usina, etc.
Leia Também Sobre:
- Funções dos Aquíferos
- Importância dos lagos
- Fatores que influenciam a radiação solar
- Organização racional do trabalho
- O processo da racionalização da produção
- Linha de influência para estruturas isostáticas
- Qual é o impacto da instalação de uma empresa
- Características dos ecossistemas
- Teorias da Biosfera
- Limites e características da Biosfera
- A industrialização de Moçambique
- Objeto de estudo da Geografia
Bibliografia:
NETO, Pereira de Queiroz. Pedologia, conceitos, métodos e aplicações.