O nome completo José Maria da Eça de Queiroz, nascido em 25 de Novembro de 1845, foi um escritor e diplomata português. É considerado um dos mais importantes escritores portugueses da história. Foi autor de romance de reconhecido importância de os maias e o crime melhor romance realista português do século XIX.
Nascido no Rio de Janeiro em 1820 e delegado do procurador régio em Viana do Castelo, e de Carolina Augusta Pereira da Eça, nascida em moção.
Eça por sua vê, apresenta episódios incestuosos em criança relatados no diário da sua prima.
O pai era magistrado, formado em direito por Coimbra e foi juiz instrutor do célebre processo de Camilo castelo branco foi ainda escritor e poeta em 1861 com dezasseis anos, para a universidade de Coimbra a viver em Lisboa exercendo advocacia e jornalismo foi director do periódico com renascença.
- 1878 – 1879 – a imprensa;
- 1885 – 1891 – Ribaltas.
Revista do turismo iniciada em 1916 e na feira da ladra. Em 1869 e 1870, Eça de Queiroz fez uma viagem de seis semanas ao oriente.
Suas obras
- O crime do padre Amaço – 1875;
- Tragédia da rua das flores – 1877;
- O primo Basílio – 1878;
- Cartas de Inglaterra – 1905;
- Ecos de Paris 1905;
- Ultimas páginas – 1912.
Obras traduzidas
- As minas de Salomão 1885;
- Revista de Portugal entre Outubro de 1889 e Junho de 1890;
- As obras de Eça de Queiroz foram traduzidas em cerca de 20 línguas, ultrapassando.
As cantigas de amigo
Tem origem popular são marcadas pela literatura oral ou refrão reiteração e estribilho, onde isso são recursos próprios do texto, servem para serem contadas e que propiciam facilitação de memoria.
Essa cantiga teve origem na península Ibérica, ela apresenta um eu lírico feminino.
Ele conta seu pelo seu amigo, em um ambiente mais natural, em grande parte, faz um diálogo com suas amigas ou com sua mãe.
Ex: é uma mulher do povo lamenta a ausência do seu amado.
Cantigas de amor
O homem se refere à sua amada como sendo uma figura idealizada, distante.
O esse amor é, considerado como um objecto de sonho, ou seja impossível, que está longe.
Ex: o cavaleiro se dedica de corpo e alma ao culto da amada, que matem sempre uma comportamento altivo distante do pretendente.
Cantigas de maldizer
Este tipo de cantiga traz críticas, direitas, porem não são acompanhadas de duplos sentidos. É normal que ocorreu agressões verbais à pessoa que está sendo o nome da pessoa que está sendo agredida verbalmente.
Ex: e vosso trovar não é natural ai de vos, como ele e o demo aprendeste.
Cantiga de escárnio
Faz-se uma crítica indirecta falando mal de alguém e uma cantiga que é capaz de estimular a imaginação do autor, sugerindo-lhe uma nova expressão irónica.
Ex: Ai dona feia, foste-vos queixar que vos nunca louvo em meu cantor mais ora quero loa rei toda via e vedes como vos quero loar dona feia, velha e Sadia!.
Leia Também Sobre: