Conteúdos
Fatores naturais
Clima
O clima, através da temperatura e humidade, exerce maior influência na actividade agrícola, sobretudo no que diz respeito ao comportamento das plantas cultivadas. Quanto a temperatura, salientar que o nível do calor, a duração e intensidade da luz solar afectam a maturidade das colheitas, sobretudo para as culturas de subsistência como o milho, mandioca, arroz e a mapira bem como as culturas de rendimento, por exemplo: o algodão, tabaco, gergelim e girassol que requerem condições típicas de verão com temperatura acima dos 25º C.
A humidade atmosférica e do solo (sua quantidade e distribuição ao longo do ano, associado a taxa de evaporação), são fundamentais para o ciclo vegetativo das culturas, ou seja, no período de sementeira, crescimento e colheita. Por exemplo, arroz é semeado e se desenvolve na época chuvosa sobretudo na zona com mais humidade e na faixa costeira, ao passo que a mandioca, uma cultura resistente à seca, e cultivada nas zonas de baixa humidade e precipitação.
Solos
Em Moçambique, o solo é um recurso natural indispensável para a prática da agricultura. Ele é composto por uma variedade de minerais e de substâncias orgânicas. Assim, considerando a sua variedade, composição física e química (dependente do clima e da vegetação), a sua aptidão para o cultivo de diferentes culturas varia significativamente. Ora, no nosso país, os solos mais aptos a culturas de subsistência (ex: mandioca) e de rendimento (ex: algodão), encontram-se principalmente nas zonas centro e norte, coincidindo com as características climáticas referidas anteriormente.
Relevo
A população aproveita intensamente as terras baixas por serem de fácil cultivo e onde se acumula a humidade durante quase todo ano, constituindo, igualmente, locais de maior concentração populacional. São bem exemplos disso, a planície costeira, vale dos rios e bacias hidrográficas. Porem, estas terras são propícias à culturas como o arroz, no entanto, não são aptas para a cultura do chá, típica das terras altas do Gurué e Ile (na província da Zambézia) e com temperaturas amenas.
Factores humanos
Económicos
Os factores de ordem económica são importantes para o desenvolvimento da agricultura, apesar de serem bastantes instáveis no diz respeito ao controlo do mercado para os produtores de culturas de rendimento (algodão, castanha de caju, copra, açúcar, sisal).
Se por um lado, alguns eventos climáticos extremos, tais como cheias, secas, ciclones tropicais, afectam o ciclo vegetativo e colheita das culturas bem como flutuações de preços no mercado nacional, por outro, a economia deve estar preparada para financiar a aquisição de insumos agrícolas (sementes, fertilizantes, alfaias agrícolas) para garantir a recuperação e incrementar os níveis de produção e produtividade para reduzir a dependência externa na importação dos produtos de primeira necessidade, escoamento da produção e combate a fome.
Socioculturais
Os hábitos e costumes alimentares influenciam de alguma forma o cultivo, distribuição, comercialização e consumo de alguns tipos de culturas, sejam elas cereais, tubérculos e hortícolas. Por exemplo, a cultura de mandioca é mais cultivada no centro do país do que no sul; o milho é mais cultivado nas regiões centro e sul do que na região norte de Moçambique.
Tecnológicos
A agricultura tradicional, a mais praticada no nosso país, usa técnicas pouco evoluídas (rudimentares), transmitidas de geração para geração, com lentos e quase imperceptíveis progressos. Entretanto, no nosso país, há cada vez mais esforços empreendidos no sentido de incrementar cada vez mais a produção e produtividade. Tais esforços, dizem respeito à criação de centro de formação e de investigação agrárias com tecnologia para análises laboratoriais e campos de experimentação com vista a melhoria de sementes adaptadas às condições agro-ecológicas do país. Por exemplo, em Moçambique temos o Instituto de Investigação Agraria de Moçambique (IIAM) e a existência, na Universidade Eduardo Mondlane, da Faculdade da Agronomia e Engenharia Florestal, que forma extencionistas agrárias, engenheiros agrónomos florestais para a agricultura e áreas afins.
Leia Também Sobre:
- Evolução da actividade turística em etapas
- Transporte ferroviário e rodoviário em Moçambique
- Vulcanismo: Vulcões, conceito, características, tipos de erupção e relevos vulcânicos
- Rochas Metamórficas: conceito, características, derivação e seus tipos
- Rochas Ígneas ou Magmáticas: conceito, características, derivação e seus tipos
- Relação da Geomorfologia com outras Ciências
- Fontes do estudo de História de África: Fontes Escritas
- Importância da agricultura, pesca, pecuária e silvicultura em Moçambique
- Importância do estudo da população
Referencias
https://omrmz.org/omrweb/download/4799;
http://www.repositorio.uem.mz/bitstream/123456789/318/1/2013-%20%20Malate%2C%20Amos%20M.%20C.%20.pdf