Ao tratar da sustentabilidade na Hotelaria contemporânea, não apenas como uma maneira de atender as necessidades do mercado, mas como forma de prover hospitalidade, importante se faz definir e compreender o conceito da empresa Hotel, para que, em seguida, torne-se possível uma reflexão acerca da arquitetura no âmbito da hotelaria e sua relação com a sustentabilidade e hospitalidade.
Hotelaria: arquitectura, sustentabilidade e hospitalidade na contemporaneidade
– Evidencia-se, entretanto, que a funcionalidade dos procedimentos da hoteleira, representada pela agilidade nos serviços, organização dos sistemas e métodos e organização de espaços acaba sendo resultado das próprias condições arquitetônicas do espaço, atreladas ao bom gerenciamento.
Assim, a arquitectura contemporânea hoteleira, procura, na atualidade, não apenas projetar espaços que permitam fluxos organizados de serviço, funcionalistas extremados, mas que sejam, em especial, capazes de gerar hospitalidade, conforto e bem estar.
– É por essa razão que se percebe a discussão da sustentabilidade tão arraigada no contexto da hotelaria, seja nas formas de gestão ou utilização de elementos arquitetônicos sustentáveis.
A sustentabilidade e hospitalidade do espaço acabam, por consequência, superando uma estrita funcionalidade, até então supervalorizada.
Leia Também Sobre:
- Principais competências exigidas a um gestor de alojamento
- Tesouraria: Conceito, Funções e Desconto de letras de clientes
- Relação entre o homem e o espaço
- Elementos que abordam acerca dos Espaços e dos Sectores dos Meios de Hospedagem actuais
- Requisitos básicos de viabilidade da segmentação, Estratégias, segmentos turísticos e unidades de análise
- Impactos do Turismo: económicos, ambientais, sociais, culturais (negativos e positivos)
Referencias
https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/10/[65]x_anptur_2013.pdf;
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-61252016000100189.