Na visão de SILVA (2002) a palavra paz, usualmente, significa a ausência da guerra. Entretanto, os termos guerra e paz seriam, nesse caso, opostos, antónimos. Ou seja, situações extremam, situadas em pólos opostos. Mas entre uma e outra existem situações e estágios intermediários.
Tipos de Paz
Paz negativa: é a mera ausência da guerra, o que não elimina a predisposição para ela ou a violência estrutural da sociedade.
A paz positiva: implica ajuda mútua, educação e interdependência dos povos. A paz positiva vem a ser não somente uma forma de prevenção contra a guerra, mas a construção de uma sociedade melhor, na qual mais pessoas comungam do espaço social.
Evolui-se da polarização guerra e paz para, no mínimo, três estágios distintos: a guerra, a paz negativa e a paz positiva. Uma maior reflexão ainda se faz necessária sobre as situações que envolvem guerra e paz.
No entanto, em um primeiro momento, pode-se identificar: a guerra declarada e em curso, a chamada guerra fria, a preparação para a guerra ou para a eventualidade da guerra, a guerrilha, o terrorismo, a violência estrutural, a não-coopependência ração da paz negativa e, finalmente, a paz verdadeira ou, utilizando- se o termo de Galtung, a paz positiva
Leia Também Sobre:
- Constrangimentos da Paz em Moçambique
- Teorias da Paz
- Acordo Geral de Paz em Moçambique
- Desafios para Edificação da Paz em Moçambique
Bibliografia
https://www.academia.edu/1937688/O_Conceito_de_Paz_um_percurso_de_Kant_%C3%A0_Atualidade;
http://www.ces.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/71/RCCS71-Johan%20Galtung-063-075.pdf