Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Tics

Sistema operativo Linux: Conceito, História,     Arquitectura, Tipos de utilizadores, Características e  Processamento de textos

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Dezembro 19, 2020
in Tics, Trabalhos
0 0
0

Conteúdos

      • 0.0.1 1-    Introdução
    • 0.1 2-         Sistema operativo Linux
  • 1 3-    História do Linux
    • 1.1 4-   Arquitectura do sistema operativo Linux
    • 1.2 5-   Tipos de utilizadores
    • 1.3 6-  Características do sistema operativo Linux
    • 1.4 7-     Processamento de textos

1-    Introdução

Este trabalho, surge no âmbito da disciplina de TICs e temo tema: Sistema operativo Linux. Diz que o sistema operacional permite interagir e dar ordens ao computador. Sem um sistema operacional um computador é inútil, não teríamos a plataforma que carrega os programas para escrever uma carta, escutar música, navegar na internet.

O Linux é conhecido por sua usabilidade e facilidade de instalação e possui um desktop elegante, confortável e de fácil uso. Tem como objectivo principal ser utilizado em um ambiente de trabalho mais útil e eficiente, realizando as tarefas diárias para usuários comuns sem nenhum custo. Também almeja ser o melhor sistema operacional disponível facilitando o uso de tecnologias avançadas ao invés de uma simplificação, no qual reduz suas funcionalidades.

O desenvolvimento deu início em 2006 com uma versão Beta 1.0, a versão “Ada”. Porém, seu sucesso começou somente após o lançamento da segunda versão três meses mais tarde. Entre os anos de 2006 e 2008 foram lançadas outras cinco versões: 2.1 “Bea”, 2.2 “Bianca”, 3.0 “Cassandra”, 3.1 “Celena” e 4.0 “Daryna”. Para aumentar sua compatibilidade, a partir de versão 6.0 o lançamento começou a ser baseado na versão mais recente do Ubuntu.

O sistema operacional é financiado pela comunidade de usuários, que geralmente agem como doadores patrocinadores e parceiros da distribuição. Também possui muitas colecções de software distribuídas sobre uma licença livre de código aberto e faz algumas execuções para alguns softwares utilizados.

Sistema operativo Linux

2-         Sistema operativo Linux

O Linux é um sistema operacional semelhante ao Unix, de código aberto e desenvolvido por uma comunidade, para computadores, servidores, mainframes, dispositivos móveis e dispositivos incorporados. O Linux é um sistema operacional livre e de código aberto, que deve sua origem ao Unix. Por ser de código aberto, possui muitas distribuições e, quanto ao software livre, é o sistema operacional mais popular.

Na Informática, denomina-se sistema operativo ao conjunto de programas informáticos que permitem uma administração satisfatória dos recursos que possuem um computador. Também conhecido como software de sistema, o sistema operativo começa a ser executado no computador imediatamente após ser ligado e gerência o hardware desde os níveis mais básicos, permitindo também a interacção do usuário.

O Linux é um sistema operacional desenvolvido por Linus Torvalds baseado em UNIX e foi inspirado no sistema operacional Minix. A partir do trabalho de Linux Torvalds a primeira versão apareceu em 1991, e desde o seu surgimento houveram grandes desenvolvimentos e melhoras. Uma vez que é um software de código livre, é melhorado constantemente pelas contribuições de vários programadores que se identificam com a plataforma e a filosofia.

O componente principal do Linux é o seu kernel, e a partir dele existe uma grande variedades de sistemas operacionais, geralmente na forma de distribuições Linux. Uma distribuição Linux é mais simplesmente descrita como uma variedade particular de aplicações e softwares utilitários, empacotados juntamente com o kernel do Linux.

3-    História do Linux

O núcleo Linux foi, originalmente, escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia, com a ajuda de vários programadores voluntários através da Usenet (uma espécie de sistema de listas de discussão existente desde os primórdios da Internet).

Linus Torvalds começou o desenvolvimento do núcleo como um projeto particular, inspirado pelo seu interesse no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum. Ele limitou-se a criar, nas suas próprias palavras, “um Minix melhor que o Minix” (“a better Minix than Minix”). E depois de algum tempo de trabalho no projecto, sozinho

Curiosamente, o nome Linux foi criado por Ari Lemmke, administrador do site ftp.funet.fi que deu esse nome ao directório FTP onde o núcleo Linux estava inicialmente disponível. Linus inicialmente tinha-o batizado como “Freax”.

No dia 5 de Outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão “oficial” do núcleo Linux, versão 0.02. No ano de 1992, Linus Torvalds mudou a licença do núcleo Linux, de uma licença própria para uma licença livre compatível com a GPL do projeto GNU. Desde então, muitos programadores têm contribuído com o desenvolvimento, ajudando a fazer do Linux o núcleo de enorme sucesso colaborativo que é hoje. No início era utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos e usava linhas de comando. Hoje isso mudou e existem diversos grupos que criam ambientes gráficos para as diversas distribuições GNU/Linux, que são cada vez mais amigáveis, de forma que, uma pessoa com poucos conhecimentos consegue usar o Linux, através de uma distribuição GNU/Linux, por exemplo. Hoje o Linux é um núcleo estável e consegue reconhecer muitos periféricos sem a necessidade de que o usuário precise instalar drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.

4-   Arquitectura do sistema operativo Linux

O Linux é um núcleo monolítico: as funções do núcleo (escalonamento de processos, gerenciamento de memória, operações de entrada/saída, acesso ao sistema de arquivos) são executadas no espaço de núcleo. Uma característica do núcleo Linux é que algumas das funções (drivers de dispositivos, suporte à rede, sistema de arquivos, por exemplo) podem ser compiladas e executadas como módulos (em inglês: LKM – loadable kernel modules), que são bibliotecas compiladas separadamente da parte principal do núcleo e podem ser carregadas e descarregadas após o núcleo estar em execução.

O sistema é dividido em três partes: Hardware, o kernel e shell.

Hardware

Hardware é a parte física do computador, isto é, o conjunto de componentes electrónicos, circuitos e placas que se comunicam através de barramentos, dando corpo e vida a ele, juntamente com o software. Simplificadamente, o hardware é a parte física da informática e o software é a biológica. O hardware é propriamente o computador em si. Outros conceitos integram o hardware do computador. O processador é o ‘cérebro’ da computação e é ele que realiza as operações lógicas na informática.

O kernel

O kernel é o responsável por todas as abstracções importantes do sistema operacional, as bibliotecas definem as funções por meio das quais as aplicações podem interagir com o kernel e os utilitários são programas que executam tarefas de gerenciamento individuais especializadas. Todo o código do kernel do Linux é executado em modalidade privilegiada e não há código de modalidade de usuário embutido no kernel.

O kernel do Linux segue o modelo histórico do UNIX, sendo um kernel monolítico. Segundo Machado e Maia (2013), “a arquitectura monolítica pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável, onde os módulos podem interagir livremente.

Shell

Uma shell é um programa compilado que disponibiliza um interface para o utilizador poder fazer invocações ao Sistema Operativo (kernel). Este interface consegue interpretar comandos e invocar outros programas através de uma linha de comandos, disponibilizando uma prompt para o utilizador poder inserir os comandos.

Cada utilizador de um Sistema Operativo tem uma shell associada à sua conta e é-lhe disponibilizada uma shell cada vez que efectua um login.

Um shell script é um ficheiro com comandos e instruções que corre numa shell. Tal como programas executáveis compilados, um shell script tem um propósito especifico e é reutilizável.

Todos os comandos que estão dentro de um script conseguem ser executados manualmente na shell tendo o mesmo comportamento.

5-   Tipos de utilizadores

Utilizador comum é o utilizador que não tem poder para manipular todos os recursos existentes no computador.

O sistema operacional foi criado para que um único usuário utilize os recursos do computador. Na prática mais de uma pessoa pode utilizar, mas, nesse caso, o sistema operacional não fará distinção entre as pessoas, tratando todas como se fossem a mesma. Isso significa que um documento escrito por alguém poderá ser lido (ou alterado) por outra pessoa. Além disso, qualquer um poderá executar qualquer tarefa no computador. As agendas eletrônicas atuais, chamadas PDA (Personal Data Assistent em inglês), utilizam um sistema operacional monousuário.

Multiusuário: Um sistema operacional multiusuário permite que diversos usuários utilizem os recursos do computador. O sistema operacional deve garantir que as tarefas dos usuários estejam separadas e não haja interferência entre as mesmas. Cada um dos programas utilizados deve dispor de recursos suficientes e separados, de forma que o problema de um usuário não afete toda a comunidade de usuários.

6-  Características do sistema operativo Linux

É um Software Livre (Open Source). O Windows é considerado um software proprietário;

É um sistema operativo Multitarefa, assim como o Windows. Multitarefa significa que o sistema pode executar mais de uma aplicação ao mesmo tempo.

É um sistema operativo Multiutilizador, assim como o Windows. Multiutilizador significa que o computador pode ter várias contas de utilizadores no mesmo computador.

É Preemptivo – permite a interrupção de processos.

Sistema Monolítico (também característica do Windows), significa que tem todos processos num só núcleo.

Interface gráfica e Prompt de comando significa que é possível interagir com o Linux de duas maneiras: Pela Interface Gráfica ou Prompt de Comando (Shell, bash sh, etc).

7-     Processamento de textos

Linux, como a maioria dos sistemas operacionais modernos, é um sistema operacional multitarefa. Isso significa que muitos processos podem estar em execução ao mesmo tempo. Assim como os processos que estamos executando, pode haver outros usuários no sistema também executando coisas e o próprio Sistema Operacional normalmente também estará executando vários processos que ele usa para gerenciar tudo em geral.

Para o processamento de textos o Linux tem vários apresenta vários aplicativos e de entre eles destacamos:

OpenOffice.org é um processador de texto livre que é executado no sistema operacional Linux;

WordPerfect é um aplicativo totalmente funcional que combina uma série de funções básicas de processamento de texto para criar documentos de mídia rica com o Sistema Operacional Linux;

Maxwell é outro programa gratuito para Linux . Maxwell oferece recursos básicos de processamento de texto em combinação com outras ferramentas.

8-     Conclusão

Terminado o trabalho, concluímos que: o Sistema Operativo é a primeira camada de software que faz o sistema informático funcionar.

Uma das principais funções é controlar e gerir os recursos de hardware, ou seja, gerir todo o trabalho do processador, gerir a utilização da memória, controlar a interacção com os periféricos e controlar as diversas solicitações dos programas em relação aos recursos do sistema.

Outra função principal é actuar como interface gráfica ou intermediário entre o hardware e o utilizador ou os seus programas de aplicação, isto é, “esconde” o verdadeiro hardware do utilizador, apresentado um máquina muito mais simples e prática de usar.

Executar programas também é uma das principais funções. É necessário realizar um conjunto de tarefas para a execução de um programa. Instruções e dados têm de ser carregados em memória, dispositivos de Entrada/Saída têm que ser inicializados.

Leia Também Sobre:

  • História da evolução do Computador (trabalho completo)
  • Tipos de Softwares maliciosos, sua forma de atuação e as suas formas de mitigação
  • Importância do ensino “online” na promoção da educação em Moçambique
  • A História do flash / Pen Drive ou USB

Referencia consultada

https://sistemas-operativos890.webnode.pt/principais-caracteristicas-do-linux/;

https://colegiomoz.blogspot.com/2018/03/sistema-operativo-de-linux-conceito.html;

http://www.clubenerd.com.br/wp-content/uploads/Caracteristica-do-Sistema-Operacional-Linux-Multitusu%C3%A1rio.pdf.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Licenciando História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdos dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Elementos da cultura de uma organização
Trabalhos

O perfil do Gestor de Recursos Humanos

Julho 17, 2021
Efeitos da pandemia da Covid-19 na Microeconomia Moçambicana
Trabalhos

Efeitos da pandemia da Covid-19 na Microeconomia Moçambicana

Julho 17, 2021
Revolução industrial: O que foi? Antecedentes, Elemento, Fatores, Fases e Consequências
Trabalhos

Desenvolvimento da África: Principais características, causas e consequências

Julho 17, 2021
Tics

Sistemas de numeração e unidades de medidas

Julho 17, 2021
Next Post

Problemas ambientais decorrentes das actividades agro-pecuários e suas consequências

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR