Conteúdos
Tiahuanaco-Huari
O Tiwanaku-Wari foi uma formação politica que surgiu no ano 500 d.c com a fusão de dois estados na América Pré-Colombiana na área central das colinas de norte do Peru.
Localização geográfica de Tiahuanaco
A partir do século VIII, duas dessas cidades, Tiahuanaco e Huari, situadas respectivamente às margens do lago Titicaca e no vale médio do Mantaro, conseguiram reunificar, em torno de si, o fragmentado mundo andino. A expansão de Tiahuanaco dirigiu-se essencialmente para o sul. A cidade parece ter influído em todo o planalto boliviano, na parte meridional do Peru, até o vale do Majes, e no norte do Chile, até o vale do Loa.
A expansão de Huari processou-se em direcção ao norte, até os limites de Cajamarca. Mais tardia, ela surgiu apenas no século IX. Nessa época, Huari já havia sofrido a influência de Tiahuanaco, de modo que as duas cidades difundiram uma única e mesma cultura, levemente diferenciada pelo estilo de sua cerâmica. Essa difusão resultou certamente de conquistas militares.
Origem do império Tiahuanaco
O declínio dos olmecas resultou num vazio de poder no México, deste vazio emergiu Tiahuanaco inicialmente colonizada em 300 a.c ,em 150 os Tiahuanaco já era a primeira verdadeira metrópole do que se designa por América do norte , teotihuacan estabeleceu uma nova ordem política e económica nunca antes vista no México , a sua influencia estendia se por todo o México ate a América central, fundando novas dinastias nas cidades maias não podia subestimada: transformou o poder politico, manifestações artística e a natureza da economia na cidade de teotihuacan propriamente dita vivia uma população cosmopolita as maiorias das etnias regionais do México encontrar represente na cidade, como as zapotecas provenientes da região de Oaxaca.
A sociedade e economia
Os excedentes agrícolas exigidos pelo desenvolvimento de tal artesanato eram obtidos mediante o prolongamento dos canais de irrigação até o litoral, e a transformação em patamares do solo íngreme das cordilheiras. Chefes seculares, que substituíram os sacerdotes de Chavin, organizavam e dirigiam os trabalhos. Viviam em comunidades de apartamentos onde desenvolviam os seus ofícios e contribuíam para o poder económico e cultural da cidade.
A civilização Teotihuacan, tinha uma economia florescente: agricultura intensiva; manufactura de objectos de luxo, como certos tipos de cerâmica particularmente apreciados na época; controle majoritário da exploração e distribuição da obsidiana, matéria-prima vital para a tecnologia mesoamericana; e o desenvolvimento em geral de uma importante rede de trocas comerciais, incluindo certas “feitorias” controladas de forma directa ou indirecta por uma poderosa corporação de “comerciantes-guerreiros” que dirigia os “negócios estrangeiros”, dividindo o poder com os reis-sacerdotes ligados à administração religiosa e civil da Cidade dos Deuses. Quanto e economia do tiahuanaco e huari
Religião de Tiahuanaco e Huari
Quanto a religião eram politeístas e animista razão pela qual adoravam divindades astrais e forca da natureza a que ofereciam sacrifício ao deus não só de irracionais mas também de seres humanos os agricultores, eles sacrificavam ao deus da chuva concebia que deviam conquistar os seus aliados e não deixar de lado os invejosos que faziam sacrifícios de jovem um ídolo andrógino na pedra estes deuses para comunicar com espíritos, faziam rituais, cerimonias e festas desta forma existiam também responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da uma determinadas aldeias também enterrar mortos ou cadáver ficavam os objectos pessoais, populações destas regiões acreditavam numa vida após a morte.
A arte e ciência
A sua cultura caracterizava se pelas grandes construções megalíticas da América do sul, cortando, entalhando ou esculpindo pedras pesando até cem toneladas, encaixando-as umas das outras com uma precisão e engenhorisidade raramente encontradas mesmo na posterior arquitectura inca. As pirâmides eram feitas de pedra coberta de ouro e o ídolo do Sol tinha uma cavidade no peito na qual se podia ver uma imagem do astro feita de fino ouro. Ainda segundo eles, eram também visíveis plataformas de mais de 2000 pirâmides secundárias, todas situadas ao redor das duas mais importantes, do Sol e da Lua.
Foram encontradas as esquinas da estrutura, que medem cento e trinta por duzentos metros, Trata-se de uma pirâmide de terra com fachada de muralha escalonada, construída com pedras muito bem lavradas, assentadas diretamente no chão, sem alicerces, em muitos lugares o muro foi demolido, e suas pedras retangulares levadas para La Paz, explorando mais, encontran-se restos de um piso vermelho de argila polida e também outro muro mais antigo escondido por trás da camada de terra aplicada para receber o mais recente que se encontra em exelente estado de preservação, para os arqueólogos bolivianos não há mais cerâmicas datam grandes mistérios na história do império de Tiahuanaco. Na verdade, a tendência expansionista, tão pronunciada mais tarde, começou já nesta época a III, c. 200 d.C. no do século VII, a cidade entrou na sua fase clássica, numa era de maturidade que se deu ênfase à beleza, modificando e aperfeiçoando as coisas,as melhores esculturas e desse tempo.
O auge a queda
A civilização de Tiahuanaco teve inicio perto de 100 a.C. e atingiu o seu apogeu entre os séculos V e VII,a cidade, chegando a possuir uma população de mais de oitenta mil habitantes, tinha se transformado no centro religiosos hegemônico da região, obrigando seus vizinhos ao pagamento de diversos tributos, o predomínio social em Teotihuacán, uma cidade com centro administrativo e religiosos, com palácios, pirâmides, avenidas, aristocracia guerreira e sacerdotal, associada a mercadores a aos funcionários da administração estatal.
O declínio de Tiahuanaco, principiando em cerca de 950 D.C., foi determinado por alterações climáticas profundas na região da bacia do Titicaca, iniciadas no milénio anterior e caracterizadas por declínio persistente dos níveis sazonais de precipitação. Verdadeiro supra-fenómeno natural, mais longo e intenso que as estiagens dos ciclos climáticos normais – segundo dados paleoclimatológicos, os índices pluviómetros mantiveram-se reduzidos por mais de um século, provocando rebaixamento, de vários metros, do nível do lago Titicaca –, tal seca dramática induziu contracção da base agrícola regional, atrofiando-a além do patamar de sustentação de sociedade urbana e levando, finalmente, ao seu colapso e a consequente extinção de Tiahuanaco.
Leia Também Sobre:
- Abipones: origem, localização, organização económica, social, política, religião, arte e decadência
- Guerra do golfo: Causas, consequências, principais batalhas, Armamento e equipamento Estratégias
- Império Axum: origem, localização, organização económica, social, política, religião, arte e decadência
- Aruaques: origem, localização, organização económica, social, política, religião, arte e decadência
- Guerra Fria: resumo: causas, fases, países participantes e suas consequências
- Mercantilismo: Conceito, Tipos, Representantes e Características
- Civilização Chimu: origem, localização, organização económica, social, política, religião, arte e decadência
- A civilização de Teotihuacan: origem, localização, organização económica, social, política, religião, arte e decadência
- Aruaques: origem, localização, organização económica, social, política, religião, arte e decadência
Bibliografia
CAMARGO, Alfredo José Cavalcanti Jordão. Bolívia – A Criação de um Novo País a Ascensão do Poder Político Autóctone das Civilizações pré-Colombianas a Evo Morales. Brasília, Ministério das Relações Exteriores, 2006;
FAVRE, Henri. A Civilização Inca. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro.1987;
KALLA, Jean-Claude. A civilização dos Incas. Lisboa: Editora amigo do livro, S/d;
VIDAL, P. e BERTIN, N.j. História da Pré-História aos nossos dias. 1ª Edição, 1990;
WAISBARD, Simone. Tiahaunaco 10.000 anos de enigmas Incas. Livraria Bertrand, 3ª edição, 1978.