Conceito de Autoridade
A autoridade é o exercício socialmente aprovado do poder, é um exercício legitimado, bem pela tradição, a legalidade ou o carisma pessoal. A autoridade implica um reconhecimento público assente na legitimidade.
Outra noção muito importante para a antropologia política é a de “autoridade”. A noção de autoridade não conceitualiza o mesmo que a de poder. Todos utilizamos o poder, mas não todos temos autoridade. O poder é uma estratégia. A autoridade é o exercício socialmente aprovado do poder, é um exercício legitimado, bem pela tradição, a legalidade ou o carisma pessoal. A autoridade implica um reconhecimento público assente na legitimidade.
Tipos de autoridade
Há quatro tipos de organizações políticas: bandos, tribos, chefaturas e estados. A mudança de um tipo para outro é causada, segundo Elman Service, por vários factores: o desenvolvimento económico, a competência entre os grupos, a necessidade de defessa do grupo, a melhor organização do comércio, a incorporação ao grupo próprio dos vencidos. Sem esquecer que a maioria dos grupos humanos têm-se incorporado hoje há entidades políticas maiores – fundamentalmente estados-, observemos, a seguir, esta diversidade cultural.
Leia Também Sobre:
- Funções do Estado
- Definição de Política
- Teoria Comportamental da Administração
- Autarquias locais em Moçambique
- Descentralização em Moçambique
- Funções do Poder Executivo em Moçambique
- Funções do Poder Legislativo em Moçambique
- Funções do Poder Judiciário em Moçambique
- Burocracia: Conceito, Origem, Princípios, Objetivos e Vantagens
- Marxismo e Estado
- Papel do género na economia de subsistência
Bibliografia
IVALA, Adelino Zacarias, Ofico, Aida e Tarciso Inácio, Antropologia Cultural, plano de estudo e apontamento,n/ 2007;MARTINEZ, Francisco Lerma, Antropologia Cultural: Guia para o estudo, 2ª ed, Matola Seminario Maior de S. Agostinho, 1995.