0.1 Introdução
O presente trabalho foi elaborado como objectivo geral de explicar de como escolher a sua área profissional, e na minha pesquisa encontrei que a área de construção civil oferece diversas oportunidades de emprego em qualquer canto do mundo, e é uma área de vastas contratações em desenvolvimento rural, e também tem como objectivo específico recolher informações sobre a profissão Construção civil, onde disse que é o profissional que projecta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos, incluindo prédios, praças, casas, escritórios, hospitais, museus, escolas, pontes, dentre outras. Para planejar e organizar os espaços o arquitecto leva em consideração as necessidades de quem utilizará a construção acabada.
0.2 Escolher a sua área do exercício de profissão
A Construção Civil é uma área extensa, que oferece diversas possibilidades de emprego. É uma área em constante desenvolvimento, sempre tendo demanda da necessidade de novas contratações.
2.1 A Construção Civil pode ser dividida em algumas áreas do exercício de profissão
Dentro da Construção Civil você pode actuar:
- Construção ou reforma de casas, mercado que está sempre em movimento e com contratações em aberto;
- Construção Industrial Pesada, que pode levar você para diferentes localidades e a trabalhar com a manutenção de maquinário pesado;
- Construção Comercial ou Institucional em que os contratados são responsáveis pela execução de projectos como shoppings, escolas, hospitais, etc.
- Engenharia de Construção Civil, que trabalha com obras de grande porte como a construção de estradas e portos.
2.2 Recolher informações sobre a profissão Construção civil
É o profissional que projecta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos, incluindo prédios, praças, casas, escritórios, hospitais, museus, escolas, pontes, dentre outras. Para planejar e organizar os espaços o arquitecto leva em consideração as necessidades de quem utilizará a construção acabada.
Este tecnólogo orienta e gerência as actividades e as equipes no canteiro de obras. Faz o controle técnico dos materiais e dos processos empregados na construção e acompanha o reconhecimento topográfico do terreno, as movimentações de terra e a pavimentação.
0.3 Examinar as características de cada função de trabalho, as condições associadas
3.1 Engenheiro
O engenheiro civil coloca em prática o projecto do arquitecto. Ele supervisiona a equipe de obra e fornece as orientações aos profissionais envolvidos. É ele quem realiza os cálculos e projectos estruturais, arquitectónico, eléctrico e hidráulico, além de cuidar da parte do planejamento e execução de uma construção.
3.2 Arquitecto
O arquitecto é quem inicia o projecta e define como será realizado o trabalho. Ele elabora e desenvolve os primeiros estudos, gerando uma planta do espaço. É ele quem também define os materiais, acabamentos e métodos que serão utilizados na construção. Sua participação pode ir até a fase final.
3.3 Mestre e Obra
Este profissional é responsável pela fiscalização e supervisão da obra desde o início até a sua conclusão. Ele precisa ter conhecimento de todas as etapas da construção, quais os materiais utilizados e as funções de cada trabalhador na empreitada.
3.4 Ajudante de obra
O ajudante de pedreiro é geralmente é uma mão-de-obra não tão qualificada e composta por pessoas mais jovens que querem aprender a profissão. Ele é responsável por confeccionar, organizar e transportar os materiais da obra, assim como preparar o canteiro e remover ou transportar entulhos.
3,5 Armador
Ele é responsável por cortar, dobrar e montar ferros estruturais preparando a obra para concretagem.
3.6 Pintor
Esse profissional aparece na fase final da obra, quando entra a etapa de acabamento. Ele fica responsável pela pintura, porém, é preciso se atentar, eles podem ser divididos por diferentes especialidades: pintor de exterior ou de interior.
3.7 Gesseiro
O gesseiro é responsável pela aplicação do gesso de parede e teto. Geralmente esse profissional também trabalha com dry-wall.
3.8 Electricista
São eles que cuidam das instalações eléctricas da obra, como tomadas, iluminação, interruptores, condutes, entre outros. No início ficam responsáveis por prever os pontos de luz.
3.9 Encanador
O encanador é responsável pela rede hidráulica da construção. É ele quem instala os canos para a ligação de água pias, tanques e torneiras.
0.4 Diferenciar as características gerais de cada local do trabalho
4.1 Certificado vocacional III
Os graduados com esta qualificação poderão trabalhar em empresas de construção civil como pedreiros realizando operações específicas sob a orientação dum Encarregado ou Mestre-de-obras, tendo também a possibilidade de iniciarem por conta própria uma pequena unidade de construção de edifícios, que forçosamente integrar outros profissionais de ofícios afins especializados.
Esta qualificação capacita os candidatos a realizar as seguintes tarefas principais:
- Identificar correctamente a localização de um talhão no terreno com base nas referências da planta topográfica e do plano de ordenamento territorial.
- Implantar uma obra.
- Marcar e executar as fundações de um edifício
- Preparar e aplicar os diferentes tipos de materiais de construção utilizados em edifícios.
- Executar todos os elementos construtivos (estruturais, de betão e alvenarias) previstos no projecto de um edifício.
- Acompanhar e articular com outras especialidades a execução de instalações técnicas e serviços especiais em edifícios.
4.2 Certificado vocacional VI
O candidato deve demonstrar, durante a realização de um projecto individual ou em equipa que terá de integrar várias das competências desenvolvidas durante o primeiro ano de formação, que é capaz de:
- Escolher objectivos realistas visados pelo projecto e os seus componentes:
- Redigir um pequeno texto descrevendo o projecto e seus vários componentes, incluindo um esboço.
Os graduados com esta qualificação poderão trabalhar em empresas de construção civil, em escritórios de estudos técnicos, em laboratórios de controlo e para serviços de municípios, sob a orientação dum engenheiro Civil.
Eles terão desenvolvido as suas competências nas seguintes áreas:
- Aplicar técnicas simples de construção: carpintaria, canalização, electricidade e alvenaria.
- Assentar as ferramentas de base da redacção técnica e do cálculo.
- Confirmar a sua escolha profissional no respeito do meio ambiente.
- Desenhar elementos de Engenharia Civil.
- Efectuar análises de materiais granulados.
- Caracterizar diferentes contextos de trabalho.
Os graduados com esta qualificação poderão trabalhar em empresas de apoio ao planeamento de recursos humanos, materiais e de equipamentos, monitoria e controlo dos processos de aquisição e aplicação de materiais de construção, também a possibilidade de iniciarem por conta própria uma pequena unidade de construção de edifícios, que deverá forçosamente integrar outros profissionais de ofícios afins especializados pelas razões acima referidas.
4.3 Certificado vocacional V
Os graduados com esta qualificação poderão trabalhar em empresas de construção civil, como Técnicos de Construção Civil Técnico de Obra, ou ainda ingressarem numa qualificação conducente à obtenção do Certificado Vocacional 5 do Campo da Construção. Esta qualificação capacita os candidatos a realizar as seguintes tarefas principais:
- Identificar correctamente a localização de um talhão no terreno com base nas referências da planta topográfica e do plano de ordenamento territorial.
- Aplicar técnicas de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho.
- Supervisar actividades técnicas de execução de alvenarias, carpintarias, instalação de redes técnicas de abastecimento de água, esgotos e circuitos de comando de instalações eléctricas.
- Realizar testes por amostragem de betões, alvenarias e humidade em elementos em madeira.
- Esboçar á mão livre e desenhar por computador, plantas, alçados e cortês edifícios simples e respectivas estruturas de alvenaria, betão e madeira.
- Efectuar análises de material granulado.
0.5 Definir papel dos técnicos
Ė um cargo público que possui como requisito de qualificação para ingresso o curso superior em Pedagogia ou Licenciaturas. A descrição do cargo regista actividades de planejamento, orientação, supervisão, elaboração de projectos de extensão, pesquisas académicas, entre outras. No entanto, nas universidades públicas, verifica-se que esses servidores têm executado rotinas essencialmente administrativas. Este artigo apresenta um estudo sobre a natureza das atribuições do cargo Técnico em assuntos educacionais e as actividades efectivamente desempenhadas por esse grupo de servidores públicos. O estudo constitui etapa inicial de uma pesquisa e tem como objectivo conhecer as tarefas realizadas pelos Técnicos. A metodologia utilizada está inserida na perspectiva da pesquisação.Além da pesquisa bibliográfica e documental, foi realizado um levantamento das actividades desenvolvidas, aplicando-se questionário direccionado aos Técnicos
0.6 Identificar as oportunidades empreendedoras
Saber identificar as oportunidades empreendedoras são ferramentas cruciais em tempos de retracção da economia.
Porém, mesmo em um ambiente desfavorável é necessário empreender. Em momentos de grande dificuldade as oportunidades também existem e é preciso estar atento para saber aproveitá-las.
A tendência das pessoas é se voltar para o essencial, o básico, ou seja, só o suficiente para atravessar esse período crítico. Outro factor comum é adiar compras e investimentos para dias melhores ou então pesquisar muito antes de comprar ou investir. Nesse contexto, negócios que se adaptam a esta abordagem tendem a crescer.
O empresário ou empreendedor que souber se adaptar melhor frente a essa nova demanda tende a prosperar já que o consumidor não quer (e nem pode) errar na escolha, então opta por aquele produto e ou serviço que lhe dará uma segurança no longo prazo.
0.7 Conclusão
Conclui por fins que o ramo de construção civil orienta e gerência as actividades e as equipes no canteiro de obras. Faz o controle técnico dos materiais e dos processos empregados na construção e acompanha o reconhecimento topográfico do terreno, as movimentações de terra e a pavimentação é no ramo de construção civil que são formado os arquitecto mestre de obra entre outros. Saber identificar as oportunidades empreendedoras são ferramentas cruciais em tempos de retracção da economia. Porém, mesmo em um ambiente desfavorável é necessário empreender. Em momentos de grande dificuldade as oportunidades também existem e é preciso estar atento para saber aproveitá-las.
Leia Também Sobre:
- Centralização e Descentralização do Poder em Moçambique
- Concentração e Desconcentração de competências
- Desemprego: Conceito, causas, tipos, consequências e possíveis soluções
- Produção: conceito, Sistemas, Classificação e fatores
- Consciência Moral
- Classificação da indústria: Critérios de classificação da indústria
- Reforma Agrária e Agricultura familiar em Moçambique
0.8 Referencia Bibliográfica
CAMPOS, Katia Nahum. Transmissão psíquica: A influência familiar na escolha profissional. Monografia (Especialização em Terapia de Família e Casal) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007;
BARRETO, Maria Auxiliadora; AIELLO-VAISBERG, Tânia. Escolha profissional e dramática do viver adolescente. Psicologia e Sociedade, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 107-114, jan/abr, 2007;
ANDRADE, Tabajara Dias. A família e a estruturação ocupacional do indivíduo. In: LEVENFUS, Rosane (org). Psicodinâmica da escolha profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997;
BOHOSLAVSKY, Rodolfo. Orientação Vocacional: a estratégia clínica. 1 ed São Paulo: Martins Fontes, 1991;
DIAS, Maria Luísa. Família e escolha profissional. In: BOCK, Ana Maria Mercês Bahia (org). A escolha profissional em questão. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.
Gostei de site bom trabalho