Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Agro-pecuária

Cultura de gergelim: origem, história, Pragas e doenças, Temperatura, Preparação do Solo, Sementeira e Colheita

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Dezembro 26, 2020
in Agro-pecuária, Trabalhos
0 0
0

Introdução

O gergelim (Sesamum indicum L.) é a mais antiga oleaginosa conhecida, tendo como centro de origem a África, onde se concentra a maioria das espécies silvestres do género Sesamum. A espécie é considerada resistente à seca podendo produzir com um mínimo de pluviosidade (300 mm) bem distribuída mas a faixa óptima está entre 500 e 650 mm.

A espécie prefere solos profundos com textura fraca, bem drenados e de boa fertilidade natural (macro e micronutrientes) e nunca solos salinos. A planta pode crescer ou se desenvolver em tipos diversos de solos sem atingir a plenitude observada nos solos preferenciais. Os solos devem apresentar reacção neutra, pH próximo a 7 não tolerando a planta, aqueles com pH abaixo de 5,5 ou acima de 8,0. É extremamente sensível à salinidade e à alcalinidade (Grilo Júnior & Azevedo, 2013).

São variados os estudos já realizados com o gergelim envolvendo, em geral, espaçamentos e densidades (configurações) de plantio inclusive cultivos mecanizados com elevadas densidades de plantio, a água é um dos factores mais indispensáveis para a produção agrícola devendo-se ter a máxima atenção para com seu uso uma vez que sua falta ou excesso afecta de forma significativa, o rendimento das culturas, tornando-se necessário o manejo racional para maximizar a produção.

Origem

O gergelim, é uma cultura cujas evidências de sua prática datam do início da civilização. Possivelmente, seja originária da Índia e da região em que onde hoje é o Paquistão. Em escavações realizadas em sítios da civilização hindu foi encontrado gergelim em estratos atribuídos a 3050-3500 a.C. As evidências de cultivos desses tempos indicam que a extracção do óleo era a principal actividade.

O gergelim é planta adaptada aos climas tropical e subtropical, com temperaturas médias elevadas, 25-30 ˚C, e tolerância a períodos relativos de seca. É uma opção interessante como cultura secundária, sucedendo à cultura principal, em plantios de Janeiro a Março.

As características principais são hábito de crescimento erecto, ramificado, com dois a quatro ramos inseridos na haste principal a 30 cm do solo; altura de 120 a 150 cm; haste verde, pubescente durante o ciclo e dourada na maturação, com 25 internódios; folha é pubescente, verde-amarelada durante o ciclo e amarelo-esverdeado e senescente na maturação; flor, pilosa, levemente arroxeada, interior branco, o fruto é uma cápsula verde, rectangular, pubescente, com cerca de 60 sementes. Na maturação, abre-se pelas suturas longitudinais, soltando as sementes, mudando a cor do amarelo para o marron. O número de frutos por axila é de 1 a 3, em geral 3; a semente tem coloração creme tendendo a branca, podendo a tonalidade variar com as diferenças ambientais de secagem.

A variedade é extremamente uniforme na maturação, sendo o início do processo marcado pelo amarelecimento e queda das folhas. Os frutos basais têm a coloração transformada do verde para o amarelo, ocorrendo progressivamente da base para o ápice da planta, possibilitando intervalo relativamente longo para a colheita, evitando perdas pela deiscência dos frutos quando maduros. O peso de 1.000 sementes é de 3,3 g e o teor de óleo na semente é de 52%. O variedade tem potencial de produtividade na faixa de 1.000 a 1.500 kg/há. Está em distribuição comercial desde 1983.

Pragas e doenças do gergelim

Pragas

  • Lagarta enroladora (Antigastra catalaunalis)
  • Mosca branca (Bemisia tabaci)
  • Cigarinha˗verde

Doenças

  1. Cercosporiose
  2. Mancha angular
  3. Podridao˗negra˗do˗caule

Solo

Requer solos férteis, profundos, bem drenados, evitando-se os que se encharcam. Embora vegete bem em diversos tipos de solos, Preferencialmente os solos leves facilitam o desenvolvimento do sistema radicular e, em consequência, o melhor desenvolvimento da planta. O preparo do solo deve ser cuidadoso, com aração e gradação antes do plantio, evitando os torrões, pois a semente é pequena, preferindo um leito uniforme para boa germinação

pH

O gergelim prefere solos com um pH em torno de neutralidade, na faixa 5.7 até 6.7. a acidez elevada com pH abaixo de 5, e a alcalinidade elevada das plantas por reduzir a absorção de diversos nutrientes e interferir directamente no metabolismo das plantas.

Temperatura

As temperaturas ideais para o crescimento e desenvolvimento das plantas situam-se entre 25˚C e 30˚C, inclusive para germinação das sementes.

Precipitação

Por não ser muito exigente em água, o gergelim requer no primeiro mês de vida de 160 mm a 180 mm, e um acumulo superior a 250 mm ate o final dos primeiros dias após o plantio. Do total de chuvas durante o ciclo da cultura, cerca de 80% deve ocorrer ate o florescimento e menos de 20% durante o período de maturação dos frutos.

Materiais.                    

  • Pulverizadores
  • Pás
  • Botas
  • Catanas
  • Enxada
  • Tractor e suas alfaias

Insumos

  • Pesticidas
  • Adubos

Métodos de Preparação do solo

 É realizado com máquina e consta de uma aração e uma gradagem niveladora ou pode ser feito com o uso de arado a tracção animal.
Correcção da acidez do solo

Depende da análise do solo. Se necessário, recomenda-se a aplicação de calcário dolomítico. O calcário é distribuído a lanço, de modo uniforme, e depois é incorporado ao solo por meio de um arado ou grade até a profundidade de 20-30 cm. A aplicação é feita, pelo menos, dois meses antes do plantio.

Abertura de sulcos de plantio

A abertura de sulcos é feita logo após a gradagem usando-se um implemento sulcador a tracção animal. Os sulcos são espaçados a distância de 90 cm. Essa operação é realizada quando o agricultor faz a incorporação de adubo orgânico na linha semeadura.

Sementeira

 É feita no espaçamento de 90 cm entre linhas, sendo distribuídas de 6 a 8 sementes a cada 20 cm (variedades ramificadas), na profundidade de no máximo 2 cm. É executada manualmente com o uso de uma plantadora artesanal que pode ser confeccionada pelos próprios agricultores. As sementes não são tratadas.

Adubação

 Neste caso, vai se adubar por três vezes uma de fundo e 2 duas de cobertura, pós esta operação e importante por que os fertilizantes estimulam o crescimento e o rendimento futuro da cultura adubos a usar serão: NPK e Ureia

Pulverização

 Pulverização ser feita para prevenir pragas e doenças, que permitira o desenvolvimento em condições favoráveis

Controle de plantas daninhas

Aos 20 dias após a germinação do gergelim, realiza-se uma 1ª sacha com o uso de um cultivador a tracção animal mais repasse com enxada (retoque), ao mesmo tempo em que se faz o desbaste das plantas em excesso. Após 15 a 20 dias da 1ª sacha, dependendo da infestação de plantas invasoras, faz-se outra com o uso de enxada.

Controle de pragas

Durante todo o ciclo da cultura tem sido necessário fazer apenas o controle de formigas. É comum o uso de formicidas na forma de iscas ou pó seco. O formicida em pó é aplicado com polvilhadeira, sendo o veneno distribuído nos olheiros dos formigueiros. O formicida na forma de iscas é distribuído ao redor dos formigueiros. A aplicação de formicidas é uma operação manual realizada, geralmente, no final da tarde.

Colheita

A colheita é manual, sendo feita entre 90 e 100 dias após a semeadura, quando as plantas já estão amareladas e as cápsulas da base já iniciaram o processo de abertura. É feito o corte das plantas com foice ou facão e, ao mesmo tempo, organizam-se os feixes que são distribuídos ao longo das linhas de plantas onde podem ficar secando por aproximadamente dois dias após o corte. Os feixes devem ter diâmetro que possa ser abarcado com as mãos. Após esse período, os feixes são amarrados na base e na ponta e arrumados em medas ou empilhados em cercas próximas ao plantio, onde ficam secando por, aproximadamente, 8 a 10 dias.

Beneficiamento

É feito no campo e envolve as operações manuais de batedura e limpeza/ventilação. A batedura é realizada sobre lonas com o uso de uma vara de madeira resistente. A limpeza/ventilação é feita no mesmo local com o uso de peneiras (malhas nº 60 e 35) e bacias. Depois, o produto é embalado em sacas de 50 kg e transportado para armazenamento. Para estimar o custo de produção o produtor deve fazer um levantamento de informações relativas a operações agrícolas necessárias para a instalação, condução e os Insumos necessário à cultura de acordo com o nível tecnológico que será usado.

Esse levantamento é feito com base em dados do passado e serve como referência para a programação de despesas que, no total, precisam ter valor sempre abaixo do valor que se estima obter com a venda da produção a ser colhida na área. O cálculo do custo é feito com base nos preços do local, onde está localizada a propriedade.

Para estimar o retorno económico (receita menos a despesa), o produtor deve associar o custo de produção com o rendimento da lavoura, observando o preço de venda do produto no momento da comercialização. Conhecendo o custo de produção o produtor pode saber se o sistema de cultivo que está usando lhe traz alguma sobra e o que pode ser feito para melhorar o desempenho produtivo. O conhecimento do custo de produção permite, ainda, a verificação dos erros cometidos no processo de produção e a correcção dos solos.

Leia Também Sobre:

  • Plantas fanerógamas
  • Plantas criptógamas
  • Importância da gestão numa empresa agropecuária
  • Fatores que influenciam na procura e oferta do pepino
  • Fatores que influenciam na procura e oferta na cultura de Milho
  • Fatores que influenciam a procura e oferta da cebola
  • Passos de produção de mudas de cajueiro e enxertia
  • Cultura de batata-doce: origem, história, Pragas e doenças, Temperatura, Preparação do Solo, Sementeira

Bibliografia

http://caregroups.info/wp-content/uploads/2014/10/Flipcharts-lessons-final-5-to-7-20-01-2011.pdf;

https://www.fag.edu.br/upload/revista/seagro/583485f1eb767.pdf;

https://www.researchgate.net/publication/287595238_CRESCIMENTO_E_PRODUTIVIDADE_DA_CULTURA_DO_GERGELIM_Sesamum_indicum_L_SOB_DIFERENTES_NIVEIS_DE_IRRIGACAO;

http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPA-2009-09/22604/1/Folder_gergelim_recomendacoes_tecnicas.pdf

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Trabalhos

A guerra fria e a independência de Moçambique

Março 11, 2023
Trabalhos

Processo histórico de municipalização de Moçambique

Março 11, 2023
Agro-pecuária

Culturas alimentares e de rendimento em Moçambique

Março 11, 2023
Trabalhos

Colonatos em Moçambique

Março 11, 2023
Next Post

Cultura de chá: origem, história, Pragas e doenças, Temperatura, Preparação do Solo, Sementeira e Colheita

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR