Conteúdos
Introdução
Neste trabalho irá ser apresentado a evolução do computador como também sua história, desde a primeira geração de computadores e os avanços conquistados ao longo dos anos.
A evolução do computador
O computador foi inventado pelo homem devido à necessidade de facilitar os cálculos como também seu quotidiano, limitando os erros e economizando o seu tempo.
Inicialmente, com o intuito de facilitar o seu trabalho, o homem criou o Ábaco, um calculador decimal operado manualmente, há milhares de anos no oriente médio e que ainda é muito utilizado em países no oriente, como o Japão.
Depois, no ano de 1642, um francês de 18 anos chamado Blaise Pascal inventou a primeira máquina de somar chamada Pascalina, a qual realizava operações aritméticas, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas. Por volta de 1822, um cientista chamado Charles Babbage desenvolveu uma maquina que era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos) e executar as quatro operações, armazenar dados em uma memória (de até 1.000 números de 50 digitos) e imprimir resultados. Esse projeto chamava-se Máquina de Diferenças. Porém só pode ser concluída após sua morte, tornando-se base para a estrutura dos computadores atuais, fazendo com que Charles Babbage fosse considerado o Pai do Computador.
Computadores da primeira geração
A segunda guerra mundial foi um grande incentivo para o desenvolvimento de computadores, já que as máquinas estavam cada vez mais tornando-se úteis em tarefas de desencriptação de mensagens inimigas e também na criação de armas mais modernas. Entre os projetos desenvolvidos neste período, destaca-se o Colossus, criado em 1943 pelo inglês Allan Turing. Com esse projeto, Allan Turing colocou em operação uma série de máquinas, sendo que cada nova máqiuna utilizava 2.00 válvulas eletrônicas e procssava 25.000 caracteres por segundo.
No ano de 1946 surgiu o ENIAC, Eletronic Numerical Interpreter and Calculator, desenvolvido pelos cientistas John W. Mauchlye e J. Presper Eckert. O ENIAC era totalmente eletrônico, possuía 17.468 válvulas, 30 toneladas de peso, realizava uma soma em 0,0002 s e uma multiplicação em 0,005 s com números de 10 dígitos. Porém possuía um grande problema: devido ao grande número de válvulas e operando à taxa de 100.000 pulsos por segundo, havia 1,7 bilhão de possibilidades a cada segundo e uma válvula falhasse, além da tendência de elevado aquecimento, já que as válvulas liberavam tanto calor que até mesmo com ventiladores a temperatura ambiente subia. As suas válvulas apresentavam os seguintes problemas:
Aquecimento demasiado provocando queima constante
Elevado consumo de energia
Eram relativamente lentas
O ENIAC foi desactivado em 2 de Outubro de 1955 e seu sucessor foi o EDVAC, planejado para acelerar o trabalho armazenado, armazenando os dados electronicamente e ainda capaz de codificar as informações de forma binária em vez de forma decimal, reduzindo assim o número de válvulas.
Computadores de segunda geração
Em 1952, a Bell Labs. cria o transitor, que passou a ser um componente básico na construção de computadores. Permite que os computadores tornem-se menos incómodos, menos ávidos em energia eléctrica. No mesmo ano surgiu o primeiro computador destinado ao uso comercial, e em 1955 a Bell Labs. Concluiu o primeiro computador a transístores.
Computadores de terceira geração
Os computadores dessa geração foram construídos utilizando chips, uma única pela com dimensões reduzidas, várias dezenas de transístores interligados formando circuitos electrónicos complexos. Em 1975 Bill Gates e Paul Allen criaram o primeiro software para microcomputador e em 1977 surge no mercado três microcomputadores: o Apple II, o TRS-80 da Radio Shack e o PET da Commodare.
Computadores de quarta geração
Na década de 80 foi criado o ICLSI, ou seja, Circuito Integrado em Larga Escala de Integração, sendo que alguns tipos incorporavam até 300.000 componentes em uma única pastilha. Os mais famosos foram: Aplle I, Morola 68000 e o IBP PC 5150.
Computadores de quinta geração
Os computadores dessa geração tem como característica o uso de ICVLSI (Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração), a criação de computadores cada vez menores com chips cada vez menores.
Conclusão
Conclui-se que o computador foi criado por causa das necessidades humanas e através de pesquisas e dos avanços tecnológicos foi tornando-se cada vez mais prático, rápido e com componentes cada vez mais modernos que facilitam o trabalho do homem.
Leia Também Sobre:
- Particularidade das ciências sociais
- Filosofia Política de Hegel
- Esfera Celeste: O que é? Elementos, Polos, Sistema, Movimento aparente e Constelações
- Pensamento Geográfico na Antiguidade Oriental e Clássica
- Marcos históricos do surgimento de inclusão Escolar
- Surgimento das escalas de Geografia e correntes do pensamento Geográfico
- Filosofia Política de Rousseau
- Filosofia Política em Santo Agostinho
Referências
http://www.vas-y.com/dicas/historia/capitulo_1.htm
http://www.baixaki.com.br/tecnologia/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao.htm#topo
http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/rmano/comp2hc.html.