A educação especial surgiu desde antiguidade, passando por vários períodos da evolução do Homem.
Vida nómada
Ao revermos a história da humanidade, constatamos que as pessoas deficientes sempre estiveram segregadas, nas mais variadas épocas. A Educação Especial, neste período era muito restrita e passava por várias dificuldades.
Mas condições habitacionais, mas condições Climáticas e notava se a lei de selecção natural, isto é sobreviviam os mais fortes e os fracos extingue-se. Na Antiguidade, por não corresponderem aos padrões estéticos, muitos deficientes foram abandonados ou eliminados.
Idade Media
Num segundo momento, com a difusão do cristianismo, na Idade Média, a deficiência viveu momentos ambivalentes. Em determinados momentos eram considerados criaturas divinas, portanto não poderiam ser desprezadas ou abandonadas por possuírem alma. Mas, em outros momentos, representavam forças malignas e, por isso, deveriam ser eliminadas. Esta época foi marcada por atitudes paradoxais entre a protecção e a eliminação, sobressaindo a visão do aspecto sobrenatural. Nesta época as crianças com deficiência eram consideradas representantes do diabo, feitiçaria e eram sujeitas a punições.
No século XVI, na Espanha Pedro Ponce de Leon, deu inicio ao processo de escolarização especializada para crianças surdas e este foi considerado como o marco inicial da educação especial.
Modernidade
Com as realizações de Pedro Ponce de Leon, na segunda metade do século XVIII, em França foi institucionalizada a educação especial com a criação de instituto para cegos, surdos e mudos.
Nos finais do século XIX e princípio do século XX na Europa e América, foram fundadas instituições para oferecer-lhes uma educação a parte. Assim, surge uma nova modalidade de ensino – educação especial, fruto de acções isoladas dos profissionais envolvidos na área médica.
Leia Também Sobre:
- Hiperatividade: Causas, Características/ Sinais de alerta de Hiperatividade
- Sinais de alerta de Síndrome de Tourette ou Tiques
- Disgrafia: O que é? Características e Intervenção
- Pensamento Económico na idade Média
- Aula como forma de organização do Processo de Ensino e Aprendizagem
- Categorias Pedagógica
- Desafios da Educação em Moçambique
- Didáctica das ciências sociais: O que são? Objeto, Ciências Sociais e a Educação
- Conceito de Manuais e suas funções
- Currículo Local e os Métodos do Ensino
- Planificação escolar em ciências sociais: Conceito, Tipos, elementos, objetivos
- Avaliação do processo de ensino-aprendizagem em ciências sociais
- Características da Aprendizagem
Referencias
http://www2.fc.unesp.br/educacaoespecial/material/Livro2.pdf;
https://www.academia.edu/15017161/Breve_Historial_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_Especial.