As línguas oficiais de Marrocos são o árabe e o berbere. O grupo distintivo de dialectos árabes marroquinos é referido como Darija. Aproximadamente 89,8% de toda a população pode se comunicar em algum grau em árabe marroquino. A língua berbere é falada em três dialectos (Tarifit, Tashelhit e Tamazight).
Em 2008, Frédéric Deroche estimou que havia 12 milhões de falantes de berbere, representando cerca de 40% da população. O censo populacional de 2004 relatou que 28,1% da população falava berebere.
O francês é amplamente utilizado em instituições governamentais, mídia, grandes empresas, comércio internacional com países francófonos e, muitas vezes, na diplomacia internacional. O francês é ensinado como uma língua obrigatória em todas as escolas. Em 2010, havia 10.366.000 francófonos em Marrocos, ou cerca de 32% da população.
De acordo com o censo de 2004, 2,19 milhões de marroquinos falavam uma língua estrangeira que não fosse o francês. O inglês, embora muito atrás do francês em termos de número de falantes, é a primeira língua estrangeira de escolha, uma vez que o francês é obrigatório, entre os jovens educados e profissionais.
Cerca de 5 milhões de marroquinos falam espanhol, que é falado especialmente nas regiões do norte, visto que a Espanha ocupou essas regiões no passado. Os marroquinos em regiões anteriormente controladas pela Espanha assistem à televisão espanhola e têm interacções em espanhol diariamente. Depois que Marrocos declarou a independência em 1956, o francês e o árabe transformaram-se as línguas principais da administração e de instrução, fazendo com que o papel do espanhol perdesse força.
Leia Também Sobre: