O Senegal tem o francês como língua oficial, mas só é falado de forma corrente por uma minoria da população do país educada nas escolas da era colonial de origem francesa. A língua francesa, que foi herdada do período colonial. O francês, a única língua oficial do país, está enfrentando uma reação como consequência de um movimento linguístico nacionalista senegalês crescente, que apoia a integração do wolof, a língua vernacular comum do país, na constituição nacional.
A língua wolof reina absolutamente no país. A grande maioria dos senegaleses são incapazes de formular frases em francês. Alguns nunca foram à escola. Entre aqueles que foram lá, muitos raramente escutam a língua francesa, muitos professores preferem falar o wolof, mesmo durante as aulas. Na televisão e rádio, o wolof também domina. Programas em francês são uma minoria.
Debates políticos, sociais ou culturais ocorrem geralmente em wolof. O francês somente aparece nas telenovelas estadunidenses ou séries indianas que são dubladas em francês. O francês também não aparece em qualquer legenda ou debates.
No Senegal, muitos professores se queixam de uma queda geral do nível de francês. Os falantes de francês vem diminuindo significativamente nos últimos anos. Os professores muitas vezes falam wolof. O wolof domina a vida de todos os habitantes do país. O francês por vezes praticado tornou-se hesitante ou acadêmico. A população sente como se estivesse falando um lían gua estrangeira ou até mesmo uma língua morta.
Leia Também Sobre: