Tanto inglês quanto francês são línguas oficias, apesar de o francês ser muito mais compreendido (mais de 80%). O alemão, a língua dos colonizadores originais, há muito tempo foi desbancada pelo francês e inglês. O pidgin inglês de Camarões é a franca nos territórios antigamente administrados pela Inglaterra. Uma mistura de inglês, francês chamada FrancAnglais foi ganhando popularidade nos centros urbanos desde o meio dos anos 70.
O governo encoraja o bilinguismo de inglês e francês e os documentos oficiais do gover são escritos nas duas línguas. Como parte da iniciativa de encorajar o bilinguismo em Camarões, seis das oito universidades do país são inteiramente bilíngues. As mais de 230 línguas locais são faladas por aproximadamente 20 milhões de pessoas e é por isso que Camarões é considerado o país com maior diversidade linguística no mundo.
Em 2017 houve protestos por parte dos anglófonos que são perseguidos pelos francófonos. Os militares foram chamados e houve mortes, centenas de prisões e milhares foram embora do país. Ruanda. O filme conta a jornada de Dallaire no genocídio de 1994 em Ruanda, e de como seu pedido de mais ajuda à Organização das Nações Unidas foi ignorado.
Uma curiosidade é que ambos os filmes destacam a tentativa estadunidense, apoiada pelos britânicos, de impedir a veiculação do termo genocídio, o qual obrigaria uma intervenção internacional com a participação tanto dos EUA, quanto do Reino Unido. No dia 29 de Novembro de 2009, Ruanda foi admitida como a 54.ª nação-membro da Comunidade das Nações, sendo a segunda sem ligações históricas com o Reino Unido a ingressar no grupo.
Leia Também Sobre: