O croata ou hrvatski é basicamente uma língua eslava do sul falada pelos croatas que vivem na Croácia, Bósnia e Herzogovina, países vizinhos como a Sérvia, região italiana de Molise e comunidades croatas em todo o mundo. O dialecto stokaviano ocidental é a base dialectal da língua croata padrão. A linguagem também inclui dois dialectos principais que são o Cakavian e o Kajkavian; também o alfabeto croata é baseado no alfabeto latino. Juntamente com os sérvios e os bósnios, eles pertencem ao do sistema eslavo do sul central, também conhecido como “servo-croata”.
Acredita-se que a origem da linguagem escrita tenha começado no século IX, quando a liturgia adoptou a antiga igreja eslavo como sua língua. Mais tarde, foi adaptado para outras funções não litúrgicas. Estas duas variantes tornaram-se parte do serviço glagolítico até meados do século IX.
A moderna linguagem padrão é o produto de mais de nove séculos de literatura escrita pela mistura da língua vernacular com a eslavónica eclesiástica croata, embora a última tenha sido abandonada como língua em meados do século XV. Durante esse tempo, os escritores de poesia religiosa, tradutores e editores introduziram lentamente o vernáculo em suas obras. Isso explica porque a linguagem vernacular por si só se tornou a personificação da literatura do país que ainda existe por mais de cinco séculos.
De acordo com o censo oficial, pelo menos 96% falam croata, enquanto os 4% falam checo, alemão, húngaro, italiano, eslovaco ou outras línguas. Acredita-se que milhares de suas palavras pré-modernas incluam influências iranianas ou persas, ilharias, gregas ou helénicas e teutónicas ou francas.
Leia Também Sobre: