O rio Kwanza, também denominado Coanza, Kuanza, Kwanza ou Quanza, é um rio localizado no centro de Angola, eleva-se cerca de 80 km a sudeste de Chitembo, no Planalto do Bié, a uma altitude de 1.500 metros.
Flui para o norte por cerca de 320 milhas (510 km) e depois curva-se para oeste para entrar no Oceano Atlântico a 30 milhas (50 km) ao sul de Luanda após um percurso de 960 km sendo o maior rio de Angola. O Cuanza drena grande parte do centro de Angola e é o único rio angolano de importância económica. Durante grande parte de seu curso superior e médio, o Cuanza é quebrado em intervalos por corredeiras e flui em um vale bem definido.
A queda mais baixa é a de Cambambe (cerca de 20 metros), abaixo da qual o rio é navegável por pequenos barcos a vapor até o mar, a cerca de 255 quilómetros de distância. Mas o Cuanza é pouco usado para o transporte por causa de sua superficialidade na estação seca e por causa de um banco de areia movediço em sua boca; além disso, boa parte da bacia do rio é servida pela ferrovia Luanda-Malanje. Um tributário da margem direita do Cuanza, o Lucala, também é navegável e é conhecida por uma cachoeira de 100 metros ao longo de seu curso. A barragem de Cambambe (1963) fornece electricidade à capital angolana de Luanda e fornece água de irrigação para o vale do Cuanza no seu curso inferior.
Leia Também Sobre:
- Rio Ubangi: localização, mapa, caracterização e importância
- Rio Ogooué: Localização, Mapa, Países atravessadas, Navegação, Biodiversidade
- Rio Ruzizi: Países, Localização, Mapa, História e Importância
- Rio Cassai: Localização, Mapa, Afluentes, História e Importância
- Principais rios de África
- O rio Amazonas: Localização, Mapa, História, Drenagem, Afluentes e Importância
- O rio Mississípi: Localização, Mapa, Afluentes, História e sua importância