Conteúdos
Conceito de Makwayela
A Makwayela é uma dança tradicional profundamente enraizada na região sul do país, em consequência da aproximação com a vizinha África do Sul, país apontada como a “progenitora” daquela disciplina artística.
A Makwayela é um modo expressivo que desempenhou um importante papel no universo da cultura do Sul de Moçambique. Inclui o canto, a dança, a literatura oral e o trajo elaborado. Trata-se de um modo desempenhado por grupos de homens (embora excepcionalmente as mulheres também possam participar) que se apresentam nos bairros de Maputo e nas pequenas localidades do Sul. Os textos da Makwayela revelam um carácter socialmente integrativo, e estão cheios de pequenas parábolas e alegorias. Referem-se à família, à saúde e à doença, à religião, ao casamento, à guerra e à morte.
Origem da Makwayela
Sobre a origem do nome existem pelo menos duas versões: a primeira diz que a Makwayela resultou da corruptela da palavra inglesa choir (coro) cuja pronúncia é mais ou menos “Kway”. A outra diz que nasceu da “makwaya” quando se introduziu o coro e para distinguir as duas danças, optou-se por fazer um acréscimo, resultando daí a palavra Makwayela.
Sobre a origem da dança existem vários estudos, sendo na sua maioria coincidentes que a Makwayela nasceu na África do Sul, mais concretamente nas minas.
Diz que a dança teria sido criada por emigrantes nos finais de 1860 para “matarem” saudades das suas terras de origem, para esquecerem o sofrimento causado pelas longas jornadas nas minas da terra do Rand.
Makuayela em Moçambique
A Makwayela, que é actualmente dançada em quase todas as províncias do nosso país, tornou-se muito famosa e praticada logo após a libertação do jugo colonial.
A Makwayela encontra-se espalhada pelos países onde há tradição de trabalho nas minas, nomeadamente Malawi, Lesotho e Suazilândia.
Importância a Makwayela
A Makwayela é uma dança tradicional que tem importância desde a muito tempo, mas foi mais conhecida quando Moçambique tornou-se independente, e também faz parte da independência de nacional e desempenha um grande papel em Moçambique na medida em que identifica todos os moçambicanos “identidade cultural” (apesar de ser mais falada na zona sul do pais). A par dos rituais sagrados, a dança é um traço cultural omnipresente no “modus vivendi” da sociedade moçambicana.
Leia Também Sobre:
- Cultura: conceito, características e sua origem
- Os Rituais e ordem
- Importância da feitiçaria na África e em Moçambique
- Religião em Moçambique
- Diversidade cultural em Moçambique
- Xitique: O que é? Requisitos, vantagens, desvantagens e importância
- O que é identidade Cultural? Qual é a sua Importância?
- Causas e consequências da pobreza
- O papel da mulher Africana
Referencias:
http://www.arpac.gov.mz/images/livros/Tecnica_instrumentos.pdfhttps://www.up.ac.mz/centros/cepe/images/UDZIWI_21.pdfhttp://mbila.blogspot.com/2009/06/grupo-tpm-33-anos-encantando-com.htmlhttps://www.academia.edu/37000331/Meus_do?auto=download
Gostei muito