Localização
O rio Amazonas, localizado na América do Sul, é um dos rios mais extensos do mundo com 6 992,06 km de comprimento e mais de mil afluentes, sendo que alguns deles, como o Madeira, o Negro e o Japurá, estão entre os 10 maiores rios do planeta. O Amazonas tem sua origem na nascente do rio Apurímac no sul do Peru, e desagua no oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no delta do Amazonas, no norte brasileiro.
História
No chamado período formativo, as sociedades indígenas amazónicas estiveram profundamente envolvidas na emergência dos sistemas agrários das terras altas da América do Sul, e possivelmente contribuíram directamente para o panorama sócio-religioso que constituiu as civilizações andinas.
Em 1500, o explorador espanhol Vicente Yáñez Pinzón e a tripulação liderada por ele foram os primeiros europeus a navegar no rio. Chamou o rio de Río Santa María del Mar Dulce, o que posteriormente foi reduzido para Mar Dulce (literalmente “Mar Doce”), devido à quantidade de água doce impulsionada pela correnteza do rio para dentro do oceano Atlântico.
Em 1560 outro conquistador espanhol, Lope de Aguirre, navegou pela segunda vez toda a extensão do Amazonas. De 1648 a 1652, António Raposo Tavares liderou uma das mais longas expedições até São Paulo a partir da foz do Amazonas, investigando diversos dos seus afluentes, incluindo o rio Negro, e cobrindo uma distância de mais de 10 000 quilómetros.
Drenagem
A bacia Amazónica, a maior bacia de drenagem do mundo, cobre cerca de 40% da América do Sul uma área de aproximadamente 7,050 milhões de quilómetros quadrados. Reúne suas águas entre o Paralelo 5 N e o Paralelo 20 S. Suas fontes mais remotas são encontradas no planalto inter-andinos, a uma curta distância do oceano Pacífico.
Principais afluentes
Rio Napo, Rio Javari, Rio Jandiatuba, Rio Içá, Rio Jutaí, Rio Juruá, Rio Japurá, Rio Tefé, Rio Coari, Rio Piorini, Rio Purus, Rio Negro, Rio Solimões, Rio Madeira, Rio Manacapuru, Rio Uatumã, Rio Nhamundá, Rio Trombetas, Rio Tapajós, Rio Curuá, Rio Maicuru, Rio Uruará, Rio Paru, Rio Xingu, Rio Jari e Rio Tocantins.
Importância
O rio Amazonas é navegável. Sendo assim, apresenta vários portos. Os portos mais importantes do rio ficam nas cidades de Iquitos, no Peru, Letícia na Colômbia e Manaus no Brasil. Além de servir como via de transporte, também apresenta um potencial eléctrico.
Leia Também Sobre:
- Rio Ubangi: localização, mapa, caracterização e importância
- Rio Ogooué: Localização, Mapa, Países atravessadas, Navegação, Biodiversidade
- Rio Ruzizi: Países, Localização, Mapa, História e Importância
- Rio Cassai: Localização, Mapa, Afluentes, História e Importância
- Principais rios de África
- Maior rio de Angola
- O rio Mississípi: Localização, Mapa, Afluentes, História e sua importância