Localização
O rio Mississípi é o segundo mais longo curso de água dos Estados Unidos, perdendo a primeira posição para o rio Missouri, que é afluente do Mississippi. Considerados juntos, formam a maior bacia hidrográfica da América do Norte.
O rio Mississippi tem a terceira maior bacia hidrográfica do mundo, excedida em tamanho apenas pelas bacias do Amazonas e do Congo. Esta bacia drena 41% dos 48 estados contíguos dos Estados Unidos. Sua bacia cobre mais de 3 225 000 km², incluído todos ou parte de 31 estados e duas províncias canadenses.
O rio é dividido em alto Mississippi, da sua nascente sul até no rio Ohio, e baixo Mississippi, do Ohio até sua foz próximo a New Orleans. O alto Mississippi é além disto dividido em três secções: a nascente, da fonte até a Quedas Saint Anthony; uma série de lagos artificiais entre Minneapolis e St. Louis; e o médio Mississippi, um rio de curso livre da confluência do rio Missouri até St. Louis.
História e sua importância
A palavra Mississippi vem do nome na língua Ojibwe para o rio, “Messipi”, o que significa grande rio, literalmente, “pai das águas“. Em 8 de Maio de 1541, Hernando de Soto tornou-se o primeiro explorador europeu a atingir o rio Mississippi, o qual ele chamou de “Rio do Espírito Santo”. Os exploradores franceses Louis Joliet e Jacques Marquette começaram a explorar o Mississippi, que era conhecido pelo nome Sioux “Ne Tongo”, em Maio de 1673.
Os franceses perderam todos os seus territórios na América do Norte continental como resultado da Guerra Franco-Indígena. Em 1762, os franceses cederam todas as suas colónias a oeste do Rio Mississippi para os espanhóis, enquanto que em 1763, no Tratado de Paris, a França cedeu ao Reino Unido todas as suas colónias a leste do Mississippi. A Espanha também cedeu a Flórida para Inglaterra para reobter Cuba, que a Inglaterra ocupou durante a guerra. O Reino Unido então dividiu o território em Flórida do Leste e Oeste.
Na primavera de 1927 o rio arrombou os diques em 145 lugares durante a Grande Cheia do Mississippi de 1927 e inundou 70 mil km² com uma profundidade de até 10 m. A Grande Cheia do Mississippi de 1993 é considerada a maior devastação por inundação que ocorreu na história moderna dos Estados Unidos. Em 2002, Martin Strel nadou o curso inteiro do rio. O rio é muito importante na economia dos EUA na medida em que pratica-se o turismo e a pesca.
O delta do Mississippi e os seus afluentes
O delta do Mississippi forma o estuário e foz do rio Mississippi e é formado por aluviões depositados pelo rio quando este se aproxima das águas do golfo do México. O rio continua a avançar para sul. O delta do Mississippi constitui um rico ecossistema ameaçado pelas actividades humanas. O delta cobre uma área de 75 000 km² (mais de 400 km de largura este-oeste, com 200 km de profundidade norte-sul), sobre o qual vivem cerca de 2,2 milhões de pessoas, a maior parte dos quais vive na aglomeração de Nova Orleães. Os principais afluentes são: Missouri e Atchafalaya.
Leia Também Sobre:
- Rio Ubangi: localização, mapa, caracterização e importância
- Rio Ogooué: Localização, Mapa, Países atravessadas, Navegação, Biodiversidade
- Rio Ruzizi: Países, Localização, Mapa, História e Importância
- Rio Cassai: Localização, Mapa, Afluentes, História e Importância
- Principais rios de África
- Maior rio de Angola
- O rio Amazonas: Localização, Mapa, História, Drenagem, Afluentes e Importância