De forma geral, as mulheres têm menos acesso e controlo dos recursos produtivos que os homens. De acordo com dados do IDS, as mulheres têm menos posse exclusiva de casa se comparado com os homens (14% contra 28%, respectivamente) e também menos posse da terra (apenas 13% de mulheres possuem exclusivamente terra contra 23% de homens da mesma idade- entre os 15 e os 49 anos de idade).
Entretanto, em 2015, a percentagem de mulheres que possuem o título de uso e aproveitamento da terra aumentou, alcançando os 25% (ONU Mulheres e Cooperação Belga 2015).
Em termos de controlo do rendimento, uma dimensãochave para a autonomia das mulheres, 46% das mulheres que trabalham e têm rendimentos decidem como usar seus rendimentos sozinhas e 37% decidem juntamente com os seus esposos (IDS 2011).
O sector agrícola se caracteriza por remuneração baixa e as mulheres permanecem em números altos no sector informal agrícola, e em ocupações de baixa remuneração, enquanto os homens perseguem um salário mais elevado em outros sectores.
Dos trabalhadores agrícolas não qualificados, as mulheres representam 59% o que corresponde a 88% do total do sector de emprego feminino.
Em 2013 a percentagem de mulheres empregadas no sector não agrícola era de 15.9%, comparativamente ao ano de 2011 que era de 6% (CNAM – Conselho Nacional para o Avanço da Mulher, 2004).
Eliminação de barreiras socioculturais à participação das mulheres no sector formal: papéis de género vistos como fixos; discriminação no acesso à educação e alfabetização; falta de creches públicas suficientes e próximas aos locais de trabalho; mobilidade limitada e baixo acesso e controle dos recursos produtivos. Aumento da taxa de acesso e controle dos recursos produtivos, especialmente a terra.
Estabelecimento de quotas mínimas para mulheres ou casais no sistema de atribuição de DUATs.
Criação de um mecanismo ou dispositivo legal que garanta a preservação dos direitos das mulheres à terra quando se faz o reassentamento no âmbito dos mega projectos.
Sensibilização do sector privado sobre justiça de género e disponibilização de condições de trabalho atractivas para as mulheres.
Leia Também Sobre:
- Autoridade: o que é? Tipos de autoridade
- Funções do Estado
- Definição de Política
- Teoria Comportamental da Administração
- Autarquias locais em Moçambique
- Descentralização em Moçambique
- Funções do Poder Executivo em Moçambique
- Funções do Poder Legislativo em Moçambique
- Funções do Poder Judiciário em Moçambique
- Burocracia: Conceito, Origem, Princípios, Objetivos e Vantagens
- Marxismo e Estado
- Papel do género na economia de subsistência