Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Administração

Política Industrial em Moçambique

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Dezembro 26, 2020
in Administração
0 0
0

Conteúdos

Política

De acordo com IEOIPDI o termo “política” vem do grego (politikê) e significa, principalmente, “arte ou ciência da organização, direcção e administração de nações ou Estados”. Esse é o sentido que será aqui tratado, diferente da derivação partidária, que significa “arte de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido, pela influência da opinião pública, pela aliciação de eleitores”. Assim, a política estabelece “o que” deve ser feito e as estratégias, ” de como” deve ser feito. A política, por si só, configura mero exercício de retórica, que sem a orientação política, corre o risco de perder-se em acções divergentes ou mesmo conflitantes.

Industria

De acordo com Krugman (1989), política industrial pode ser interpretada como um empenho governamental em fomentar sectores avaliados como importantes para o crescimento económico do país. Ao escolher proteger e estimular determinados sectores, em detrimento de outros, os governos estão direccionando suas acções em busca de uma estratégia de desenvolvimento.

A Indústria pode ser definida como a actividade económica surgida na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, na Inglaterra, e que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia.

Neste sentido, a Política industrial pode ser entendida como conjunto coordenado de acções que envolvem o sector público assim como o sector privado, visando ampliar a competitividade da indústria.

De acordo com a Resolução No 23/97 de 19 de Agosto, a Política Industrial é o conjunto de princípios, medidas e actividades que visam contribuir para o desenvolvimento económico e social, através do aumento da produção, produtividade e qualidade da produção industrial, baseada nas iniciativas empresariais, especialmente no âmbito da agro-indústria, têxteis, confecções, metalo-mecânicas, materiais de construção, indústria pesqueira, extracção mineira e indústria energética, usando os recursos naturais numa base sustentável e tecnologias que promovam o emprego, privilegiando o aumento da oferta e bens de consumo e meios de produção.

Política industrial Moçambicana

Segundo o artigo 96 da CRM (2004), a política económica do Estado é dirigida à construção das bases fundamentais do desenvolvimento, à melhoria das condições de vida do povo, ao reforço da soberania do Estado e à consolidação da unidade nacional, através da participação dos cidadãos, bem como da utilização eficiente dos recursos humanos e materiais e sem prejuízo do desenvolvimento equilibrado, o Estado garante a distribuição da riqueza nacional, reconhecendo e valorizando o papel das zonas produtoras.

O artigo 101 da CRM (2004) diz que, o Estado promove, coordena e fiscaliza a actividade económica agindo directa ou indirectamente para a solução dos problemas fundamentais do povo e para a redução das desigualdades sociais e regionais. Os artigos 103 e 104 da CRM dizem que, na República de Moçambique a agricultura é a base do desenvolvimento nacional e a indústria é o factor impulsionador da economia nacional.

De acordo com a Resolução No 23/97 de 19 de Agosto, o Governo considera a indústria como um dos factores determinantes nas acções de combate a pobreza e desenvolvimento económico.

A indústria continua a ser uma prioridade e factor determinante para a transformação estrutural da economia, para a mudança qualitativa do crescimento do Produto Interno Bruto, e para a elevação da competitividade da economia nacional e sua inserção no mercado mundial.

Tendo em conta que a actividade industrial exige muito capital, a futura Política e Estratégia Industrial do Governo moçambicano defende a participação do sector industrial local nos mega-projectos e na exploração dos recursos naturais, como forma de promover a competitividade do tecido produtivo nacional.

Objectivos da Política Industrial moçambicana

De acordo com o artigo 87 da ENDE, a política industrial moçambicana, visa a criação de uma base industrial moderna competitiva e cada vez menos dependente do exterior. Para tanto o desenvolvimento do sector a médio e longo prazos prossegue um conjunto de objectivos específicos e interligados, nomeadamente:

Apoiar a valorização dos recursos naturais;

Contribuir para o equilíbrio das trocas com o exterior;

Participar na satisfação das necessidades básicas;

Promover o desenvolvimento de tecnologias que privilegiem o uso intensivo da mão-de-obra.

Para atingir os objectivos a que se propõe no sector industrial, o Governo moçambicano considera fundamental a construção de parques industriais, a implementação de um programa de infra-estruturas de transportes e comunicações, assegurar a implementação do programa integrado de desenvolvimento das zonas francas industriais.

Princípios gerais da Política Industrial

De acordo com o CEDSIF (2004), a definição da política industrial orienta-se pelos seguintes princípios gerais:

A conformidade com as grandes opções da política económica do país;

A definição da indústria como uma actividade essencialmente privada;

A necessidade de reabilitação do parque industrial com vista à sua modernização;

A construção de novas unidades industriais;

O desenvolvimento equilibrado do território nacional;

O respeito pele preservação do meio ambiente e conservação dos recursos naturais.

Áreas Prioritárias Política Industrial

Em termos de áreas prioritárias e oportunidades de desenvolvimento, as indústrias alimentar e agro-industrial constituem a primeira prioridade tendo em conta a sua importância actual, com cerca de metade do valor da produção industrial e um enorme potencial agrícola do país, com possibilidades de um maior desenvolvimento a curto, médio e longos prazos.

Outras áreas de capital importância são:

Desenvolvimento e modernização da indústria de mobiliário;

Desenvolvimento da indústria de materiais e instrumentos de construção;

Desenvolvimento das indústrias de recolha e reciclagem de desperdícios industriais;

Desenvolvimento das indústrias de engenharia mecânica, metalo-mecânica e electrotécnica;

Consolidação do aproveitamento industrial diversificado do potencial energético criado pela extracção de gás natural;

Utilização efectiva do sistema da propriedade industrial.

Mecanismo para operacionalização das áreas prioritárias

Financiamento do investimento público;

Desenvolvimento do sector privado.

Instrumentos que orientam a industrialização

Programa Quinquenal do Governo (PQG)

No quadro do aumento do emprego e da produção bem como da melhoria da competitividade da economia nacional, o Governo persegue os seguintes objectivos estratégicos:

a)- Promover a industrialização orientada para a modernização da economia e o aumento das exportações;

Fortalecer a capacitação das micro, pequenas e médias empresas, que sejam promotoras do emprego, elevado a sua competitividade no mercado externo,

Promover a construção de infra-estruturas;

Estabelecer medidas de protecção à indústria nacional nascente.

  1. b) Promover o emprego, legalidade laboral e segurança social:

Promover o emprego no diversos factores das actividades económicas e sociais incetivando iniciativas geradoras de emprego e auto-emprego;

Integrar nas estratégias e politicas sectoriais medidas que contribuam para a maximização de oportunidades de emprego.

  1. c) Promover a cadeia de valores dos produtos primários nacionais assegurando a integração do conteúdo local:

Fortalecer a integração e crescimento das indústrias nacionais na cadeia de valor dos mega projectos, privilegiando as pequenas e médias empresas;

Dinamizar a implantação de parques industriais;

Promover e invectivar o estabelecimento de unidades de transformação de produtos primários nacionais e a sua integração no mercado.

Outros instrumentos

Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE), de Junho 2014-2015;

Política e Estratégia Industrial (Resolução n.º 38/2007, de 18 de Dezembro);

Estratégias Sub-sectoriais (Têxtil e Confecções);

Plano Director do Gas Natural;

Estratégia para a Melhoria do Ambiente de Negócios (EMAN II);

Estratégia das PMEs;

Regulamento para a autenticação e/ou emissão dos documentos que conferem regra de origem às mercadorias exportadas (Diploma Ministerial n.º 141/2001 de 26 de Setembro);

Classificador de Actividades Económicas (Decreto n.º 67/2008 de 28 de Dezembro);

Regulamento do Regime Aduaneiro para a Indústria Transformadora (Diploma Ministerial n.º 99/2003, de 13 de Agosto.

Alguns desafios da politica industrial

Analisar o programa de reforma do ensino técnico profissional e identificar os aspectos que carecem de alinhamento e aprimoramento para assegurar o desenvolvimento das indústrias prioritárias;

Conceber uma estratégia de acesso a tecnologias e know-how sobre processos de produção das empresas industriais;

Reforçar a capacidade actual do Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME) para que tenha uma área especifica para o apoio as PME’s do sector industrial;

Definir um plano de acções para revitalização das empresas do sector industrial;

Definir uma estratégia de identificação, capacitação e capitalização de jovens empreendedores do sector industrial;

Conceber uma estratégia de garantia de qualidade dos produtos industriais moçambicanos;

Assegurar a disponibilidade de recursos financeiros em condições adequadas (condições de acesso, volume, custo e prazos) para financiar o investimento na indústria.

Veja!

  • Modelos de gestão dos recursos naturais
  • A Construção de um conceito sobre Recurso natural

Referencias

MORAIS, J.M.L. Mudança institucional e desenvolvimento: uma abordagem institucional evolucionária da política industrial do estado do Ceará. 2006. Tese (Doutorado em Economia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2006;

SISTAFE – Lei no 9/2002 de 12 de Fevereiro;

Lei n.º 8/2003, de 19 de Maio;

Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE), de Junho 2014-2015;

CRM, Governo de. Constituição da República de Moçambique, Maputo; (2004).

MOREIRA, J.M., Jalali, C., & Alves, A.A. Estado, Sociedade Civil e Administração Pública. Para um novo paradigma do serviço público: Coimbra: Almedina; (2008).

MACAMO, Elísio. Da Disciplinarização de Moçambique: Ajustamento Estrutural e as Estratégias Neo-Liberalais de Risco. Centro de Estudos Africanos do ISCTE, Lisboa; (2003);

CEDSIF – Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informa Informação das Finanças, 2004;

CISTAC, Gilles. Moçambique: Institucionalização, organização e problemas do poder local. Jornadas de Direito Municipal Comparado Lusófono(2012).

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Grupo, conceito, classificação, características, vantagens e desvantagens
Administração

Grupo, conceito, classificação, características, vantagens e desvantagens

Julho 17, 2021
Administração

Contribuição da motivação no comportamento organizacional

Julho 17, 2021
Gestão do Stress nas Organizações
Administração

Gestão do Stress nas Organizações

Abril 28, 2021
Administração

Procedimentos e documentação para o registo das sociedades

Abril 28, 2021
Next Post

Gastrulação: Conceito, tipos e Indução embrionária

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR