Conteúdos
Rio Amazonas
Considerado o maior rio do mundo, representa cerca de um quinto da água doce do planeta. Sua extensão é de 6.447 quilómetros, com vazão de 209.000 m³ se sua bacia hidrográfica é de 7.050.000 km². A Amazónia nasce em Mismi e atravessa várias cidades da Colômbia , Peru e Brasil até desembocar no Oceano Atlântico.
Rio Cuiabá
Rio longo do Brasil, afluente do rio Paraguai, que atravessa a região do Pantanal.
Rio da Prata
Estuário do Cone Sul da América, formado pela união dos rios Paraná e Uruguai. Tem uma extensão de 290 km e atravessa o Uruguai e a Argentina.
Rio Mackenzie
Longo rio do Canadá que se origina no Grande Lago dos Escravos, nos Territórios do Noroeste, e flui para o norte até que desagua no Oceano Árctico. É considerado o mais longo e mais poderoso dos rios do Árctico Americano graças ao seu comprimento de 1.075 km.
Rio Magdalena
É considerada a principal artéria fluvial da Colômbia. Tem uma extensão de mais de 1500 km, é navegável desde a Honda até sua foz no Mar do Caribe, e seu principal afluente é o rio Cauca. O rio Magdalena, graças a sua posição geográfica que corta os poderosos ramos andinos do norte da América do Sul, era desde tempos pré-colombianos uma rota muito utilizada.
Rio Mamoré
O rio Amazonas boliviano-brasileiro, embora a maior parte de sua rota seja em território boliviano, sendo este o mais importante do país, pertence à bacia amazônica. Sua bacia é de 241.660 km².
Rio Apa
Rio da América do Sul que corre de leste a oeste até chegar ao rio Paraguai, sendo a fronteira natural entre o Paraguai e o Brasil em quase toda a sua jornada. Tem um comprimento de 380 km.
Rio perigoso
Também conhecido como Rio Bravo del Norte, no México, ou Rio Grande, nos Estados Unidos, é um rio na América do Norte, que tem um comprimento de 3.034 km, e irriga uma área de 607 965 km². Seu fluxo é de 68 m³ se sua bacia hidrográfica é de 471.900 km². Nasce na Floresta Nacional do Rio Grande.
Rio Colorado
Rio que atravessa o sudoeste dos Estados Unidos e noroeste do México. Seu comprimento é de aproximadamente 2.500 km.
Rio Colúmbia
Também conhecido como Wimahl ou Grande Rio pelos nativos do povo Chinook, é considerado o rio mais longo do noroeste da costa do Pacífico da América do Norte, e leva o nome da Colúmbia Rediviva, o primeiro navio ocidental conhecido a ter rastreado o Rio. Sua extensão é de 2.000 km e seu fluxo de 7.500 m³s.
Rio Marañón
Rio importante do Peru, considerado como um dos principais afluentes do curso superior do rio Amazonas na encosta do Atlântico. Nasce na Cordilheira dos Andes, especificamente na Cordilheira de Raura, a cerca de 5.800 metros acima do nível do mar, no departamento de Huánuco. Sua extensão é de 1.800 quilómetros.
Rio Miranda
Também conhecido como Mbotetey é um rio no estado do Mato Grosso do Sul, Brasil, que desagua no rio Paraguai, cruzando o Pantanal.
Rio Mississippi
Rio longo localizado na América do Norte que atravessa a parte central dos Estados Unidos. Nasce no lago Itasca e corre entre o norte de Minnesota e o Golfo do México e seu curso tem uma orientação meridiana. Tem um comprimento de 3.782 quilómetros e executa uma graciosa curva em S pela cidade de Nova Orleans.
Rio Missouri
Também conhecido como Missouri, é considerado o maior rio da América do Norte, o maior afluente dos Estados Unidos e uma das principais vias navegáveis do centro dos Estados Unidos. O rio nasce na primavera de Brower e tem um comprimento de 3.969 quilómetros. Seu nome deriva da tribo de misuris e significa “pessoas com canoas de madeira“.
Rio Orinoco
Um dos rios mais importantes da América do Sul, que corre principalmente pela Venezuela, mas também pela Colômbia. É considerado o quarto maior rio sul-americano e sua extensão é de 2.800 quilómetros. Também é considerado o terceiro maior rio do mundo. O Orinoco nasceu a 1.047 metros acima do nível do mar.
Rio Paraguai
Um dos principais rios da América do Sul, o principal afluente do rio Paraná e um dos mais importantes da bacia do rio da Prata. Nasce no Mato Grosso e atravessa cidades do Paraguai, Brasil, Argentina e Bolívia.
Rio Paraná
Um dos rios mais importantes da América do Sul que atravessa a metade sul do continente e faz parte da extensa bacia do Prata.
Rio Uruguai
Rio da América do Sul que, juntamente com o rio Paraná, o rio Paraguai e outros grandes cursos fluviais, formam a bacia do Prata e passam por países como Uruguai, Brasil e Argentina. Tem um comprimento de 1.838 quilómetros. Seu fluxo é de 5.500 m³ / se sua bacia hidrográfica é de 365.000 km².
Rio Yukon
Rio longo e importante do noroeste da América do Norte, que atravessa os Estados Unidos e Canadá. Tem um comprimento de 3.185 km e forma uma grande bacia de 854.000 km². Seu fluxo é de 6.428 m³/s. O rio nasce no lago Atlin e desagua no mar de Bering.
Rio Putumayo
Também chamado Rio Içá, é um longo rio Amazonas que nasce no Nudo-de-los Pastos, na Colômbia, e desemboca no rio Solimões, no Brasil, depois de formar uma fronteira em grande parte de sua rota entre Colômbia, Peru e Equador. O rio tem um comprimento de 1.500 quilómetros, dos quais 1.350 são navegáveis.
Rio São Francisco
Também conhecido como São Francisco é um rio brasileiro que nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, com aproximadamente 1.200 metros de altura, cruza o estado da Bahia, sendo o limite ao norte com Pernambuco. Finalmente, flui para o Oceano Atlântico. Sua bacia hidrográfica é de 641.000 km², seu comprimento é de 2.830 km e seu fluxo é de 2.943 m³/s.
Rio San Lorenzo
Também chamado Saint-Laurent é um dos principais rios da América do Norte, o colector dos Grandes Lagos que se conecta com o Oceano Atlântico, no Golfo de San Lorenzo. Sua extensão é de 1.197 km e seu fluxo é de 16.800 m³/s. O rio nasce no lago Ontário e forma a fronteira natural entre o Canadá e os Estados Unidos. O rio é importante não só por seu tamanho, mas também porque é uma estrada de acesso ao interior do continente norte-americano.
Rio UcayaliÉ um dos principais rios do Peru, unindo-se ao rio Marañón e formando o rio Amazonas. O rio Ucayali corre ao longo da encosta oriental dos Andes peruanos, na parte central do país. Tem uma extensão de 1.600 km e sua origem remonta à confluência dos rios Urubamba e Tambo.
Não deixe de ler também: