A China possui uma paisagem linguística altamente diversificada. A China é o lar de 56 grupos étnicos e todos desempenharam um papel crítico no desenvolvimento das várias línguas faladas na China. Os lingüistas acreditam que existem 297 línguas vivas na China. Essas linguas são geograficamente definidas e são encontradas na China continental, Taiwan, Hong Kong e Tibet. O chinês mandarim é a língua mais popular na China, com mais de 955 milhões de falantes na população total da China de 1,21 bilhão de pessoas.
Língua oficial da China: chinês padrão
O chinês padrão é a língua oficial na China continental, bem como em Taiwan, e também é conhecido como mandarim padrão ou mandarim padrão moderno. O idioma é um dialecto padronizado da linguagem mandarim, mas apresenta aspectos de outros dialetos em seu uso, incluindo chinês vernácula escrita na gramática da linguagem, dialetos mandarianos em seu vocabulário e o dialeto de Pequim na pronúncia de suas palavras.
Na China continental, o chinês padrão também é conhecido como Putonghua (traduzindo vagamente para “discurso comum”), enquanto em Taiwan a língua é chamada de Guoyu, que se traduz vagamente em “linguagem nacional”. O uso de chinês padrão na China continental é regulado pelo Comitê Nacional de Regulação da Linguagem, enquanto o Comitê Nacional de Línguas tem o mandato de regular o uso da língua em Taiwan. A lei fornece o chinês padrão como lingua franca na China e é usado como meio de comunicação, permitindo que falantes de variedades ininteligíveis de chinês línguas.
A China continental tem uma lei intitulada “Lei de língua e escrita comum nacional”, cujas provisões exigem a promoção obrigatória do chinês padrão pelo governo chinês. Os registros do Ministério da Educação da China mostram que cerca de 70% da população na China continental pode falar chinês padrão, mas apenas 10% podem falar o idioma com fluência. O chinês padrão é incorporado ao currículo educacional tanto na China continental quanto em Taiwan, com o governo visando que a língua alcance uma penetração de pelo menos 80% em todo o país até 2020. Em seu formato escrito, o chinês padrão usa ambos os caracteres chineses simplificados (usados principalmente em Putonghua), bem como caracteres tradicionais chineses (usados principalmente em Guoyu). Para o sistema braille, a linguagem usa Braille Taiwanês, Braille Chinês Continental e Braille Chinês Duas Células.
Outra linguagem que tem status oficial na China é cantonesa. A origem do idioma pode ser atribuída à cidade portuária de Cantão, de onde o seu uso se espalhou por todo o Delta do Rio das Pérolas
Línguas estrangeiras faladas na China
O inglês é uma das línguas estrangeiras mais críticas na China, com aproximadamente 10 milhões de falantes em todo o país. A maioria dos falantes de inglês são encontrados nos centros urbanos do país. Em Hong Kong, o inglês é estabelecido como uma língua oficial e é usado em mídia impressa e eletrônica. O inglês também é usado como lingua franca na China durante os compromissos internacionais. Outra língua internacional importante na China é o português, que é usado como a língua oficial em Macau.
Leia Também Sobre: