Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Antropologia

Religião em Moçambique

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Dezembro 26, 2020
in Antropologia
0 0
0

A religião pode ser entendida como sistema de crenças rituais ligados com seres, poderes, forças sobre naturais. A religião é um universal da cultura, isto é, é um fenómeno inerente a todas as culturas.

Expressões da religião

Animismo

Em sentido restrito, explica-se a vida pela presença, em cada organismo, de uma alma. Opõe-se ao materialismo, que a explica pela matéria inanimada. É imaginar uma alma (anima) em todos os seres, inclusive naqueles privados de sensibilidade, tais como, florestas, rios e estrelas.

Tabu

Geralmente refere se a uma proibição da prática de qualquer actividade social que seja moral, religiosa ou culturalmente reprovável. Dizer que algo é um tabu pode significar que é sagrado e por isso interdito qualquer contacto. Ou pode também significar algo perigoso, imundo ou impuro. Cada sociedade possui os seus próprios padrões morais, tabus existentes em uma cultura podem não existir em outras.

Os tabus são criados por convicções sócias, religiosas e culturais. São meios de preservar os bons costumes da sociedade, limitando a prática de determinados actos ou evitando falar de assuntos polémicos.

Segundo Ivala 2007, os primeiros humanos entediam os sobrenaturais como uma força que não podiam controlar. Esta concepção era muito importante na Melanésia (Pacifico do sul, Papua Nova Guiné e Ilhas de Perto).

Magia

A magia é capacidade de modificar o mundo através do carácter ritual, é um conjunto de técnicas de manipulação do sobrenatural orientadas a alcançar propósitos específicos. Na magia é costume a utilização de conjuros, fórmulas verbais e encantamentos.

A magia embora assenta se em realidades sociais, a magia diferentemente da religião, é, nos seus ritos, individual. As vezes são consideradas anti-social. A magia põe em acção poderes externos, manipulados pelos símbolos (objectos, formulas, gestos) visando modificar o curso dos acontecimentos em favor de alguém e prejuízo do outro.

Mitos

Mitos são crenças que expressam valores culturais através de relatos que narram acontecimentos do passado remoto: a origem do mundo ou de uma povoação através de factos extraordinários, os deuses, heróis, com atributos humanos, seres sobrenaturais com o fim de ensinar e moralizar, ilustrar crenças religiosas, oferecer esperança, emoção e evasão.

Tipos de religião

De acordo com Ivala 2007, propõe quatro tipos de religião:

  • Xamanista diferente dos sacerdotes os xamanes são encarregados religiosos a tempo parciais que mediam entre as pessoas e seres sobrenaturais, são especialistas mágico-médicos.
  • As religiões comunais têm xamanes, rituais colectivos de colheita e ritos de transição, são politeístas. São religiões típicas de produtores de alimentos.

Religião em Moçambique

As religiões tradicionais em Moçambique envolvem um conjunto de procedimentos culto dos antepassados, a crença na magia e na feitiçaria diferentes da maioria das religiões do mundo (o cristianismo e o islamismo). Esses cultos resultam de crenças numa segunda vida acreditando que os antepassados que tiveram uma óptima conduta em vida têm a possibilidade de ter uma relação directa com deus. É uma religião que não tem um calendário delimitado, varia segundo o momento em que um determinado factor se manifesta (ex.: a evocação da chuva só ocorre quando houver escassez da mesma).

Impacto de novas ideologias religiosas na sociedade Moçambicana

 A introdução do cristianismo e do islamismo nem sempre foi negociada, o que ocorreu foi a imposição dos dois credos religiosos. Não foi possível apagar tudo nas tradições religiosas locais, os africanos em particular moçambicanos resistiram sobre diversas formas como a integração parcial de alguns caracteres religiosos impostos. A preservação do sobre natural. As evidências indicam que com a emergência dessas práticas sincréticas os africanos quiseram preservar a relação do sobrenatural segundo os seus fundamentos de vida.

Religião como fenómeno sócio-cultural

Embora Durkheim 1996 se tenha baseado em estudos antropológicos de sociedades primitivas, considerava a religião como um fenómeno universal; daí o facto de ter estudado o sistema religioso em diferentes contextos históricos, sociais e culturais, tentando entender a essência comum e as funções que a religião desempenha nas diferentes sociedades e o que explica a sua origem.

Não há sociedade sem religião e muito menos existe sociedade, por mais primitiva que seja, que não apresente um sistema de representações colectivas relacionadas à alma, à sua origem e ao seu destino. Para o autor, a realidade simbólica da religião é o núcleo da consciência colectiva e como acto social, a religião transcende o indivíduo e é a condição primordial da integração e da manutenção da ordem social.

Por detrás de toda a manifestação religiosa (ritos, cultos, crenças adorações.) está a sociedade, pois foi ela que criou a sua concepção religiosa. Deus, por exemplo, que é a concepção mais forte dentro do sagrado, é uma forma de mitificação de meras leis, usos e costumes, valores e tradições de um grupo social. O culto a Deus é no fundo um culto à própria sociedade e a religião é apenas uma forma suprema de consolidar o social, perpetuar a cultura e reafirmar e actualizar simbolicamente os valores colectivos.

A religião impõe respeito e é uma das formas de sanção social, pois trata-se de um conjunto de normas super humanas que controlam o social das tendências constrangedoras da ordem social. A religião estabelece normas consuetudinárias (sanções legais), normais morais (sanção da opinião pública) e normas sobrenaturais (sanção da consciência), são estas três maneiras de controlar o comportamento humano.

Assim, a religião como um subsistema sócio-cultural é composta por dogmas (conjunto de verdades inquestionáveis); moral (normas de comportamento) e liturgia (o ritual relativo ao culto).

Características da religião

Andréa 2012 indica as seguintes:

  • Existência de entidades sobrenaturais que criaram e controlam o mundo natural e ordem social.
  • Crenças, rituais, acções e comportamentos individuais ou colectivos, regras sociais ou morais são prescritos e legitimados pela  tradição religiosa ou pela revelação divina.
  • Em expressão de obediência gratidão e devoção frequentemente na presença de representações simbólicas de entidades sobrenaturais.

Funções Sociais da Religião

Andréa 2012 destaca as seguintes:

  • Ajuda a superar incertezas quanto ao desconhecido, à impotência face à forças da natureza, à vida, à morte e ao futuro.
  • Serve para legitimar as desigualdades sociais, a divisão do trabalho, a dominação e a subordinação.
  • Gera um conforto afectivo-espiritual, isto é, proporciona consolo, alívio e estabilidade emocional nos momentos críticos e dolorosos da vida.

Em períodos de grandes comoções sociais, crises políticas, fome, instabilidades financeiras, a religião funciona como um importante factor de união, de identidade cultural e religiosa.

Leia Também Sobre:

  • Cultura: conceito, características e sua origem
  • Os Rituais e ordem
  • Importância da feitiçaria na África e em Moçambique
  • Diversidade cultural em Moçambique 
  • Makwayela: O que é? Origem, em Moçambique e sua Importância
  • Xitique: O que é? Requisitos, vantagens, desvantagens e importância
  • O que é identidade Cultural? Qual é a sua Importância?
  • Causas e consequências da pobreza
  • O papel da mulher Africana

Bibliografia

ADREA, Themis, Apostila de Introdução a Sociologia, CTTHG, 2012.COSTA, Cristina, Introdução a Sociologia: Introdução a Ciência da Sociedade, 2 ed, Editora Moderna, São Paulo, 1997.IVALA, Adelino Zacarias. Antropologia Cultural: Plano de Estudos, e apontamentos, Nampula, 2007.MARTINEZ, Francisco, Lerma. Antropologia Cultural: Guia para Etudos. Instituto Maria, Maputo, 2002.RIVIÉRE, Claudino. Introdução a antropologia, edições 70, Lisboa, 2000.PEDRO, Martinho e NIQUECE Alípio. Antropologia Cultural, Maputo, INED, s/d.WEBER, Max, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Ed. Martin Claret, São Paulo, 1997.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Proteção social em Moçambique: sistema, atores e principais desafios
Antropologia

Proteção social em Moçambique: sistema, atores e principais desafios

Março 23, 2022
Processo de Intervenção Social em Comunidade e o Ideal do Desenvolvimento em História
Antropologia

Processo de Intervenção Social em Comunidade e o Ideal do Desenvolvimento em História

Março 23, 2022
Mobilidade e expansão de realidades sociais: impacto da mobilidade sobre estratificação social
Antropologia

Mobilidade e expansão de realidades sociais: impacto da mobilidade sobre estratificação social

Abril 10, 2021
Antropologia

Globalização e Homogeneização: da origem aos impactos socioculturais

Abril 1, 2021
Next Post
Urbanização em Moçambique

Urbanização em Moçambique

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR