Localização
O Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa (depois do Volga), e tem entre 2 845 e 2 888 km de extensão, atravessando o continente de oeste a leste, desde sua nascente na Floresta Negra (Alemanha) até desaguar no mar Negro, no delta do Danúbio (Roménia).
Principais afluentes
Os afluentes principais são os austríacos Inn, o Aist, o Traun, o Enns, o Ybbs, o Traisen, o Kamp, a Viena, o Schwechat e Leitha historicamente importante porque serviu de fronteira com a Hungria até 1921.
A cidade de Viena
Viena (capita da Áustria) é a sede da Comissão Internacional para a Protecção do Danúbio (Kommission Internacional zum Schutz der Donau, IKSD), fundada em 1998.
Por favor, leia tambem:
Características
O Danúbio é uma importante via comercial. Sua bacia hidrográfica se estende por 796 000 km². Seu fluxo médio é de 6 700 m³/s. O Danúbio é formado por dois córregos que descem da Floresta Negra, o Breg e o Brigach. O Breg sobe perto de Furtwangen, com 1078 metros de altitude; tendo uma rota mais longa, a sua fonte está localizada a apenas cem metros da linha da bacia hidrográfica do rio Reno, sendo considerada a origem geográfica do Danúbio.
O delta do Danúbio é uma área natural protegida na Roménia. É classificado como Património Mundial pela Unesco desde 1991. A população localizada na bacia do Danúbio foi estimada em 81 milhões em 2005.
Cidades atravessadas pelo rio Danúbio
As mais importantes cidades nas suas margens são Ulm, Ingolstadt, Ratisbona, Linz, Viena, Bratislava, Budapeste, Vukovar, Novi Sad, Belgrado, Ruse, Braila e Galați.
Países banhados pelo rio Danúbio
O rio Danúbio atravessa os seguintes países: Áustria (passando por Viena), o sul da Eslováquia, passando por Bratislava, atravessa a Hungria do norte ao sul passando por Budapeste, a Croácia a leste, o norte da Sérvia, passando por Belgrado, marca a fronteira entre a Sérvia e a Roménia, e também entra a Roménia e a Bulgária antes de desaguar no mar Negro formando um grande delta que chega à fronteira da Ucrânia.