localização
O rio Rovuma, é um rio localizado na região africana dos Grandes Lagos. A maior parte do seu curso, forma a fronteira entre a Tanzânia e Moçambique. O rio tem 800 quilómetros de extensão, com uma bacia de drenagem de 155.500 quilómetros quadrados (60.000 sq mi) de tamanho. Sua vazão média anual é de 475 m³ / s (16.774 pbm) em sua foz.
Nascente
A sua fonte encontra-se num planalto ondulante, com 1.000 m de altitude, imediatamente a leste do Lago Niassa, a 10° 45 ‘S., 35° 40’ E., a cabeceira da corrente a fluir primeiro para oeste antes de virar para sul e leste.
Achamos que pode ser do seu interesse:
Curso de água
Em seu curso para o leste, o Ruvuma flui perto da base da escarpa de um planalto de arenito árido para o norte, de onde os córregos, que se cortaram canais profundos na borda do planalto, têm quase todos os cursos curtos.
Na margem oposta, o Ruvuma recebe, além do Lujenda, o rio Msinje e o rio Luchulingo , que correm em amplos vales que vão do sul ao norte. O Lujenda nasce próximo ao lago Chilwa , no pequeno lago Chiuta (1.700 pés), os pântanos ao sul deste são separados de Chilwa apenas por uma estreita cordilheira arborizada. A corrente que sai de Chiuta passa por um vale pantanoso até o estreito Lago Amaramba, do qual o Rio Lujenda finalmente se transforma em um riacho de 80 metros de largura.
Mais abaixo, varia grandemente em largura, contendo em muitas partes longas ilhas arborizadas que se elevam acima do nível de inundação, e são frequentemente habitadas. O rio é fordable em muitos lugares na estação seca . Na sua boca tem cerca de um quilómetro de largura.
O Ruvuma mais baixo, que tem geralmente meia milha de largura, mas geralmente pouco profundo, flui através de um vale pantanoso ladeado por escarpas de planalto contendo vários pequenos remansos do rio. A boca está perto de 10 ° 28 ‘S., 40 ° 30′ E., a fronteira perto da costa é formada pelo paralelo de 10° 40’. O comprimento do Rovuma é de cerca de 800 km.