A burocracia é uma forma de organização, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objectivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objectivos.
Enfase: na estrutura
Enfoque: racionalidade – adequação dos meios para alcance dos objectivos
Origens da teoria burocrática
A teoria da burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 40, principalmente em função dos seguintes aspectos:
A fragilidade e parcialidade tanto da teoria clássica como da teoria das relações humanas, que não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais.
A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participante, e aplicável não somente à fabrica, mas todas as formas de organização humana e principalmente as empresas.
O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais bem mais definidos.
O ressurgimento da sociologia da burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador. Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada exactamente, muito minuciosamente e, em hipótese alguma, permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho. A sociologia da burocracia propôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar aplicá-los na prática em suas empresas. A partir dai, surge a teoria da burocracia na administração.
Weber identifica três factores principais que favorecem o desenvolvimento de moderna burocracia:
- O desenvolvimento de uma economia monetária: na burocracia, a moeda assume o lugar da remuneração em espécie para os funcionários, permitindo a centralização da autoridade e o fortalecimento da administração burocracia;
- O crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do estado moderno;
- A superioridade técnica – em termos de eficiência – do tipo burocrático de administração.
Serviu como uma forca autonomia para impor sua prevalência.
O desenvolvimento tecnológico fez as tarefas administrativas tenderem ao aperfeiçoamento para acompanha-lo. Assim, os sistemas sociais cresceram em demasia, as grandes empresas passaram a produzir em massa, sufocando as pequenas. Alem disso, nas grandes empresas há uma necessidade crescente de cada vez mais se obter e uma maior previsibilidade do seu funcionamento.
Características da burocracia segundo Max Weber
Segundo o conceito popular, a burocracia é visualizada geralmente como uma empresa, repartição ou organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo as soluções rápidas e eficientes. O termo é empregado ineficiência à organização. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema.
Entretanto para Max Weber, a burocracia é exactamente o contrário, é a organização eficiente por excelência e para conseguir esta eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas devem acontecer.
Principais características da teoria burocrática:
Caracter legal das normas e regulamentos
É uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. É baseada em legislação própria que define com antecedência como a organização deve funcionar;
São escritas;
Procuram cobrir todas as áreas da organização;
É uma estrutura social racionalmente organizada;
Conferem as pessoas investidas da autoridade um poder de coação sobre os subordinados e também os meios coercitivos capazes de impor a disciplina;
Possibilitam a padronização dentro da empresa;
Carater formal das comunicações;
A burocracia é uma organização ligada por comunicação escrita. Todas as ações e procedimentos são feitos por escrito para proporcionar a comprovação e documentação adequada;
Caracter racional e divisão do trabalho;
Burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática de divisão do trabalho. Esta divisão do trabalho atende a uma racionalidade, é adequada ao objectivo a ser atingido: a eficiência da organização. Daí o especto funcional da buracaria.
Há uma divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder.
Estabelece as atribuições de cada participante.
Cada participante passa a ter os seus cargos específicos, suas funções específicas e sua área de competência e de responsabilidade.
Cada participante sabe qual é a sua capacidade de comando sobre os outros e quais limites de sua tarefa.
Leia Também Sobre:
- Poder Local em Moçambique
- Órgãos locais do Estado em Moçambique
- O que é comportamento organizacional?
- Teoria das relações humanas; ênfase, enfoque, defensores e características
- Teoria estruturalista: origem, enfâse, enfoque, defensores e características
- Teoria comportamental da administração – origem, enfâse, enfoque, defensores e características: resumo
- Teoria Neoclássica: ênfase, enfoque, defensores e características – resumo
- O que é Democracia? Sua evolução: como Questão Sociológica e como Ciência Política
- Qual é a importância dos partidos políticos?
- Quais são os órgãos de soberania em Moçambique?
- O que é um deputado da Assembleia da República?