O que são ritos de iniciação?
É um costume relacionado com a mudança de uma etapa a outra na vida, onde os jovens são separados temporariamente da sua comunidade. Geralmente este período e acompanhado de jejum e vários ensinamentos educativos, os ritos de passagem são transmissores de cultura, e representam a transmissão a novos papéis e estatutos representam ainda, uma integração pois animam e reavivam sentimentos comuns que mantém unidos e comprometidos com o sistema social dos indivíduos.
Características dos ritos de iniciação: a aquisição pelo indivíduo uma nova série de deveres, direitos, obrigações e privilégios em virtude da sua mudança de estatuto.
Diferença dos ritos de iniciação dos homens e das mulheres
Os ritos de iniciação masculinos e femininos são diferentes, na medida em que, para as raparigas, a primeira menstruação é indicativo do momento em que o ritual deve acontecer, ouvem muitas histórias com as mulheres mais velhas, isto é, preparam-se para as futuras responsabilidades, enquanto para os rapazes, resumem-se num conjunto de provas físicas e emocionais, aprendizagem dos valores e crenças da sua sociedade.
Importância dos ritos de iniciação
Os ritos de iniciação constituem uma maneira significativa a vida quotidiana, uma forma de organização educacional nas culturas locais e um caminho que visa a transformar gerações mas novas em adultos na tradição e a sua função. Estes ritos tendem dar a criança uma formação completa para que cumpra o seu papel na comunidade, descobrem os mistérios ocultos e entendem conservar a classe dos homens como guardam da tradição, da religião da ética.
Dai que os ritos de iniciação participam do processo de construção de identidades culturais e tenha validade e sentido enquanto meio de formação das identidades moçambicanas. Estes ritos são colectivos e decorrem de forma mas regular e sistemático o que faz com que sua função se possa comparar à da escola formal e suas práticas e saberes possam contribuir no currículo da escola em Moçambique.
Aspectos negativos dos ritos de iniciação
Os ritos preconizam e incutam conceitos e comportamentos de inferiorização e submissão da mulher perante o homem; Contaminações das doenças, porque são ensinadas a praticar o sexo sem preservativo; Sexualidade precoce; Mortes devido aos instrumentos usados nos ritos, pois a circuncisão é feita a sangue fria sem anestesia, e isso provocam sangramentos; Não respeitam o calendário escolar.
Leia Também Sobre:
- Descendência e filhação em Moçambique
- Cultura e suas características
- Antropologia cultural: o que é? Objeto, métodos e teorias Antropológicas
- Culturalismo: Antropologia
- Difusionismo: Tipos, Inglês, Alemão e Norte-Americano
- Evolucionismo Cultural
- Grupos sociais: Tipos, Características, Vantagens e Desvantagens
- Controvérsias dos principais paradigmas da Sociobiologia: Moral, Ética e Religião