Sistema filosófico e religioso indiano fundado por Siddarta Gautama (563-483 a.C.), o Buda, que parte da constatação do sofrimento como a condição fundamental de toda existência e afirma a possibilidade de superá-lo através da obtenção de um estado de bem-aventurança integral, o nirvana [O budismo é uma religião que não professa a existência de qualquer deus
Surgiu na Índia, no século VI a.C. Dentro do budismo não existe hierarquia, até porque não há um deus, somente um líder espiritual, que é o Buda. O budismo não e propriamente uma religião mas mais uma filosofia de vida, visto que no centro da sua mensagem esta o homem; Deus fica numa enigmática penumbra. No mundo existem cerca de 400 mil seguidores, sobretudo, na Ásia.
A doutrina baseada nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda (600 a.C.), busca a realização plena da natureza humana. A existência é um ciclo contínuo de morte e renascimento, no qual vidas presentes e passadas estão interligadas. Como era de se esperar, essa religião oriental é a principal doutrina em vários países do sudeste asiático, como Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia.
O que é Budismo?
Budismo é uma religião, fundada por Sidarta Gautama, o Buda. A filosofia budista é guiada pelos ensinamentos de Buda, e acredita que o caminho para a libertação está na consciência que pode ser alcançada por práticas e crenças espirituais, como a meditação e o yoga.
É uma das maiores religiões do mundo, com milhares de praticantes em todo o mundo e não só no oriente. A religião budista na sua forma clássica não é teísta, ou seja, não possui um Deus. Buda não se acreditava uma divindade que devesse ser adorada, e sim um guia espiritual com seguidores de suas crenças e práticas.
Os budistas acreditam que a consciência física e espiritual leva à iluminação e elevação, o chamado nirvana. É o plano mais alto de consciência, onde o ser está livre da dor do mundo físico.
O objectivo do budismo – não é a fusão em brama (o absoluto) chegar ao nirvana. E ensina a via para fugir ao sofrimento e a a dor.
O Budismo também acredita que todos os seres possuem encarnações e reencarnações, inclusive os animais e plantas. Por isso o indivíduo deve ser bom a todos os seres, já que em outra vida pode-se experienciar aquela forma. Este ciclo de reencarnação é chamado de Samsara.
Um dos princípios fundamentais do budismo e o desenvolvimentos de uma atitude de compaixão ou benevolência, de amor, e de comunidade com todos os seres vivos, sem ferir, ofender ou depreciar nenhum deles.
Significado
O budismo é uma religião baseada nos ensinamentos deixados pelo Buda = (iluminado). A palavra “buda” significa aquele que despertou do sono da ignorância, aquele que se iluminou, e “Sakyamuni” significa o sábio do clã dos Sakya. Ele nasceu com o nome de Siddhartha Gautama, na Índia, e viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. em uma região que hoje pertence ao Nepal. O pai do príncipe Siddharta, Mayadevi, o educou para ser um grande guerreiro, cercado de luxos e prazeres. Até os 29 anos, Siddharta viveu no palácio, isolado do mundo, sem conhecer a velhice, a doença, nem a morte.
Um dia, ao sair do palácio, Siddharta teve contato com o sofrimento e a miséria. Foi então que resolveu isolar-se a fim de encontrar um método que pusesse fim ao sofrimento humano. Abandonou a vida mundana, tornando-se discípulo de respeitados ascetas. Anos depois, sozinho, aos 35 anos de idade, Siddhartha realizou sua própria natureza búdica e, consequentemente, compreendeu o sofrimento, sua causa, sua extinção e o meio para extingui-lo.
Iluminado, passou a ser conhecido como Buda Sakyamuni e proferiu ensinamentos até os 80 anos, quando morreu. A base de sua doutrina são as Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho de Oito Passos.
O objetivo principal é escapar do sofrimento, cuja constatação é apontada na Primeira Nobre Verdade. Na Quarta, o Buda afirma que há um caminho para a superação do sofrimento, que é explicado no Nobre Caminho Óctuplo.
A doutrina
O credo budista consite nas 4 verdades santas:
Entre os primeiros ensinamentos de Buda estão as “quatro verdades nobres” ou “quatro verdades sagradas” que têm como objetivo libertar o ser humano da dor. Os ensinamentos básicos são evitar as ações não virtuosas, fazer o bem e dominar a própria mente:
1.A verdade é que o viver é sofrer. (Dukha) toda a existencia e satisfeita e cheia de sofrimento
2.O sofrimento tem a sua origem nos desejos do ser humano. Este sofrimento e causado pela ignorância, pelo desejo ardente ou apego – esforço constante para encontrarem algo de eterno e estável num mundo transitório.
3.É possível eliminar o sofrimento se forem eliminados os apegos e desejos, o sofrimento supere-se alcançando a nirvana
- Alcança se a nirvana seguindo o nobre caminho Nobre Caminho Óctuplo (ou Oito Vias Nobres). Estas oito vias nao tem de
– Compreensão certa ou fe pura
– Pensamento dirigido certo ou vontade pura
– Discurso certo ou linguagem pura
– Esforço certo ou aplicação pura
– Conduta certa ou acção pura
– Atenção certa ou memória pura
– Concentração certa ou meditação pura
Para alcançar a purificação absoluta e por conseguinte a iluminação, o budismo propõe numerosos exercícios. O yoga e o principal.
O budismo acredita que um ser humano antes de atingir o nirvana, lugar de absoluta tranquilidade onde o sofrimento nao existe, passa por diversos renascimentos. No interior de roda de vida jazem as seis esferas de existencia onde os seres podem ser obrigados a renascer:
– O dos seres humanos, caracterizado pelos nascimento, velhice, doenca, mal estar e morte
No budismo nao existe a alma. Ha somente a sequencia de um momento de aparecimento que da origem ao seguite, de forma que a morte representa simplesmente uma nova forma de aparecimento como ser humano ou animal, no céu ou no inferno.
Os pecados
Os três pecados principais do budismo são:
– A ganancia (representada pelo porco);
– O odio (representado pela serpente);
– A ilusão (representada pelo galo).
Símbolos do Budismo
A roda da vida – e a roda simbólica do renascimento
O templo ou santuário budista- lugar de culto
O bonzo – e o nome dado aos monges budistas.
A Flor de Lótus é um dos símbolos do Budismo, ela significa a pureza espiritual e é associada ao aparecimento de Buda. Conta a lenda que desabrocharam flores de lótus atrás de cada um dos primeiros passos do pequeno Buda. As estátuas de buda são honradas de modo particular. Nas de madeira os fieis colocam folhinhas de ouro, pronunciando a típica orca budista: refugio-me no buda, nos seus ensinamentos e na comunidade de monges preserva e transmite o que o sábio ensinou.
Assim as orações dos budistas leigos e monges não são dirigidas a um Deus pessoal mas ao buda que esta dentro de cada um de nos.
As festas
Os leigos participam em variados atos de culto que revelam uma religiosidade muito viva e profunda. A oferta de flores, velas e pauzinhos de inceso e muito difundido.
Leia Também Sobre:
- Cristianismo: conceito e história do Cristianismo
- Judaísmo
- A História do Catolicismo ou da igreja Católica
- A indústria do paleolítico ao Neolítico
- Hinduísmo: origem, livros sagrados, fé, costumes e crenças
- Teologia: conceito, origem e objecto de estudo
- Teologia fundamental: conceito, história e suas fases
- Significado de Revelação divina e suas características
- O lobolo em Moçambique
- Tipos de casamento e suas funções
- Religião: conceito, características e tudo sobre religião
- Paganismo: o que é? Suas Características e seu Significado