Localização
O Monte Kosciuszko, localiza-se nas Montanhas Nevadas, no Parque Nacional Kosciuszko, é o ponto mais alto da Austrália enquanto ilha. O monte tem 2230 metros de altitude.
Origem do nome
O seu nome foi dado em 1840 pelo explorador da Polónia, conde Paul Strzelecki, em homenagem ao herói nacional general Tadeusz Kościuszko.
Antes o nome era escrito errado: mount Kosciusko, um aglicanismo; mas a versão mount Kosciuszko foi oficialmente adotada em 1997 pelo Instituto de Nomes Geográficos de Nova Gales do Sul. A forma escolhida pelo Instituto foi a original, Kościuszko, incluindo o acento sobre o “s”, mas esta forma é geralmente ignorada na Austrália.
Pico
Como outros picos australianos, o monte não é difícil de ser escalado. Há uma estrada para o Passo de Charlotte, de onde uma trilha de sete quilômetros liga ao topo. Qualquer um com nível médio de forma física é hábil para subir. Até 1960, a estrada era aberta para veículos e se podia dirigir perto do topo.
O pico pode ser alcançado de Thredbo por uma maior, mas não tão difícil caminhada com auxílio de um teleférico. No topo do teleférico há uma trilha no meio da vegetação do Parque Nacional. É neste parque também onde está localizado a mais próxima pista de esqui de Sydney, contendo os Resorts de Esqui Thredbo e Perisher. O monte Kosciuszko pode ter sido escalado a primeira vez por aborígenes australianos bem antes dos primeiros europeus.
Leia Também Sobre:
- Principais montanhas do mundo e sua localização
- Monte Denali: Localização e altitude, formação, origem do nome, acesso e curiosidades
- Monte Vinson: localização, origem do nome, história e o seu pico
- Monte Aconcágua: Localização e altitude, formação, origem do nome, acesso e curiosidades
- Monte Drakensberg: Localização e altitude, formação, origem do nome, acesso e curiosidades
- Monte Kilimanjaro: Localização, Mapa, História, Protecção, Clima: vulcanismo e neve
- Monte Namuli: Localização, História, Geografia e Fotos
- Monte Everest: Localização, Formação, Rotas Ascensão, Perigos, Turismo, Fotos, Curiosidades