Se as tradições religiosas e culturais vêm possibilitando aos africanos resistir aos inúmeros problemas que afectam, as mulheres são sem dúvida os principais agentes dessa resistência.
Apesar de ser vítima de acções resultantes de uma sociedade que as considera inferiores, violência sexual, falta de acesso à educação e aos postos formais de trabalho, as mulheres da África são hoje responsáveis pela manutenção da maioria das famílias. É com seu trabalho que se desenvolve a agricultura de subsistência, e são elas que permanecem criando os filhos quando os homens partem em busca de trabalho ou são requisitados pelas guerras.
Programas como o Cinturão Verde, por exemplo – criado pela queniana Wangari Maathai, ganhadora do Prémio Nobel da Paz em 2004, que paga por muda de árvore plantada por mulheres, baseiam-se na actuação e na solidariedade das mulheres para gerar renda e reflorestar parte da África.
É sobre elas também que se apoia a tarefa de conter a epidemia do SIDA na maior parte dos programas de prevenção que estão sendo desenvolvidos.
Rompendo séculos de opressão e domínio dos homens, as mulheres Africanas também começam a se tornar líderes políticas em seus países, como Verónica Macamo, presidente da Assembleia da República de Moçambique.
Ou ainda a combativa Wangari Maathai, vice-ministra do Meio Ambiente do Quénia, que hoje comanda a luta continental pelo crescimento económico sustentável e pelo fim da opressão feminina.
Se não são poucos os problemas que atingem o continente, também são poucos os sinais de que é possível pensar-se em construir uma nova África. Pois, como disse Wangari Maathai, “a África não é um continente pobre; é, sim, um continente empobrecido”.
Leia Também Sobre:
- Cultura: conceito, características e sua origem
- Os Rituais e ordem
- Importância da feitiçaria na África e em Moçambique
- Religião em Moçambique
- Diversidade cultural em Moçambique
- Makwayela: O que é? Origem, em Moçambique e sua Importância
- Xitique: O que é? Requisitos, vantagens, desvantagens e importância
- O que é identidade Cultural? Qual é a sua Importância?
- Causas e consequências da pobreza