Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Química

Princípios da química na sociedade primitiva ao feudalismo

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Dezembro 29, 2020
in Química
0 0
0

No início do desenvolvimento humano os instrumentos que dispunha para atender as necessidades mais prementes de sua existência eram construídos com galhos de árvore, ossos, pedras brutas e trabalhadas, dentes, chifres, todos estes materiais obtidos a partir da natureza.

É provável que uma das transformações químicas realizadas pelo homem, embora não intencional, esteja associada ao uso do fogo, utilizado no fornecimento de calor e luz, e no cozimento de alimentos. O homem primitivo não surpreendeu-se em observar que em decorrência da acção do fogo, a madeira se transformava em cinzas, a areia tomava a forma de vidro ao ser resfriada e o barro se tornava mais resistente. A partir disso deve ter resultado o domínio do surgimento das técnicas de fabricação da cerâmica. No que tange ao uso de metais para a produção de utensílios, por técnicas primitivas como o martelamento, provavelmente se iniciou com aqueles metais encontrados em forma pura na natureza, como o ouro e cobre.(idem)

Consideram-se dois grandes momentos marcantes e importantes no desenvolvimento das ciências:

A sociedade primitiva (5000-4000 a.n.e) e a antiguidade onde se inclui a ciência das civilizações do antigo oriente nomeadamente: Egipto, Mesopotâmia, Fenícia, Israel, Índia e china (3000 a 600 a.n.e) e a ciência na antiga sociedade de classes das civilizações do mundo Grego-romano (ciência helenística e romana 600 a.n.e a 600 n.e);

A ciência das civilizações da idade média, onde se inclui a ciência América pré-colombiana, do árabe, da Índia medieval, do império bizantinico, do mundo eslavo, do mundo hebraico mediaval e do ocidente mediaval cristão.

  • A sociedade primitiva caracteriza-se pela propriedade social dos meios de produção, onde era importante a produção de alimentos, vestes, habitação, bem como o fabrico de meios produção com as quais era possível trabalhar sobre a natureza, modificando-a de tal modo que fosse possível satisfazerem se das necessidades de subsistência da sociedade.
  • O homem deve ter observado que o aquecimento da mistura de certas rochas com o carvão das fogueiras levava à fusão, permitindo o isolamento e obtenção de materiais hoje identificados como chumbo e cobre, dando origem às operações metalúrgicas. Sabe-se hoje que as rochas empregadas inicialmente pelo homem eram minerais, constituídos principalmente por óxidos metálicos. Depois, a observação e a experimentação levaram á incorporação dos sulfetos metálicos como fonte dos metais, como no caso do chumbo, obtido a partir de seu sulfeto, mineral conhecido como galena. Posteriormente surgiu as duas principais fases, divididas por um acontecimento de extrema importância: o aparecimento da agricultura- a primeira fase cobre o período da antiga idade da pedra (paleolítico), cuja economia se baseava na recolecção de alimentos e na caça. A segunda fase inclui o período da agricultura aldeã primitiva (neolítico) essa fase alguns países é considerada como sendo a idade do bronze, e finalmente o das cidades independentes, que viviam no comercio (idade do ferro).

Conteúdos

A química na sociedade esclavagista

A ciência e a arte sofreram um desenvolvimento novo a partir dos anos 600 a.n.e particularmente nas regiões de oeste do mar Mediterrâneo, pelo surgimento do campesinato como base para o desenvolvimento económico. Já que o trabalho pesado era executado por escravos, criou-se a possibilidade de surgirem outras forças culturais. Assim desenvolvem-se mais e mais áreas como a literatura, as línguas, as ciências politicas, a filosofia e a matemática.

Com a agricultura surgiram os latifúndios nos quais eram empregues milhares de escravos. Entre tanto, os artesões expandiram a sua produção de tal modo que, com este desenvolvimento se tornou necessário introduzir a moeda por volta de 270 a.n.e. .Com a introdução da moeda, desenvolveu-se o imposto estável e privada, que conduziu ao fortalecimento dos banqueiros e mercadores. No século I, a circulação da moeda atingiu o seu ponto mais alto.  Os comerciantes faziam a troca com os seus chefes uma vez que eles queriam ser ensinados a técnica da caça. Foi possível a partir desta sociedade o aparecimento de escravos, estes escravos eram submetidos a trabalhos pesados, foi a partir dai que apareceu os poetas depois disso expressavam a sua dor nas pedras pois escrevia nelas, em seguida apareceram os artistas, estes apareceram para interpretar o que os escravos não conseguia falar pois escrevia nas árvores cada dor que sentiam a cada dia que se passava.(idem).

Uma vez mandados pelos seus chefes quase sempre passaram a ser melhores em relação ao seus chefes. Depois do homem saber que já existe a escrita, tentou escrever em muitos livros, símbolos, técnicas durante a extracção do ferro pela produção da moeda, poderia ser produzida através dos metais, dai postaram nos metais. Começaram a escrever em vários livros e submeteram ao Museion, onde existia uma biblioteca com cerca de 70000 obras. Museion contribuiu também para o desenvolvimento da química (no período da decadência do império.

As primeiras falsificações da moeda apareceram porque muitos haviam contraído dividas. Depois disso o imperador Dikletino quando descobriu que existia obras que tinham informações de como falsificar a moeda disse que mandaria queimar todos os livros que contivessem informações sobre as transformações químicas, para impedir a prática da falsificação da moeda, tendo ainda introduzido a pena de morte por incineração a vivo, contra todos aqueles que praticassem a falsificação da moeda.

A química no feudalismo: Ásia e europa (cerca de 600 a 1500 n.e)

No século da nossa era ocorreram mudanças no modo de produção com o surgimento do feudalismo. A formação sócio-económica do feudalismo caracteriza-se pela propriedade privada dos meios de produção. Institucionalmente ligada à privatização da terra e ao direito de o proprietário determinar um certo valor da produção producente para si, tornava os camponeses dependentes. A luta entre os camponeses e os senhores feudais foi, nessa altura, a forca motriz do desenvolvimento social, que iria conduzir, mais tarde, a grandes diferenciações entre os camponeses e artesões, por um lado, e ao desenvolvimento da agricultura e do comercio e consequentemente das cidades, por outro.

Na cultura do feudalismo, dominavam concepções religiosas do cristianismo, budismo, hinduísmo, e no século VIII do islamismo que pouco depois transformou se com aquelas regiões mundiais. Na europa o cristianismo tornou-se o núcleo ideológico da classe feudal. A medicina árabe desenvolveu-se tendo sido, igualmente para a química de extrema importância. Pela primeira vez passa se a conhecer a primeira circulação. Na área da química desenvolveu-se a alquimia árabe. Métodos, procedimentos, substâncias e aparelhos da alquimia foram sintetizados pela primeira vez, sistematizados. Durante o feudalismo a intensificação da relação da produto-moeda, que conduz mais tarde a formação da burguesia, o desenvolvimento científico conhece uma nova dinâmica sob condições específicas do feudalismo e das suas contradições.  

Aspectos gerais sobre a interpretação dos fenómenos relacionados com as transformações químicas

Observando-se os fenómenos naturais, poderia chegar se as interpretações de carácter religioso e místico, onde deuses seriam criadores. Assim sendo a mitologia, a religião e a ciência são formas de conhecer melhor o mundo. A homenagem aos deuses representava o conjunto de convicções de indivíduos de classes dominantes. Na Babilónia, eram adorados a lua, o sol e outras estrelas, pois conseguiam interpretar melhor o planeta terra. Em África, no Egipto, acreditava-se no deus sol, pois este dominava a vida no vale e no delta do Nilo.

Interpretações sobre as transformações químicas pelas filosofias naturalistas

A filosofia baseava-se muito em conceitos básicos da química, pois ela usava o modo dedutivo, sem experimentação nem investigação indutiva. Supõe-se que os filósofos naturalistas tivessem sido influenciados pelas filosofias religiosas indianas, as quais concebiam 5 elementos (fogo, água, ar, terra e éter) como criação divina. O atomismo grego está ligado aos nomes de Leucipo de Mileto e Democrito de Abdera. A teoria dos quatro elementos, está associada aos nomes de Empedocles e aristoteles. Empédocles propôs que a matéria seria constituída por quatro princípios: água, ar, fogo e terra. Aristóteles se opôs ao atomismo, adoptou e ampliou a ideia de Empédocles, propondo que existiria uma matéria-prima que constituiria a base de formação de todas as substâncias existentes.

Princípios químico-técnicos da fabricação e produção de materiais

Foi com base na sociedade, e principalmente nas classes dominantes que foram colocadas na antiguidade novas exigências à produção química, particularmente aqueles que se ligam com a metalurgia, isto é, com metais como: o ferro, o aço, o cobre, o estanho, o bronze e o chumbo para produzir utensílios que destinavam-se, em primeira linha, à produção de armas entre varias coisas. Foi neste âmbito que obteve-se mais metais preciosos e semipreciosos, que eram utilizados na relação produto-moeda como meio de pagamento das suas despesas. Estas necessidades incluíam também cosméticos, produtos farmacêuticos, etc. os artesões descobriram o mercúrio como sendo um novo metal, o mercúrio por sua vez, era utilizado para formar amálgama e para a fabricação de pomadas contra doenças (imposições) dai chamaram os alquimistas.

Formação da alquimia a partir das filosofias naturalistas

A alquimia formou-se como área específica das ciências naturais. É frequente associar a alquimia á busca pela “pedra filosofal”, a transmutação de metais de ouro e do elixir de longa vida, pois, possuíam como meta transformar metais menos nobres em ouro e desenvolver uma substância que fosse capaz de curar todos os males e prolongar a vida do ser humano.

Imposições da alquimia segundo Razi:

– Apresentação e sistematização de todas as substâncias químicas conhecidas até então segundo as suas propriedades;

– Apresentação e sistematização de todos os aparelhos e descrição da sua aplicabilidade.

Princípios tecnológicos de produção de substâncias na sociedade

Nos primórdios da história, o homem aprendeu a usar o fogo, abrindo caminho para inúmeros processos de transformação de matérias-primas em objectos úteis. Essa habilidade, que nos distingue dos outros animais, além de transformar a nutrição e o próprio comportamento do homem primitivo, deu início à tecnologia. A produção de novas substâncias foi importante para o aumento da produção de alimentos. Nesse sentido destaca-se o uso de fertilizantes (adubos) e agro-tóxicos que contribuem para um mais rápido e saudável crescimento das plantações e culturas. Outros produtos da química, como conservantes, antioxidantes, aromatizantes, adoçantes, corantes e estabilizantes, também são empregues na produção de alimentos industrializados.

Por sinal, as indústrias são, provavelmente, o sector onde a química tem mais contribuído. As refinarias de petróleo por exemplo, realizam o processo químico de limpeza e refino do óleo bruto para produzir diversos combustíveis, como: diesel, gasolina, querosene, gás e outras substâncias que são usadas por outas industria ou por nós mesmos, no dia-a-dia. Em função do aquecimento global, a busca por novas alternativas de fontes de energia tem solicitado, mais uma vez a química. O biodiesel é uma fonte renovável de energia e o seu uso diminui o impacto no meio ambiente. As usinas nucleares empregam a energia térmica liberada das fissões nucleares para aquecer água e, com o vapor produzido, mover turbinas geradoras de electricidade.

O polímero sintético transformou o mundo no século XX: os plásticos. Na verdade, os polímeros são conhecidos (e usados) desde a antiguidade, só que eram polímeros naturais, como a celulose, a borracha, o amido e o colagénio. Os polímeros sintéticos imitam os naturais, e em determinadas circunstâncias, superam a natureza na produção de materiais que podem combinar leveza, flexibilidade, resistência, isolamento térmico e eléctrico, etc.

 Os agentes químicos poluidores mais comuns são os fertilizantes agrícolas e agro-tóxicos (usados para o melhor rendimento da colheita); compostos orgânicos sintéticos, como: plásticos, detergentes, tintas, solventes e herbicidas; e compostos inorgânicos e minerais que, quando derramados nas águas, causam modificações no pH e salinidade, assim como podem torná-las tóxicas.

Leia Também Sobre:

  • A Descoberta do Hidrogénio
  • Silício: Propriedades físicas e químicas, obtenção, Aplicação e Propriedades
  • Petróleo Bruto: Origem, Ocorrência, Propriedades Físicas, Composição química, Processo de extracção
  • O dióxido de carbono e problemas ambientais
  • Composição química da célula
  • Padrões de qualidade do Ar
  • Padrões de qualidade do solo
  • Padrões de qualidade da água

Referências bibliográficas

BLOCH, António, História de Química, Porto, 2008.FRANCO, Maria das Dores, Evolução da química, São Paulo, 2010.SUSAN, Ana Dora, Química, Porto rico, 2005.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Cálculo de variação de calor (ΔH) em processos químicos
Química

Cálculo de variação de calor (ΔH) em processos químicos

Agosto 5, 2022
Cálculo estequiométrico das reações químicas
Química

Cálculo estequiométrico das reações químicas

Agosto 5, 2022
Química

Principais dos Compostos Inorgânicos (Óxidos, Ácidos, Bases e Sais)

Abril 28, 2021
Química

Obtenção industrial e laboratorial do H2SO4, HCl e HNO3

Abril 28, 2021
Next Post

O que são processos cognitivos?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR