Conteúdos
Localização
Rio Congo, anteriormente rio Zaire, tem uma extensão de 4.700 km e é o segundo maior rio do continente, depois do rio Nilo. Nasce nas terras altas do nordeste da Zâmbia entre os lagos Tanganhica e Niassa (Malawi) como Rio Chambeshi a uma altitude de 1.760 metros acima do nível do mar e a uma distância de aproximadamente 700 km do Oceano Índico. O seu curso toma então a forma de um arco gigante no sentido anti-horário, fluindo para o noroeste, oeste e sudoeste antes de drenar para o Oceano Atlântico em Banana na República Democrática do Congo.
Países
Sua bacia de drenagem, cobrindo uma área de 3.457.000 km2, abrange quase todo o território daquele país, assim como a maior parte da República do Congo, a República Centro-Africana, o leste da Zâmbia e o norte de Angola. Partes dos Camarões, Ruanda, Burundi e da Tanzânia .

A navegabilidade, no entanto é boa apesar de ser limitada por um obstáculo intransponível: uma série de 32 cataratas ao longo do curso inferior do rio, incluindo as famosas Cataratas de Inga . Essas cataratas tornam o Congo inavegável entre o porto de Matadi , na cabeceira do estuário do Congo, e Malebo Pool. Kisangani (anteriormente Stanleyville) – localizado logo a jusante do Boyoma Falls , uma série de sete cataratas – que marcam o início real, a montante, do Congo navegável. Esta parte central do rio flui continuamente por mais de 1.000 milhas (1.600 km) para dentro de 22 milhas (35 km) de Kinshasa. Seu curso no início é estreito, mas logo se torna mais amplo, após o qual muitas ilhas ocorrem no meio do caminho. Essa mudança no caráter do rio corresponde à sua entrada em sua planície aluvial.
História
A expressão ” Bacia do Congo, ”estritamente falando, refere-se à bacia hidrográfica. Isso não é apenas vasto, mas também é coberto por uma rede densa e ramificada de afluentes, subtributários e pequenos rios – com excepção dos planaltos arenosos no sudoeste.
Quando o rio se tornou conhecido pelos europeus no final do século XV, eles o chamaram de Zaire, uma corrupção de uma palavra que é dada como nzari , nzali , njali , nzaddi e niadi e que simplesmente significa “rio” em línguas africanas locais. Foi apenas nos primeiros anos do século XVIII que o rio foi chamado pela primeira vez de “Rio Congo”, um nome retirado do reino de Kongo que havia sido situado ao longo do curso inferior do rio.
Durante o período (1971-1997), quando a República Democrática do Congo foi chamada de Zaire, o governo também renomeou o rio Zaire. Mesmo durante esse tempo, no entanto, o rio continuou a ser conhecido em todo o mundo como o Congo. Para os literatos, o rio é evocativo do famoso conto de 1902 “ Coração das Trevas ”por Joseph Conrad .Seu livro evocou uma atmosfera de mau presságio, traição, ganância e exploração. Hoje, no entanto, o Congo aparece como a chave para o desenvolvimento económico do interior da África Central.
Importância
O rio Congo é navegável, especialmente entre Kinshasa e Kisangani. É um local com grande fluxo de comércio, já que o país tem poucas estradas e ferrovias. O rio Congo é o rio com o maior poder energético da África. Durante a estação chuvosa o fluxo do rio é de 50.000 metros cúbicos (1.800.000 pés cúbicos) de água por segundo que desaguam no Oceano Atlântico. Cientistas calcularam que a Bacia do Congo é responsável por 13% do potencial hidroeléctrico mundial, o que seria suficiente para fornecer energia para toda a África subsariana.
Leia Também Sobre: