Significado: PARPA – Programa de Acção para a Redução da Pobreza Absoluta. Moçambique no âmbito da implementação dos projectos da NEPAD, desenhou e desenvolve um plano de acção para redução da pobreza absoluta (PARPA) desde 2000.
Programa de Acção Para a Redução da Pobreza Absoluta (PARPA) constitui um modelo específico de desenvolvimento em Moçambique, instituído em 1999 como uma estratégia a médio e a longo prazo. É um instrumento para a operacionalização da NEPAD. Este plano, pode ser visto como uma forma de integração da NEPAD ao nível local.
O objectivo principal das políticas de desenvolvimento é a melhoria dos padrões de vida da população ou seja, o combate a pobreza . Foram definidas como linhas de pobreza absoluta indivíduos que não atingem padrões nutricionais de 2150 calorias por dia.
Em termos monetários, a linha de pobreza nacional foi fixada em 5.433 mt por pessoa por dia, há também a acrescentar outros indicadores como a taxa de analfabetismo, de mortalidade infantil, de população sem água potável, e da desnutrição crónica. O PARPA como plano de acção divide-se em duas partes: PARPA-I e PARPA-II.
Leia Também Sobre:
- A Operação Nó Górdio
- Batalha de Coolela
- As Sociedades Moçambicanas Após a Fixação Bantu
- O impacto da agricultura sobre a organização social bantu
- O Sul de Moçambique e o Trabalho Migratório: causas e consequências
- Pinturas rupestres em Moçambique
- A economia colonial Portuguesa em Moçambique e o papel das companhias
- As formas de exploração colonial em Moçambique
- Corredores de desenvolvimento de Moçambique
Bibliografia
Extraido da Wikipédia;