As sociedades Matrilineares
Matrilocal é aquela que estabelece residência conjunta entre o casal e os pais da mulher. Com frequência acontece nas sociedades setentrionais de Moçambique onde há uma tendência de as famílias estabelecerem residência matrilocais.
Matriarcal ou matrilinear é a família cujo poder é exercido pela mulher. As famílias matriarcais abundam no norte de Moçambique, sendo que a mulher exerce o poder indirectamente através do seu irmão do sexo masculino. É este a quem cabe zelar pela orientação da vida dos filhos da irmã cuidar pela iniciação desses filhos e legar-lhes a sua herança em caso de morte. O papel do pai biológico é quase que passivo, pelo que quando o filho porta-se mal ou comete uma infracção, o pai remete a solução dessa solução dessa situação ao tio materno do filho, isto é, ao irmão da mãe do filho
Como resultado da influência nesta região, assiste-se as diferenças entre a região norte e sul do Zambeze, a norte do Zambeze devido ao impacto da mosca Tsé-Tsé, impediu numa primeira fase a prática da pecuária, sobretudo o gado bovino e privilegiando a prática da agricultura, actividades que maioritariamente eram praticadas pelas mulheres, o que teria originado comunidades matrilineares, estas sociedades desenvolveram-se no norte do Zambeze.
Devido a prática da agricultura, conferiu a mulher poderes sobre o homem onde os filhos do casal pertencem ao grupo de parentesco da mãe e os bens e poderes são herdados por via materna. O casamento na sociedade matrilinear, o homem fixa a sua residência na família da mulher, isto é, o casamento é matrilocal, a esta prática chama-se uxorilocalidade. As funções políticas e jurídicas são desempenhadas pelo tio materno. Nestas sociedades, se no casal a mulher morre, o homem é obrigado a casar-se com a irmã da sua defunta mulher, a esta prática chama-se Surrurato.
Neste caso as mulheres e que transmitem os apelidos aos descendentes. Nas sociedades matrilineares as principais decisões da família, como o casamento e resolução de alguns problemas, são tomadas pelo irmão da mãe (tio materno). Este tipo de sociedade é característico de algumas regiões das províncias de Tete, Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa.
As sociedades Patrilineares
Patrilocal é aquela que estabelece uma residência conjunta entre um casal e os pais do homem. Geralmente nas sociedades meridionais de moçambique há uma tendência de as famílias estabelecerem residências patrilocais devido a estrutura e a natureza do poder que se centra nas mãos dos homens
Patriarcal ou patrilinear é a família cujo poder é exercido pelo marido. As famílias patriarcais abundam no sul de Moçambique, sendo que o patriarcado como uma relação de poder incide também no casamento, na sucessão, na herança e na estrutura social das famílias
Estas sociedades desenvolveram-se no sul do Zambeze, devido a prática da pastorícia, actividade praticada pelo homem, conferiu ao homem poderes sobre a mulher entretanto o estatuto de filho pertence a família do homem. Nessa sociedade a herança dos bens e poderes é feita por via paterna, isto é, do pai para filho. O casal fixa a sua residência na casa do marido, ou por outra, o casamento é patrilocal, a esta prática chama-se virilocalidade.
Os filhos pertencem a família do marido e se no casal o homem morre, a mulher tem a obrigação de casar-se com o irmão do seu defunto marido, esta prática chama-se liverato. Nas sociedades Patrilineares o parentesco transmite-se pelo apelido, é o pai que o transmite aos filhos. Nas antigas sociedades a sul do rio Zambeze, e até actualmente, quando decorre a cerimónia do lobolo e do casamento é a mulher que abandona o seu grupo e se junta a família do marido. Estas famílias são característica das províncias de Sofala, Manica, Inhambane, Gaza e Maputo.
Leia Também Sobre:
- Relação entre a Antropologia e a Educação
- Relação da Antropologia com as outras ciências
- Sociedades Matrilineares e Patrilineares em Moçambique
- A família na perspectiva Africana
- Família: Etimologia, Conceito e Evolução Histórica da Família
- Etnocentrismo cultural
- Cultura: conceito, características e sua origem
- Os Rituais e ordem
- Importância da feitiçaria na África e em Moçambique