Sentido etimológico: θεός – Deus λόγος – Palavra, verbo θεός + λόγος – TEOLOGIA = A Palavra a cerca de Deus. “teologia”, entre os povos helénicos (que nos legaram essa palavra), era literalmente: “palavra sobre Deus” (=theo-Ioghia). Referia-se a um “oráculo de Deus”, a uma “mensagem sobre Deus” ou ainda a um “hino de glorificação a Deus”. Portanto, a teologia tem, em sua raiz etimológica, o sentido de anúncio e de louvor.
Em resumo, a teologia é o estudo ou ciência que versa sobre Deus; Trata das coisas divinas. A Teologia em sentido original é o conhecimento que Deus tem de si mesmo e comunica aos homens pela revelação.
Como toda ciência, a Teologia tem um objecto de estudo: Deus. Como não é possível estudar directamente um objecto que não se vê e nem é possível tocá-lo, estuda-se Deus a partir da sua revelação que no cristianismo esta pautada na Sagrada Escritura.
A teologia como ciência, é um estágio da evolução do conhecimento humano, que se desenvolve em vários graus ou níveis:
Grau do conhecimento humano: é o nível vegetativo, sensorial, biológico-instintivo ou simplesmente (que se transmite pela experiência da vida)
Conhecimento especulativo: é o nível racional e intelectual que desabrocha das ciências naturais e especulações filosóficas. (que se transmite pelo estudo e investigação científica). Este conhecimento corresponde à teologia natural, que ocorre quando a razão, à luz de seus próprios princípios naturais é apoiada somente em sua capacidade analítica e demostrativa.
Conhecimento sobrenatural: é o nível da fé sobrenatural, da graça, da revelação divina das verdades sobrenaturais. (ao qual se chega pela revelação divina, verdades reveladas, dogmas). Corresponde à teologia sobrenatural, aquela que ocorre quando a razão estuda a Deus e tudo o que a Ele se refere à luz das verdades reveladas e segundo os princípios da revelação.
A teologia como ciência tem:
– Um objeto – Deus (Coisas divinas)
– Uma metodologia e norma própria de investigação: A teologia parte de verdades reveladas, (os artigos da fé ou o fides quae) dadas por certas. O teólogo deve ser antes de tudo um crente, que aceita o Credo da Igreja segundo o sentido exacto das proposições dogmáticas. Daí, o método Teológico é visto como uma composição de 3 passos principais: 1) perceber a pergunta; 2) formular cuidadosamente a hipótese; 3) pronunciar a conclusão como verdadeira. A Teologia portanto, parte da fé e ela mesma é um acto de fé.
Leia Também Sobre:
- Cristianismo: conceito e história do Cristianismo
- Judaísmo
- A História do Catolicismo ou da igreja Católica
- A indústria do paleolítico ao Neolítico
- Budismo: o que é significado, pecados e símbolos
- Hinduísmo: origem, livros sagrados, fé, costumes e crenças
- Teologia: conceito, origem e objecto de estudo
- Significado de Revelação divina e suas características
- O lobolo em Moçambique
- Tipos de casamento e suas funções
- Religião: conceito, características e tudo sobre religião
- Paganismo: o que é? Suas Características e seu Significado