O que é Currículo Local
O INDE (2003) define currículo local como sendo: “uma componente do currículo nacional correspondente a 20% do tempo previsto para leccionação de cada disciplina. Esta componente é constituída por conteúdos definidos localmente como sendo relevantes, para integração da criança na sua comunidade”. Um documento anterior ao mencionado e elaborado pelo mesmo INDE (1999) sublinhara que o objectivo da introdução do currículo local é o de “ formar cidadãos capazes de contribuir para melhoria da sua vida, a vida da sua família, da comunidade e do país, partindo da consideração dos saberes locais, das comunidades onde a escola se situa”.
Metodologia do Ensino de Currículo Local
O tratamento dos conteúdos em Geografia deve basear-se numa metodologia de integração. Assim, o professor, ao abordar os conteúdos deve privilegiar a leitura da paisagem ou seja a observação, a descrição, a explicação, a interacção, a analogia e a representação. O professor deve também considerar as ideias que os alunos têm sobre a representação do espaço, ou seja, em todas as aulas deve-se privilegiar a comparticipação.
Em seguida o professor desenvolve em sala de aula, cada um dos subtemas propostos, visando fornecer informações e preparar o posterior trabalho extra-aula.
Leia Também Sobre:
- Hiperatividade: Causas, Características/ Sinais de alerta de Hiperatividade
- Sinais de alerta de Síndrome de Tourette ou Tiques
- Disgrafia: O que é? Características e Intervenção
- Dislexia: O que é? Características e sua classificação
- Pensamento Económico na idade Média
- Aula como forma de organização do Processo de Ensino e Aprendizagem
- Categorias Pedagógica
- Desafios da Educação em Moçambique
- Didáctica das ciências sociais: O que são? Objeto, Ciências Sociais e a Educação
- Conceito de Manuais e suas funções
- Planificação escolar em ciências sociais: Conceito, Tipos, elementos, objetivos
- Avaliação do processo de ensino-aprendizagem em ciências sociais
- Características da Aprendizagem