Conteúdos
Localização geográfica do Namíbia
Namíbia, oficialmente República da Namíbia, é um país da África Austral limitado a norte por Angola e Zâmbia, a leste pelo Botswana, a sul pela África do Sul e a oeste pelo Oceano Atlântico. Embora não faça fronteira com o Zimbabwe, menos de 200 metros da fronteira com a Zâmbia e Botswana separa-os em seus pontos mais próximos. O país ganhou a independência da África do Sul em 21 de março de 1990, após a Guerra de Independência da Namíbia. Sua capital e maior cidade é Windhoek.
Com 825.615 quilômetros quadrados, a Namíbia é 34º maior país do mundo. O país está situado entre os desertos do Namibe e Kalahari, sendo a nação com menor índice pluviométrico da África subsariana.
História de Namíbia
Anteriormente à época em que chegaram os colonizadores que vieram da Europa, o território foi área de ocupação dos povos san, bem como os hereros, falantes do banto. No final dos anos 1480, os navegadores que vieram de Portugal foram os exploradores das regiões costeiras de Cape Cross, Walvis Bay e Dias Point. Séculos depois, exploradores que vieram do Reino Unido e dos Países Baixos foram os ocupantes do território.
O território ficou sob domínio dos alemães até que se iniciou a 1ª Guerra Mundial, em 1915, quando as tropas do Reino Unido com base na África do Sul ocuparam a região. No mês de janeiro de 1921, a Liga das Nações deu uma outorga à África do Sul para administrar o Sudoeste Africano. Em 1946, a África do Sul fez uma solicitação à Organização das Nações Unidas (ONU) para autorizar a plenitude de incorporar o território.
Na metade dos anos 70, a África do Sul fez uma proposta de divisão da Namíbia, mas não foi aceita pela SWAPO em 21 de março de 1990, a Namíbia finalmente declarou-se totalmente independente, durante a eleição do presidente Samuel Nujoma, líder da Swapo, com governo que se compunha de membros da organização popular. Em 1994, a África do Sul faz uma devolução à Namíbia.
Clima de Namíbia
A Namíbia tem um clima classificado como sub-úmido (média de chuvas acima dos 500 milímetros/ano), semiárido (entre 300 e 500 mm) e árido (150-300 mm), até os planaltos costeiros hiperácidos, com média de menos de 100 milímetros. As temperaturas máximassão limitadas pela altitude total de toda a região: apenas no extremo sul, em Warmbad por exemplo, as médias registradas são de 40° C. Normalmente, zonas subtropicais de alta pressão, com céu claro frequentes, oferecem mais de 300 dias de sol por ano ao país. O inverno (junho-agosto) é geralmente seco. A estação chuvosa ocorre no verão, sendo um pequeno período de chuvas entre setembro e novembro e um maior entre fevereiro e abril.
O clima na zona costeira é dominado pelo frio, sendo que a Corrente de Benguela no Oceano Atlântico traz baixa precipitação (50 mm por ano ou menos), denso nevoeiro frequente e temperaturas em geral mais baixas do que no resto do país.
População de Namíbia
A Namíbia tem a segunda menor densidade populacional em relação a qualquer outro país soberano, atrás apenas da Mongólia. A maioria da população é de origem de falantes da língua bantu, residentes principalmente no norte do país, embora muitos estão morando nas em cidades por toda a Namíbia. Outros grupos étnicos são as pessoas hereró e himba, que falam uma língua semelhante, além dos damaras e namas.
Além da maioria bantu, existem grandes grupos khoisan (como nama e san), que são descendentes dos habitantes originais da África Austral. O país também contém alguns descendentes de refugiados de Angola. Há também dois pequenos grupos de pessoas com origens raciais diversas, chamados “mestiços” e “basters”,. Há uma grande minoria chinesa na Namíbia. Brancos (principalmente de origem alemã, africâner, britânica e portuguesa).
Religião Namibiana
Entre 80% a 90% da população da Namíbia segue o cristianismo, sendo que pelo menos 50% destes são luteranos. Entre 10% e 20% da população seguem as crenças tradicionais. O trabalho missionário durante os anos 1800 atraiu muitos namibianos ao cristianismo. Embora a maioria dos cristãos do país sejam luteranos, também há católicos, metodista, anglicana, neerlandeses reformados. O país é o lar de uma pequena comunidade judaica de cerca de 100 membros.
Economia da Namíbia
A base da economia da Namíbia está na extração e processamento de minerais. A mineração compreende 20% do PIB do país e faz da Namíbia o quarto maior exportador de minerais não-combustíveis da África e o quinto maior produtor de urânio do mundo. Aproximadamente metade da população depende da agricultura para viver, dos quais a maior parte pratica a chamada agricultura de subsistência.
Turismo em Namíbia
A Namíbia geralmente atrai ecoturistas a maioria para experimentar os climas diferentes e variados, além das paisagens geográficas naturais como o Deserto do Kalahari e as planícies orientais. Nestes lugares existem alojamentos e reservas para que os turistas passem a noite bem acomodados. A Namíbia é também um destino comum para os interessados na caça esportiva. Fora das reservas e de parques ambientais a caça é permitida e geralmente ocorre em latifúndios de colonos de origem europeia, principalmente de origem alemã.
Leia Também Sobre: