A industrialização é o processo socioeconómico que tem por objectivo transformar uma área da sociedade, inicialmente retrógrada, numa fonte de maior riqueza e lucro através da introdução de máquinas nas produções. Consequentemente, implica a substituição do Homem, em muitas tarefas que anteriormente lhe eram destinadas, no processo de produção.
O processo de industrialização levou a um crescimento urbano e demográfico nas regiões em que ocorria, provocando um grande aumento na divisão de trabalho, grandes progressos em produtividade industrial e agrícola e um rápido crescimento de rendimento per capita da classe média e do padrão de consumo.
As épocas de industrialização são comummente divididas em três momentos, embora se englobem todas no mesmo fenómeno base. O Século XVIII marca o início da 1ª Revolução Industrial ou 1ª Revolução Tecnológica, que foi iniciada em Inglaterra.
Esta caracterizou-se pela invenção da máquina a vapor e pelas consequentes mudanças que se repercutiram na sociedade em virtude dessa nova tecnologia. Já a chamada 2ª Revolução Industrial foi marcada pela descoberta e utilização da electricidade e do uso intenso do petróleo como fontes de energia. Por fim, a 3ª Revolução industrial, conhecida também como a Revolução do Silício, introduziu a indústria electrónica e microelectrónica nos bens de produção.
Leia Também Sobre:
- Principais regiões industriais do globo
- Organização do trabalho industrial
- Indústria em Moçambique: Características, Fatores
- Recursos naturais: O que são? Classificação e sua importância
- Mapa Como Meio de Ensino
- Consequências da vibração do solo
- Energias Renováveis: O que são? Características e Exemplo
- Estrutura interna da terra: As camadas da terra por composição química
- Estrutura interna da terra: As camadas da terra por composição física