Definição de Recursos naturais
De uma forma simples pode definir-se recursos naturais como sendo os elementos da natureza com utilidade para o Homem com o objectivo de desenvolver a comunidade, o País; garantir a sua sobrevivência e o bem-estar ou conforto.
Tipos de Recursos naturais
Os recursos naturais classificam-se em: a) Minerais: metálicos (cobre, ferro, zinco, ouro, prata, manganês), etc e industriais (diamantes, matérias primas para produção de cimento, etc); b) Biológicos: explorados na agricultura, caça, pecuária, pescas e florestas; c) Hídricos: Água; d) Energéticos: renováveis (hidroeléctricas, energia solar e eólica) e não renováveis (carvão, petróleo e gás natural).
Importância dos Recursos naturais
Os recursos naturais têm uma grande importância para o Homem no processo de desenvolvimento da economia, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento. Já a água, o solo e as árvores que estão sendo considerados limitados, são chamados de potencialmente renováveis. E ainda não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.
Leia Também Sobre:
- Principais regiões industriais do globo
- Organização do trabalho industrial
- Indústria em Moçambique: Características, Fatores
- O que é industrialização?
- Mapa Como Meio de Ensino
- Consequências da vibração do solo
- Energias Renováveis: O que são? Características e Exemplo
- Estrutura interna da terra: As camadas da terra por composição química
- Estrutura interna da terra: As camadas da terra por composição física