Conceito:
A floresta boreal é um bioma constituído pela taiga – também chamada de conífera. Esse tipo de vegetação é formado, principalmente, por pinheiros, ciprestes, abetos, esprues e larícios.
Localização:
Este é o tipo de floresta mais do norte e é encontrado entre 50 e 60 graus de latitude N. As florestas boreais são encontradas no Canadá, no norte da Ásia, na Sibéria e na Escandinávia (Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia). Cerca de dois terços das florestas boreais do mundo são encontrados na Escandinávia.
Características da floresta taiga
Clima: as florestas boreais são caracterizadas por longos invernos e verões curtos. A maioria das precipitações é na forma de neve e essas florestas recebem entre 15 e 40 polegadas de precipitação por ano.
Solo: devido às temperaturas frias, a decomposição leva muito tempo, resultando em solo fino.
Plantas: as árvores são principalmente de folhas perenes e incluem espécies como abeto, abeto e pinheiro. O sub-bosque é limitado porque o dossel é tão denso.
Animais: os animais encontrados aqui devem ser adaptados para invernos longos e frios e, geralmente, têm pele grossa. Cervos, alces, alces, caribu, lebre de rapé, lobos, ursos-galgos, linces e glutões são alguns exemplos.
Leia Também Sobre:
- Principais agentes externos do relevo
- Fatores de Localização das Indústrias
- Regiões mais industrializados do mundo
- Causas e consequências da erosão
- Geografia como ciência
- Divisão da Geografia
- Estrutura interna e externa da Terra: crosta, manto e núcleo
- Geografia antes da Sistematização
- Geografia Humanística